terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas - Leviticos

LEVÍTICOS



LEVITICO 3:2 - O sangue deveria ser derramado ou aspergido sobre o altar?

PROBLEMA: Em Levítico 3:2, a ordem era que os sacerdotes aspergissem "o sangue sobre o altar,
ao redor". Mas segundo Deuteronômio 12:27, o sangue era para ser derramado "sobre o altar do
Senhor".
SOLUÇÃO: O grande erudito judeu Maimonides disse que parte do sangue era aspergida, de forma
que respingasse por todo o altar, e o restante era derramado ao pé do altar. Outros crêem que a
palavra "derramar"podia significar aspergir. É como hoje. Quando chove torrencialmente, dizemos
que derramou um aguaceiro. Seja como for, não há contradição alguma entre essas duas passagens.

LEVÍTICO 5:18 - O sacrifício deveria ser levado ao sacerdote ou ao Senhor?

PROBLEMA: Levítico 5:15 instrui que aquele que cometeu ofensa "trará ao Senhor, por oferta..."
Mas alguns versículos adiante é dito: "trará ao sacerdote" (v. 18).
SOLUÇÃO: O sacrifício era levado ao sacerdote para ser oferecido ao Senhor. Em Israel, os
sacerdotes eram os que representavam o povo diante de Deus, assim como os profetas eram
representantes de Deus diante do povo.

LEVÍTICO 11:5-6 - Como pode a Bíblia afirmar que o arganaz e a lebre ruminam, se hoje a
ciência sabe que eles não ruminam?

PROBLEMA: Em Levítico 11:5-6, dois animais, o arganaz que vive nas rochas e a lebre, foram
dados como imundos porque, embora ruminem, não têm as unhas fendidas. A ciência, porém,
descobriu que estes dois animais não ruminam. Não é então um erro a Bíblia dizer que eles
ruminam, quando na verdade não ruminam?
SOLUÇÃO: Embora estes dois animais não ruminem, no sentido moderno e técnico desta
expressão, para um observador, eles de fato têm um comportamento que faz parecer que estejam
ruminando. Assim, eles foram relacionados junto com outros animais que de fato ruminam para que
qualquer um pudesse distingui-los como imundos, pelo critério da observação.
Os animais que ruminam são identificados como ruminantes; eles trazem de volta o
alimento até a boca para ser novamente mastigado. Os ruminantes normalmente têm quatro
estômagos. Nem o arganaz das rochas (traduzido como querogrilo na R-IBB), nem a lebre são
ruminantes, e sob o ponto de vista científico realmente não ruminam. Entretanto, estes dois animais
movem o queixo de tal maneira, que é como se estivessem ruminando. Este hábito neles é tão
convincente, que um grande cientista sueco, Linnaeus, de início os tinha classificado como
ruminantes.
Sabe-se agora que as lebres praticam o que se chama "reflexão", processo em que certos
alimentos vegetais indigestos absorvem certas bactérias e são engolidos e depois comidos de novo.
Este processo permite que a lebre possa digeri-los com maior facilidade e é muito semelhante à
ruminação. Assim, a frase hebraica "porque rumina" não deve ser tomada no sentido científico
moderno, mas no sentido antigo de haver um movimento que, nas palavras de hoje, tanto pode ser a
ruminação como a reflexão.
A relação de animais puros e imundos destinava-se a ser um meio prático para os israelitas
distinguirem o que deveriam ou não comer. O israelita daquela época seguramente não conhecia os
aspectos técnicos da ruminação, e poderia então considerar o arganaz e a lebre como puros por
parecer ruminar. Em vista disto, foi necessário destacar que, embora tivessem a aparência de
ruminantes, estes animais eram imundos por não terem as unhas fendidas.
Hoje em dia, também agimos de forma semelhante quando falamos com pessoas que não
têm familiaridade com certos aspectos técnicos de alguma coisa. Por exemplo, usamos a linguagem
aparente do pôr-do-sol e do sol nascente, especialmente quando falamos com crianças. Para uma
criança, o ciclo diário do sol é como se ele se levantasse e se pusesse a cada dia (veja os
comentários de Josué 10:12-14). A descrição não é tecnicamente correta, mas é adequada ao nível
de entendimento da criança.
Isto é o que acontece no texto de Levítico 11:5-6. Embora o arganaz e a lebre não sejam
animais ruminantes, esta colocação era adequada para aquele tempo, de forma a deixar bem claro
que aqueles dois animais eram considerados imundos.

LEVÍTICO 12:5,7 - Sendo a maternidade uma bênção de Deus, por que depois do parto as
mães tinham de trazer um sacrifício a Deus, para se purificarem?

PROBLEMA: A Bíblia exalta a maternidade, dizendo: "Tua esposa, no interior de tua casa, será
como a videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira" (SI 128:3). Não obstante, é pedido
às mães que levem um sacrifício ao altar para "purificar-se" e para que seja feita "expiação" depois
do nascimento de um filho (Lv 12:5-7).
SOLUÇÃO: Alguns consideram que tal sacrifício seria apenas simbólico, porém, mesmo assim ele
teria de simbolizar algo que fosse literalmente verdadeiro. Parece melhor fazermos uma distinção
entre o ofício da maternidade em si e a maternidade num mundo decaído. Deus criou uma mulher
para Adão e ordenou que eles tivessem filhos (Gn 1:27-28). Nesse sentido original e primitivo, a
maternidade é pura e limpa.
Infelizmente, desde a queda de Eva (com Adão), a maternidade não é mais isenta da mácula
do pecado. Davi confessou: "em pecado me concebeu minha mãe" (SI 51:5). Já que a maternidade,
como qualquer outra coisa neste mundo decaído, estava sujeita ao pecado, ela também necessitava
de purificação. Afinal de contas, "a lavoura dos ímpios é pecado" (Pv 21:4, ARC) num mundo
decaído. Como conseqüência da queda, toda mulher gera filhos em meio às dores (Gn 3:16). É
conveniente, então, que as mulheres sejam lembradas da graciosa provisão de Deus para elas e por
meio delas, oferecendo um sacrifício pelo nascimento de um filho.

LEVÍTICO 13:47-59 - Como pode a Bíblia dizer que a roupa ficou com lepra?

PROBLEMA: Levítico 13 fornece as leis concernentes à lepra. Nos versículos 47-59 encontram-se
as leis referentes à lepra nas vestimentas. Entretanto, a lepra é uma enfermidade infecciosa, causada
por uma bactéria, que não afeta objetos inanimados como vestimentas. A Bíblia não teria errado, ao
falar de vestimentas com lepra?
SOLUÇÃO: É simplesmente uma confusão de termos. A doença que nos dias de hoje se chama
"lepra", também conhecida como "mal de Hansen", não é o mesmo tipo de infecção descrita no AT
e que foi traduzida como "lepra". A doença hoje identificada como lepra é causada por uma bactéria
e não produz os mesmos sintomas descritos em várias passagens do AT.
O termo hebraico tsaraath, traduzido por "lepra", é um termo que tem um sentido mais
amplo, abrangendo todo tipo de doença da pele e todo sinal de infecção ou deterioração na
superfície de objetos inanimados.
A deterioração nas vestimentas, e nos muros das casas (como em Levítico 14:33-57)
provavelmente era devida ao ataque de algum tipo de fungo ou mofo, que age sobre esses materiais.
As vestimentas infectadas eram queimadas (Lv 13:52). As casas infectadas eram limpas. Se a
infecção não pudesse ser erradicada, as casas eram então demolidas e suas ruínas levadas para fora
da cidade (Lv 14:45).

LEVÍTICO 16:6-22 - Por que Deus estabeleceu o procedimento do bode emissário, e o que isso
representa?

PROBLEMA: Em Levítico 16 foi estabelecido o procedimento para o Dia da Expiação,
determinando-se que um bode fosse morto como oferecimento pelo pecado, para propiciação no
Lugar Santo, e que se fizesse a confissão dos pecados de Israel sobre a cabeça de outro bode, que
seria enviado para o deserto. Entretanto, isso não constitui uma figura adequada, devido à
duplicidade de sacrifícios, pois há apenas um sacrifício por nossos pecados, e não dois (Hb 10:14).
SOLUÇÃO: O procedimento com respeito ao bode emissário não nos fornece uma figura
distorcida nem descabida da redenção. Cada um dos dois animais mencionados na descrição dos
procedimentos a serem feitos no Dia da Expiação representa um aspecto da obra realizada por
Cristo, quando ele, de uma vez por todas, fez a expiação de nossos pecados.
O primeiro bode era morto e o seu sangue, derramado (Lv 16:15), representando a morte
substitutiva de Cristo e o derramamento do seu sangue por nossos pecados. O sumo sacerdote tinha
então de tomar o bode emissário, confessar os pecados de Israel sobre a cabeça daquele bode, e
enviá-lo para o deserto. Isso representava o efeito de levar embora, para sempre, os pecados de
Israel, e simbolizava a obra de Cristo, que era levar para sempre os nossos pecados, como Isaías
profetizou: "mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos" (53:6).
Os vários aspectos da obra de Cristo na redenção são simbolizados pelo que os dois animais
desempenhavam no Dia da Expiação, cada um com o seu papel.

LEVÍTICO 18:22 - As leis contra o homossexualismo foram abolidas paralelamente às leis
que proibiam comer carne de porco?

PROBLEMA: A lei contra o homossexualismo é encontrada na lei levítica (Lv 18:22), ao lado de
leis que proibiam comer carne de porco e camarão (Lv 11:2-3, 10). Mas estas leis cerimoniais foram
abolidas (At 10:15). Sendo este o caso, alguns insistem em dizer que as leis contra o
homossexualismo também não mais estão em vigor.
SOLUÇÃO: As leis contra as práticas homossexuais não são apenas cerimoniais. Simplesmente
porque a proibição do homossexualismo encontra-se em Levítico, isso não significa que essa lei
fizesse parte da lei cerimonial que perdeu a validade.
Em primeiro lugar, se a lei contra o homossexualismo fosse uma lei meramente cerimonial
(e daí abolida), então o estupro, o incesto e a bestialidade também não seriam práticas moralmente
erradas, já que elas são reprovadas no mesmo capítulo da condenação do homossexualismo (Lv
18:6-14; 22-23).
Em segundo lugar, os pecados homossexuais entre os gentios foram também condenados por
Deus (Rm 1:26), e os gentios não tinham leis cerimoniais (Rm 2:12-15). Foi precisamente por esta
razão que Deus trouxe juízo aos cananeus (Gn 19:13,25).
Em terceiro lugar, mesmo na lei judaica levítica havia uma diferença na penalidade imposta
a quem violasse a lei cerimonial de não comer carne de porco nem camarão (que era alguns dias de
isolamento) e a quem praticasse o homossexualismo (que era a pena de morte), conforme Levítico
18:29.
Em quarto lugar, Jesus alterou as leis alimentares do AT (Mc 7:18; At 10:15), mas as
proibições morais contra o homossexualismo continuam ainda prescritas para os crentes no NT (Rm
1:26-27; 1 Co 6:9; 1Tm l:10; Jd7).

LEVÍTICO 18:22-24 - É a maldição da esterilidade a razão pela qual Deus condenou o
homossexualismo?

PROBLEMA: De acordo com a crença judaica, a esterilidade era uma maldição (Gn 16:1; 1 Sm
1:3-7). Os filhos eram considerados uma bênção do Senhor (Sl 127:3). A bênção de Deus na terra
dependia de se ter filhos (Gn 15:5). Em vista do destaque dado à geração de filhos, alguns têm
argumentado que não é de se surpreender que a lei do AT tenha ido contra a atividade homossexual,
por ela não gerar filhos. Assim, segundo essas pessoas, a Bíblia não condena a atividade
homossexual em si, mas apenas o fato de ela não gerar filhos.
SOLUÇÃO: Não há indicação alguma nas Escrituras de que o homossexualismo era considerado
pecado por não gerar filhos. Antes de mais nada, em parte alguma da Bíblia tal correlação é feita.
Segundo, se os homossexuais eram punidos por praticarem um relacionamento estéril, então
por que recebiam a pena de morte? Os mortos também não geram filhos! Como vai de encontro ao
desejo dos homossexuais, a pena de obrigá-los a um casamento heterossexual teria sido bem mais
apropriada!
Terceiro, a proibição do homossexualismo não era apenas para judeus, mas para gentios
também (Lv 18:24). Porém, as bênçãos para os gentios não tinham nada que ver com o fato de
terem eles herdeiros na terra de Israel.
Finalmente, se não ter filhos fosse uma maldição divina, então permanecer solteiro também
seria um pecado. Mas tanto o Senhor (Mt 19:11-12) como o apóstolo Paulo (1 Co 7:8) sancionaram
o celibato como sendo bom, tanto por preceito como pela prática em suas próprias vidas.

LEVÍTICO 23:32 - A festa era realizada no nono, ou no décimo dia?

PROBLEMA: De acordo com este versículo, o jejum associado com o Dia da Expiação deveria
começar "aos nove do mês". Mas anteriormente, em Levítico 16:29, é dito que deveriam começar a
jejuar "aos dez dias domes".
SOLUÇÃO: Esse jejum começava no nono dia e prosseguia até o décimo dia (cf. Lv 23:27). Por
isso, era apropriado falar dele como acontecendo nesses dois dias. Há muitos outros casos
semelhantes na Bíblia. Por exemplo, de igual modo a festa era feita tanto em sete dias (Êx 12:15)
como em seis dias (Dt 16:8). Deus terminou o seu trabalho de criação no sétimo dia (Gn 2:2) e,
contudo, o fez em seis dias (Êx 20:11). Ainda, "passados oito dias" significa no domingo seguinte
(Jo 20:26; cf. 20:19).

LEVÍTICO 23:42-43 - Israel vivia em tendas de ramos ou em tendas comuns?

PROBLEMA: O povo de Israel recebe a ordem de habitar "em tendas de ramos" (Lv 23:42). Mas
anteriormente Êxodo 16:16 fala de cada um vivendo "na sua tenda", que era uma tenda comum.
SOLUÇÃO: Como o povo andou pelo deserto por 40 anos, suas habitações eram tendas comuns.
Entretanto, a passagem de Levítico não está falando de suas habitações do período em que estavam
no deserto. É uma instrução posterior a respeito da celebração da Festa dos Tabernáculos (das
tendas) em Jerusalém. Como essa festa era para ser comemorada durante apenas uma semana, eles
receberam a instrução de fazer tendas temporárias com ramos, para nelas estarem durante a festa.
Não havia, é claro, outra alternativa.

LEVÍTICO 26:30 - Deus abominou Israel?
PROBLEMA: Vez por outra, Deus lembrava Israel que ela era "a menina do seu olho" (Zc2:8) e
que seria o objeto especial de sua bênção (Gn 12:1-3). Contudo, em Levítico 26:30 Deus diz: "n
minha alma se aborrecerá de vou".
SOLUÇÃO: Uns poucos versículos mais à frente (v. 44), Deus diz: "não os rejeitarei nem me
aborrecerei deles". A diferença é devida ao fato de que Deus está falando de duas épocas diferentes,
em que Israel vive situações distintas. Quando eles forem fiéis a Deus, ele não os abominará. Mas,
quando eles adorarem outros deuses, o Senhor promete lançar os seus "cadáveres sobre os
cadáveres de vossos deuses" (v. 30). Deus odeia a prática da idolatria, seja por parte de seu povo,
seja pelos pagãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)