quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- 1 Coríntios 4

1 CORINTIOS 4


1 CORÍNTIOS 15:44 - O corpo ressurreto é material ou não material?

PROBLEMA: Paulo declara que o corpo ressurreto é um "corpo espiritual" (1 Co 15:44) mas um
corpo espiritual não é material. Entretanto, outra parte da Bíblia declara que o corpo ressurreto de
Jesus era feito de "carne e ossos"(Lc 24:39).
SOLUÇÃO: Um corpo "espiritual" é um corpo imortal, não um corpo imaterial. Um corpo
"espiritual" é aquele que é dominado pelo espírito, não um corpo desprovido de matéria. A palavra
grega pneumatikos (nessa passagem traduzida como "espiritual") significa um corpo dirigido pelo
espírito, em oposição ao que está sob o domínio da carne. Ele não é governado pela carne que
perece, mas pelo espírito que permanece (1 Co 15:50-58). Assim, "corpo espiritual" não significa
corpo imaterial e invisível, mas imortal e imperecível. Isso é claro em vista dos seguintes fatos:
Primeiro, observe o paralelismo mencionado por Paulo:


CORPO ANTERIOR                            CORPO POSTERIOR
À RESSURREIÇÃO                             À RESSURREIÇÃO


Terrestre (v. 40)
Corruptível (v. 42)
Fraco (v. 43)
Mortal (v. 53)
Natural (v. 44)
                                                                        Celestial
                                                                         Incorruptível
                                                                          Poderoso
                                                                          Imortal
                                                                          [Sobrenatural]

Todo o contexto indica que "espiritual" (pneumatikos) poderia ser traduzido por
"sobrenatural" em contraste com "natural". Isto fica claro pelos paralelos de "corruptível" e
"incorruptível", "mortal" e "imortal". Com efeito, esta mesma palavra grega (pneumatikos) é
traduzida como "sobrenatural" em 1 Coríntios 10:4, que fala de uma rocha sobrenatural "que os
seguia" no deserto.
Segundo, a palavra "espiritual"(pneumotikos) em 1 Coríntios refere-se a objetos materiais.
Paulo falou da "rocha espiritual" que seguia Israel no deserto e eles "beberam da... fonte espiritual"
(1 Co 10:4). A história no AT (Êx 17; Nm 20) revela que foi uma rocha física, produzida de modo
sobrenatural, da qual eles literalmente obtiveram água para beber.
Jesus, em João 6, multiplica, de maneira sobrenatural, a quantidade de pães de modo a
alimentar cinco mil pessoas. Embora se trata-se de pão literalmente material, poderia ter sido
chamado de "pão espiritual", devido a sua origem sobrenatural. Com esse mesmo sentido, o maná
oferecido a Israel pôde ser chamado de "manjar espiritual" (1 Co 10:3).
Além disso, quando Paulo falou sobre um "homem espiritual" (1 Co 2:15), obviamente não
estava se referindo a alguém que fosse visível, imaterial, que não tivesse um corpo físico, mas sim a
um homem de carne e osso cuja vida era vivida pelo poder sobrenatural e Deus e dirigida pelo
Espírito. O homem espiritual é aquele que é ensinado pelo Espírito e que recebe as coisas que
provêm do Espírito de Deus (1 Co 2:13-14).
O corpo ressurreto pode ser chamado de "corpo espiritual", no mesmo sentido em que
chamamos a Bíblia de "livro espiritual". A despeito de sua origem e poder espirituais, tanto o corpo
ressurreto como a Bíblia são feitos de matéria.

1 CORINTIOS 15:45 - Cristo, depois de sua ressurreição, passou a ser um espírito vivificante,
ou obteve ele um corpo físico?

PROBLEMA: Paulo afirma aqui que Cristo foi feito "espírito vivificante" depois da sua
ressurreição. Alguns têm até mesmo usando esta passagem para provar que o corpo ressurreto de
Jesus não era físico.
SOLUÇÃO: Não é este o caso, por várias razoes.
Primeira, "espírito vivificante" não fala da natureza do corpo ressurreto, mas da origem
divina da ressurreição. O corpo físico de Jesus veio de volta à vida somente pelo poder de Deus (cf.
Rm 1:4). Assim, Paulo está falando de uma origem espiritual, não de sua substância física como
corpo material (veja também os comentários de 1 Co 15:44).
Segunda, se "espírito" descrevesse a natureza do corpo ressurreto de Cristo, então Adão
(com quem ele é contrastado) não teria uma alma, ja que ele é descrito como "formado da terra,
terreno" (v. 47). A Bíblia, porém, diz com clareza que Adão era "uma alma vivente" (Gn2:7).
A terceira razão é que o corpo ressuscitado de Jesus é chamado de "corpo espiritual"(v. 44),
sendo que esta palavra "espiritual", conforme discutido em 1 Coríntios 15:44, é a mesma palavra
empregada por Paulo para descrever alimentos materiais e uma rocha física (1 Co 10:4).
Quarta, o corpo ressurreto, referido como "corpo" (Sõma), e relativo a um ser humano em
particular, sempre indica tratar-se de um corpo físico.
Em resumo, o corpo ressurreto é chamado de "espiritual" e "espírito vivificante" porque
provém do mundo espiritual, não porque sua substância é imaterial. O corpo ressurreto sobrenatural
de Cristo do céu", assim como o corpo natural de Adão era "da terra" (v. 47). Mas da mesma
forma como aquele que era "da terra" tem uma alma imaterial, também aquele "do céu" tem um
corpo material.

1 CORÍNTIOS 15:50 - Se a carne e o sangue não podem entrar no céu, então como pode
haver uma ressurreição física?

PROBLEMA: A Bíblia fala da ressurreição do corpo físico do túmulo (Jo 5:28-29), o qual é
composto de "carne e ossos" (Lc 24:39), e que deixa um túmulo vazio com a ressurreição (Mt
28:6). Entretanto, de acordo com este versículo, "a carne e o sangue não podem herdar o reino de
Deus".
SOLUÇÃO: Concluir, a partir desta frase, que o corpo ressurreto não será um corpo físico, de
carne, não tem base bíblica. Em primeiro lugar, a frase seguinte, omitida na citação acima, indica
claramente que Paulo está falando não da carne no corpo ressurreto, mas da carne que é
corruptível: "nem a corrupção herdar a incorrupção" (v. 50). Paulo, portanto, não está afirmando
que o corpo ressurreto não será de carne, mas que ele não será de carne corruptível.
Segundo, para convencer os discípulos, que estavam cheios de temor, de que cie não era um
espírito imaterial (Lc 24:37), Jesus enfaticamente lhes disse: "Vede as minhas mãos e os meus pés,
que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como
vedes que eu tenho" (Lc 24:39). Pedro declarou que o corpo ressurreto era o mesmo corpo de carne
que foi ao túmulo e que nunca viu a corrupção (At 2:31), o que também foi reafirmado por Paulo
(At 13:35). João dá a entender, portanto, que seria ir contra Cristo negar que ele permanece "na
carne" mesmo depois da sua ressurreição.
Terceiro, esta conclusão não pode ser invalidada por se declarar que o corpo ressurreto de
Jesus era de carne e ossos, e não de carne e sangue, pois, se era de carne e ossos, tratava-se
literalmente de um corpo material, tivesse ou não sangue. "Carne e ossos" acentua mais a solidez do
corpo ressurreto de Jesus; são sinais mais claros de sua tangibilidade do que o sangue, que não pode
ser tão facilmente visto ou tocado.
Quarto, a frase "carne e sangue" neste contexto aparentemente significa carne e sangue
mortais, ou seja, um mero ser humano. Isto tem o suporte de empregos semelhantes dessa
expressão no NT. Quando Jesus disse a Pedro: "Não foi carne e sangue que to revelaram" (Mt
16:17), ele não estava se referindo a tais substâncias existentes no corpo, o que obviamente não
poderiam lhe ter revelado ser ele o Filho de Deus. Não, a interpretação mais natural de 1 Coríntios
15:50 parece ser que os seres hi manos, como agora são: terrenos e corruptíveis, não podem herdar
o reino glorioso e celestial de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)