terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- 2 Reis


2 REIS

2 REIS 1:17 - Quando foi que Jorão, filho de Acabe, começou a reinar em Israel?

PROBLEMA: De acordo com 2 Reis 1:17, Jorão, filho de Acabe, tornou-se rei de Israel no
segundo ano do reinado de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá. Entretanto, de acordo com 2 Reis
3:1, Jorão tornou-se rei de Israel no décimo-oitavo ano do reinado de Josafá, rei de Judá. Afinal
quando Jorão, filho de Acabe, se tornou rei em Israel?
SOLUÇÃO: As duas afirmativas estão corretas. Antes de Josafá ter-se unido com Acabe numa
ação militar contra Ramote-Gileade, ele designou seu filho Jeorão como co-regente em Judá.
Quando Jorão, filho de Acabe, se tornou rei de Israel, era tanto o segundo ano do reinado de Jeorão,
filho de Josafá, como também o décimo-oitavo ano
do reinado de seu pai, Josafá.

2 REIS 2:23-24 - Como poderia um homem de Deus amaldiçoar aqueles 42 jovens, de forma
que eles fossem despedaçados por duas ursas?

PROBLEMA: Quando Eliseu se dirigia a Betel, foi confrontado por uns jovens que zombaram
dele, dizendo: "Sobe, calvo!". Quando Eliseu ouviu isso, virou-se para eles e os amaldiçoou, e duas
ursas saíram do bosque e despedaçaram os jovens. Como poderia ele fazer isso, amaldiçoando-os,
por uma ofensa tão pequena?
SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, essa não foi uma ofensa assim tão pequena, porque os jovens
trataram Elizeu com desprezo. Como o profeta era a boca com a qual Deus falava ao seu povo, o
próprio Deus estava sendo maldosamente insultado na pessoa do seu profeta.
Segundo, eles não eram crianças pequenas e inocentes. Eram jovens maldosos, comparáveis
às gangues de rua dos dias de hoje. Daí, a vida do profeta foi exposta ao perigo pelo grupo, que era
numeroso, pela natureza do seu pecado e pelo óbvio desrespeito que eles demonstraram à
autoridade de Eliseu.
Terceiro, a ação de Eliseu teve o propósito de amedrontar os participantes de quaisquer
outras gangues. Se eles não temessem zombar de um honrado homem de Deus como Eliseu,
poderiam ter sido uma ameaça à vida de todo o povo de Deus.
Quarto, alguns comentaristas observam que o que eles clamaram tinha o propósito de
desafiar a condição de Eliseu como profeta. No fundo, eles estavam dizendo: "Se você é um homem
de Deus, por que você não sobe ao céu como Elias?" O termo "calvo" pode ter tido uma conotação
decorrente do fato de que os leprosos raspavam a cabeça. Tal comentário dava a impressão de que
os jovens consideravam Eliseu como um detestável rejeitado.
Quinto, não foi Eliseu que tomou a vida deles, mas Deus, pois somente ele poderia ter
dirigido as ursas naquela hora, para atacá-los. É evidente que, por terem zombado desse homem de
Deus, aqueles jovens revelaram sua verdadeira atitude para com o próprio Deus. Um desprezo
assim para com o Senhor é punível com a morte. As Escrituras não dizem que Eliseu orou para que
tal tipo de castigo acontecesse. Foi claramente um ato de Deus em juízo sobre aquela ímpia gangue.

2 REIS 3:18-19 - Israel não violou a lei de guerra ao destruir árvores frutíferas?

PROBLEMA: Moisés ordenara aos exércitos de Israel quanto aos seus inimigos, dizendo: "não
derrubem as árvores frutíferas" (Dt 20:19, TLH). Entretanto, em 2 Reis, eles foram instruídos a
cortar "todas as boas árvores".
SOLUÇÃO: Alguns eruditos acreditam que a lei de Deuteronômio aplicava-se tão-somente a
árvores frutíferas quando estivessem sitiando uma cidade, já que o texto diz: "quando sitiares uma
cidade..." (Dt 20:19). Isso está de acordo com o fato de que Deuteronômio declara explicitamente
que a razão para não destruir as árvores frutíferas era porque "o arvoredo do campo é mantimento
para o homem" (Dt 20:19, SBTB).
É também possível que o mandamento para não destruí-las fosse apenas para a terra dos
cananeus, que eles estavam prestes a ocupar, ao passo que 2 Reis refere-se à destruição de Moabe,
que eles não ocupariam.

2 REIS 6:19 - Eliseu não mentiu às tropas sírias que vinham para capturá-lo?

PROBLEMA: Quando Eliseu saiu para encontrar-se com os seus inimigos, ele lhes disse: "Não é
este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais" (2 Rs 6:19).
Como poderia ele, sendo um homem de Deus, mentir às tropas sírias?
SOLUÇÃO: Não se trata propriamente de uma mentira. As tropas sírias tinham sido enviadas a
Dotã para capturar Eliseu. O Senhor então os cegou, e Eliseu saiu da cidade para encontrar-se com
eles. O que o profeta lhes disse foi: "Não é este o caminho, nem esta a cidade". Se Elizeu saiu da
cidade, Dotã não seria mais o caminho que os soldados teriam de seguir para capturá-lo, e aquela
não seria mais a cidade para onde deveriam ir. O profeta também os instruiu: "segui-me, e guiarvos-
ei ao homem que buscais". Também isto era verdade. Eliseu os conduziu a Samaria e, quando
chegaram, o Senhor abriu-lhes os olhos e eles viram Eliseu e que estavam em Samaria. (Quanto a se
a mentira alguma vez pode ser justificada, veja os comentários de Êx 1:15-21).

2 REIS 8:25 - Acazias tornou-se rei no décimo-segundo ou no décimo-primeiro ano do reinado
de Jorão?

PROBLEMA: Em conformidade com 2 Reis 8:25, Acazias, filho de Jeorão, tornou-se rei sobre
Judá no décimo-segundo ano do reinado de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel. Entretanto, 2 Reis
9:29 declara que Acazias tornou-se rei de Judá no décimo-primeiro ano do reinado de Jorão sobre
Israel. Qual é o correto?
SOLUÇÃO: As duas afirmativas estão corretas. A diferença provém da maneira pela qual o reinado
de um rei era calculado em Israel e em Judá. No tempo do reinado de Acazias em Judá, pelo sistema
adotado em Judá para o cálculo dos anos do reinado de um rei, o primeiro ano oficial do reinado
não começava senão no início do ano seguinte àquele em que o rei tinha assumido o trono. Pelo
sistema de cálculo empregado em Israel, entretanto, o ano em que era o rei coroado era contado
oficialmente como o seu primeiro ano de reinado. Conseqüentemente, o que era o décimo-primeiro
ano em Judá era o décimo-segundo em Israel, conforme o método de contagem de tempo
empregado.

2 REIS 8:26 - Tinha Acazias 22 ou 42 anos de idade quando começou a reinar em Judá?

PROBLEMA: Segundo o que dispõe 2 Reis 8:26, Acazias tinha 22 anos de idade quando começou
a reinar em Judá. Entretanto, em 2 Crônicas 22:2 (SBTB, R-IBB) encontramos a afirmação de que
foi com 42 anos que ele tomou o trono de Judá. Qual a idade correta?
SOLUÇÃO: Trata-se com toda certeza de mais um erro de copista, e há base suficiente para se
demonstrar que Acazias tinha 22 anos quando começou a reinar em Judá.Em 2 Reis 8:17, vemos
que Jeorão, filho de Josafá e pai de Acazias, tinha 32 anos quando se fez rei. Jeorão morreu com a
idade de 40 anos, oito anos depois de começar a reinar. Conseqüentemente, o seu filho Acazias não
poderia estar com a idade de 42 anos ao assumir o reinado após a morte do seu pai; caso contrário
ele estaria com uma idade maior do que a de seu pai.

2 REIS 9:7 - Como pôde Deus condenar Jeú por derramamento de sangue, se o Senhor mesmo
lhe ordenara que exterminasse a casa de Acabe?

PROBLEMA: Em 2 Reis 9:6-10, encontramos o comissionamento de Jeú pelo Senhor para
exterminar a casa de Acabe. De acordo com 2 Reis 10:30, Deus aprovou Jeú por essa destruição.
Entretanto, Oséias profetizou as seguintes palavras de Deus: "castigarei, pelo sangue de Jezreel, a
casa de Jeú" (Os 1:4). Como poderia Deus condenar Jeú pelo derramamento de sangue, se foi ele
que lhe ordenou isso?
SOLUÇÃO: Deus aprovou Jeú por obedecê-lo na destruição da casa de Acabe, mas condenou-o
pelo motivo pecaminoso pelo qual ele derramou o sangue. Embora 2 Reis 10:30 afirme que Deus
disse que ele procedera corretamente ao matar os parentes de Acabe, o versículo anterior observa
que "não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão... dos bezerros de ouro...". O versículo 31
afirma ainda que Jeú "não teve cuidado de andar de todo o seu coração na lei do Senhor Deus de
Israel". Obviamente, já que Jeú adorou outros deuses e não andou segundo a Lei de Deus, ele não
destruiu a família de Acabe em decorrência de sua devoção ao Senhor.

2 REIS 10:13-14 - Foram os irmãos ou os sobrinhos de Acazias que foram mortos?
(Veja os comentários de 2 Crônicas 22:8).

2 REIS 14:3,7 - Por que Amazias foi aprovado por Deus, mesmo tendo odiado os edomitas, se
Deus disse para não fazer isso?

PROBLEMA: Está registrado sobre Amazias que "fez ele o que era reto perante o Senhor" (v. 3), e
que "ele feriu a dez mil edomitas no vale do Sal" (v.7). Mas ele fez isso apesar da lei ordenar: "Não
aborrecerás o edomita, pois é teu irmão" (Dt 23:7).
SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, deve-se observar que embora a vida de Amazias tenha sido
aprovada por Deus de uma maneira geral, a passagem não aprova especificamente este seu ato.
Com efeito, até mesmo a palavra de aprovação geral contém uma reserva feita por Deus (cf. v. 3).
Segundo, o texto não afirma que ele matou os edomitas por tê-los "odiado" (é este o sentido
da palavra "aborrecer"). Pode ter sido um ato de retaliação apenas. Seus outros atos de vingança
estavam de acordo com a Lei de Moisés, visto que ele não matou os filhos pelos pecados de seus
pais (cf. v. 6).

2 REIS 14:29 - Os mortos estão dormindo ou estão conscientes?

PROBLEMA: Como ocorre nesta passagem, a Bíblia com freqüência fala da morte como sendo
um tempo em que a pessoa "dormiu com seus pais" (SBTB, R-IBB; outros textos, por exemplo, são:
1 Rs 2:10; 11:21, 43; 14:20). Jesus disse: "Nosso amigo Lázaro adormeceu" (Jo 11:11), quando ele
estava morto (cf. Jo 11:14). Paulo fala dos crentes "que dormem" no Senhor (1 Ts 4:13; cf. 1 Co
15:51). Contudo, em outras partes, a Bíblia fala que as pessoas estão conscientes na presença de
Deus depois de sua morte (cf. 2 Co 5:8; Fp 1:23; Ap 6:9).
SOLUÇÃO: O primeiro grupo de versículos refere-se ao corpo e o segundo, à alma. "Dormir" é
uma apropriada figura de linguagem para a morte do corpo, já que ela é apenas temporária,
esperando pela ressurreição, quando o corpo será despertado de seu sono. Além disso, tanto no sono
como na morte a pessoa tem a mesma postura, ou seja, fica deitada.
A Bíblia é muito clara a respeito do fato de que a alma do crente (espírito) sobrevive após a
morte (Lc 12:4), que ela está conscientemente presente com o Senhor (2 Co 5:8) num lugar melhor
(Fp 1:23), onde outras almas estão conversando (Mt 17:3)e até mesmo orando (Ap 6:9-10).
Analogamente, a alma do incrédulo vai para um lugar de tormento consciente (Mt 25:41; Lc 16:22-
26; Ap 19:20-20:15).

2 REIS 15:27- Como entender o fato de este versículo dizer que Peca reinou em Samaria por
 20 anos, sendo que ele a tomou 8 anos antes do fim do seu reinado?

PROBLEMA: De acordo com 2 Reis 15:27, Peca reinou sobre Israel em Samaria durante 20 anos.
Entretanto, Oséias, filho de Elá, o matou 8 anos depois de ter ele tomado Samaria de Menaém.
Como então Peca poderia ter reinado 20 anos sobre Israel, se ele reinou apenas 8 anos em Samaria?
SOLUÇÃO: Embora Peca não tivesse controle sobre a cidade de Samaria, ele foi considerado
oficialmente como o único rei sobre Israel. Portanto o seu reinado sobre Israel, e sua capital, a
cidade de Samaria, foi calculado a partir do tempo em que ele reivindicou o trono depois da morte
de Zacarias, em 752 a.C.. Peca realmente adotou Samaria como sua residência oficial em 740 a.C.,
quase dois anos após a morte de Menaém. Entretanto, somente oito anos mais tarde, em 739 a.C.,
foi que Oséias liderou uma conspiração contra Peca e o matou.

2 REIS 17:4- Como poderia este versículo mencionar um rei do Egito chamado "Sô", se não
há registro algum de que tal rei tenha existido?

PROBLEMA: Quando Salmaneser, rei da Assíria, foi enfrentar Oséias, rei de Israel, ele descobriu
uma conspiração iniciada por Oséias porque este "enviara mensageiros a Sô, rei do Egito" (2 Rs
17:4). Entretanto, além dessa menção na Bíblia, não há registro de um rei do Egito com este nome:
"Sô". Trata-se de um erro?
SOLUÇÃO: O nome que é traduzido por "Sô" pode ser traduzido também por "Sais", que era o
nome da cidade (capital) de Tefnakht, rei do Egito no tempo em que Oséias reinava em Israel.
Assim, a redação correta desta passagem seria: "[Oséias] enviara mensageiros a Sais, ao rei do
Egito". (A TLH apresenta a redação alternativa: "ao rei do Egito, em Sais"). A palavra "Sô" na
Bíblia não é o nome do rei do Egito, mas da cidade que era a capital do reino do Egito. Portanto não
há erro algum.

2 REIS 17:41 - Como as nações poderiam temer o Senhor e ao mesmo tempo servir a falsos
deuses?

PROBLEMA: Este texto diz claramente que "estas nações temiam o Senhor" (cf. v. 32). Contudo,
esta mesma passagem diz que eles "serviam aos seus próprios deuses" (v. 33). Isso não seria uma
evidente contradição?
SOLUÇÃO: Nem todas as contradições verbais são contradições reais (veja os comentários do
Salmo 53:5). Este é um bom exemplo do uso da mesma palavra (verbo "temer") com diferentes
sentidos (veja ainda os comentários de 1 João 4:18). Os sentidos contrastantes em que eles temiam a
Deus revela-se no versículo 41: "Assim estas nações temiam o Senhor e serviam as suas próprias
imagens de escultura". Em outras palavras, em geral eles temiam a Deus, mas não neste ponto em
particular. Eles não tinham deixado de ser monoteístas, mas eram idólatras.

2 REIS 18:13 - Como pode este versículo afirmar que Senaqueribe invadiu Judá no décimoquarto
ano de Ezequias?

PROBLEMA: Em 2 Reis 18:13 lemos: "No ano décimo-quarto do rei Ezequias subiu Senaqueribe,
rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá e as tomou". Como a arqueologia
evidenciou que a invasão de Senaqueribe se deu em 701 a.C., isso significa que Ezequias tornou-se
co-regente com seu pai Acaz em 719 a.C., e o único reinante em Judá em 715 a.C.. Entretanto, de
acordo com 2 Reis 18:1, Ezequias tornou-se co-regente em 729 a.C., e passou a ser o único reinante
em Judá quando o seu pai morreu, em 725 a.C.. Há então uma discrepância de dez anos. Qual é o
relato correto?
SOLUÇÃO: A indicação de que Senaqueribe tinha invadido Judá no décimo-quarto ano de
Ezequias é claramente um erro de copista. Senaqueribe realmente invadiu Judá no vigésimo quarto
ano do reinado de Ezequias de Judá. O erro é fácil de se explicar, já que a diferença entre os dois
números é tão somente uma única letra hebraica. As consoantes hebraicas para "catorze" são rb srh,
ao passo que para "vinte e quatro" são rb srm (os manuscritos antigos não registravam as vogais —
veja Apêndice 2). As letras finais são a única diferença no texto escrito. De fato, as palavras são as
mesmas, só que a palavra "vinte" é simplesmente o plural da palavra "dez". No hebraico esses
números são escritos "quatro dez" (para 14) e "quatro vinte" (para 24). Isso é simplesmente um caso
de erro de copista na segunda palavra do número.

2 REIS 20:11 - Como poderia a sombra retroceder dez graus no relógio de Acaz?

PROBLEMA: Em resposta à oração de Ezequias, Deus instruiu Isaías a profetizar que o Senhor
acrescentaria 15 anos à vida do rei. Quando ele ouviu isso, pediu um sinal para confirmar a
promessa de Deus. O sinal era que a sombra retrocederia dez graus. Mas isso implicava fazer com
que a sombra fosse para trás, em sentido contrário ao que ocorre com o pôr-do-sol. Como é que a
sombra poderia retroceder?
SOLUÇÃO: Obviamente foi um milagre. Ezequias considerou que o sinal não seria caracterizado
como uma confirmação milagrosa da promessa de Deus se ele envolvesse algum fenômeno que
pudesse ser facilmente explicado (2 Reis 20:10). Foi a natureza milagrosa do que aconteceu que o
caracterizou como sendo um sinal de Deus. Qualquer tentativa de explicação sobre como isso se
deu não passaria de pura especulação. Embora Deus possa empregar forças naturais para realizar
seus propósitos, ele pode também realizar a sua vontade de um modo que desafie qualquer tipo de
explicação natural. Deus pode realizar milagres, e no caso o que aconteceu foi um milagre.

2 REIS 20:12-15 - Como estes versículos podem dizer que os visitantes de Merodaque-Baladã
vieram depois da invasão de Senaqueribe?

PROBLEMA: De acordo com a seqüência de eventos, tais como são apresentados em 2 Reis
20:12-15, a delegação enviada por Merodaque-Baladã (o mesmo que Berodaque-Baladã) foi visitar
Ezequias depois da invasão de Senaqueribe em 701 a.C. ( 2 Rs 18:13-18). Entretanto, conforme
evidências históricas, Merodaque-Baladã tinha fugido para Elã depois de ter sido expulso da
Babilônia por Senaqueribe em 702 a.C.. Como ajustar então a cronologia desses versículos?
SOLUÇÃO: O fato de que a descrição da invasão de Senaqueribe tanto em 2 Reis como em Isaías
precede a descrição da visita da delegação de Merodaque Baladã não significa que esta tenha sido a
correta seqüência dos fatos. Em 2 Reis 20:1 encontramos a expressão "Naqueles dias" como
introdução de uma nova seção dentro do livro. Entretanto, isto não indica necessariamente que os
eventos narrados em seguida tenham acontecido na mesma época dos da seção anterior. Esta
expressão é às vezes empregada apenas para introduzir uma nova seção, e sua função é semelhante
à da frase: "E aconteceu que..." Encontramos este tipo de uso em Juízes 17:6,18:1,19:1 e em Ester
1:2.
A visita registrada em 2 Reis 20:12-15 realmente aconteceu antes da invasão de
Senaqueribe, narrada em 2 Reis 18-19. Isso é atestado pelo fato de que Ezequias morreu em data
compreendida entre 698 e 696 a.C. Como Deus tinha estendido sua vida por 15 anos, isso faria com
que a doença dele acontecesse por volta de 713 a.C. Esta cronologia coincidiria com a visita da
delegação de Merodaque-Baladã, que foi expulso por Senaqueribe em 702 a.C.

2 REIS 23:30 - Josias morreu em Megido ou em Jerusalém?

PROBLEMA: Este versículo diz que Josias morreu na cidade de Megido, mas de acordo com 2
Crônicas 35:24 parece que ele morreu em Jerusalém.
SOLUÇÃO: A passagem de Crônicas simplesmente afirma que ele morreu; o livro de Reis nos diz
especificamente onde foi que ele morreu. É dito com toda clareza: "tendo saído contra ele o rei
Josias, Neco o matou, em Megido, no primeiro encontro. De Megido os seus servos o levaram
morto e, num carro, o transportaram para Jerusalém, onde o sepultaram no seu jazigo" (2 Rs 23:29-
30).

2 REIS 24:6 - Jeoaquim morreu em Jerusalém, como esta passagem dá a entender, ou na
Babilônia, como está implícito em 2 Crônicas 36:6?

PROBLEMA: Pela narração de 2 Reis 24:6 tem-se a idéia de que Jeoaquim teria tido uma morte
tranqüila, em casa. Entretanto, 2 Crônicas 36:6 descreve a captura de Jeoaquim e sua deportação
para a Babilônia por Nabucodonosor, o que nos mostra que ele teve uma terrível morte num país
estrangeiro. Qual é o correto?
SOLUÇÃO: O fato é que nenhuma das duas passagens indica onde foi que Jeoaquim morreu. A
deportação descrita em 2 Reis 24:10-16 não é o mesmo evento descrito em 2 Crônicas 36:5-8. Há
uma diferença na severidade da ação de Nabucodonosor. Enquanto 2 Crônicas 36:7 diz que
Nabucodonosor levou apenas Jeoaquim e alguns dos artigos do templo, 2 Reis 24:13 esclarece que
Nabucodonosor levou todos os tesouros da casa do Senhor e transportou toda a Jerusalém para o
cativeiro (v. 14); apenas os mais pobres da terra foram deixados (v. 14). Os dois relatos narram
claramente dois eventos diferentes. Como conseqüência, é bem possível que, mais tarde, depois da
primeira ação - descrita em 2 Crônicas 36 - tenham permitido que Jeoaquim voltasse a Jerusalém,
onde teria morrido. Entretanto, é também possível que Jeoaquim tenha morrido no cativeiro. As
Escrituras silenciam quanto a este ponto.

2 REIS 24:8 - Quantos anos tinha Jeoaquim quando se tornou rei?

PROBLEMA: O registro de 2 Reis 24:8 estabelece que Jeoaquim tinha 18 anos de idade quando
foi instituído rei. Entretanto, em 2 Crônicas 36:9 (SBTB, R-IBB) encontramos a afirmação de que
ele tinha 8 anos quando se tornou rei. Qual é o correto?
SOLUÇÃO: Este é provavelmente um erro de copista. E provável que Jeoaquim tivesse 18 anos
quando começou a reinar*. A observação de que "fez ele o que era mau perante o Senhor, conforme
tudo quanto fizera seu pai" (2 Rs 24:9) parece mais uma descrição de um homem de mais idade do
que de um adolescente. Ainda, o fato de que os caldeus o condenaram à prisão em 597 a.C. indica
que eles o consideraram em idade responsável, adulta.
* Algumas versões - como a ARA, a THL, a BV, a EC e a BJ - citam-no com esta idade (18 anos) em 2 Crônicas 36:9.
(N. do T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)