terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- 2 Crônicas


2 CRÔNICAS

2 CRÔNICAS 7:8-10 - Por que Salomão não fez jejum, como a lei determinava?

PROBLEMA: O texto de Levítico 16:30 estabelece que deveria ser mantido um jejum no que diz
respeito à celebração do Dia da Expiação. Entretanto, Salomão não observou essa regra, descrita em
2 Crônicas 7:8-10 (cf. também 1 Rs 8:65-66).
SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, não se pode depreender dos textos que Salomão tenha deixado de
cumprir o jejum determinado no livro de Levítico. O texto declara que Salomão celebrou durante
"catorze" dias (1 Rs 8:65). É bem possível que no Dia da Expiação, o décimo dia do sétimo mês, ele
tenha mantido jejum.
Além disso, para sermos precisos, o livro de Levítico não usa a palavra "jejum". Ele diz
simplesmente que as pessoas deveriam afligir a sua alma (Lv 16:29). Isso poderia significar
conduzir a celebração com apropriada solenidade, não sendo o caso de não se comer nada. A
passagem proíbe o trabalho (v. 29), mas realmente nada diz quanto a jejum, embora seja este o
sentido tradicionalmente dado àquela frase na história dos judeus.
Finalmente, mesmo que se pudesse demonstrar que Salomão não tenha comprido a Lei
corretamente, isso provaria apenas que ele teria cometido um erro por não cumprir o jejum. Isso não
mostraria que a Bíblia errou, mas estaria registrando o que Salomão fez na verdade.

2 CRÔNICAS 7:12ss- Deus habita num determinado templo?

PROBLEMA: Deus disse a Salomão: "Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa
do sacrifício" (v. 12). Disse também: "para que nela esteja o meu nome perpetuamente" (v. 16).
Contudo, o próprio Salomão na dedicação d o templo orou reconhecendo que Deus não poderia
habitar no templo "Eís que os céus, e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta
casa que eu edifiquei" (1Rs 8:27).
Outros textos de igual forma afirmam que Deus "não habita em santuários feitos por mãos
humanas" (At 17:24; cf. Is 66:1).
SOLUÇÃO: Deve-se observar, antes de mais nada, que na verdade Deus não prometeu a Salomão
que "habitaria" naquele templo. Ele disse apenas tê-lo escolhido como uma "casa de sacrifício" (2
Cr 7:12), onde o seu "nome" estaria perpetuamente (v. 16).
Além disso, quando a Bíblia fala que Deus está em alguma coisa, isso não quer dizer que a
sua natureza infinita possa ser contida (1 Rs 8:27) por tal coisa, mas simplesmente que ele se faz
presente ali de uma maneira especial, para abençoar ou para manifestar-se ao seu povo. Geralmente
isso era expresso na forma de uma teofania (Is 6:1), ou como uma nuvem de glória (Êx 40:34). Mas
de forma alguma o Deus transcendente das Escrituras pode ser compreendido pelas paredes de
qualquer edifício construído pelo homem (cf. Is 40:21-22).

2 CRÔNICAS 9:21 - Os navios de Salomão obtinham ouro de Társis ou de Ofir?

PROBLEMA: O cronista afirma que os navios de Salomão "iam a Társis" e traziam de volta ouro.
Entretanto, em 1 Reis 9:28, é dito que eles foram a Ofir, de onde tomaram ouro.
SOLUÇÃO: Salomão teve mais de uma frota de navios, que foram para mais de um lugar. A cada
três anos elas iam a Társis (que fica na Espanha) e traziam de volta "ouro, prata, marfim, bugios e
pavões" (1 Rs 10:22; cf. 2 Cr 9:21). Isso parece ser totalmente diferente da missão a Ofir (na
África), que era relacionada apenas ao "ouro" (1 Rs 9:28). Ofir tinha renome na antigüidade devido
ao ouro (cf. Jó 28:16; Sl 45:9; Is 13:12). Quanto ao fato de a viagem a Ofir ser diferente das que
eram feitas a Társis, isso fica evidente já que foram trazidas coisas diferentes, As naus de Hirão, que
de Ofir transportavam ouro, traziam de lá grande quantidade de madeira de sândalo e pedras
preciosas" (1 Rs 10:11), coisas bem diferentes do "ouro, prata, marfim, bugios e pavões" trazidos de
Társis (1 Rs 10:22).

2 CRÔNICAS 9:25 - Como poderia este versículo declarar que Salomão tinha 4.000 cavalos
em estrebarias, se em 1 Reis 4:26 é dito que ele tinha 40.000 cavalos?
(Veja os comentários de 1 Reis 4:26.)

2 CRÔNICAS 13:4-22- Abias foi um rei mau ou um rei que andou na retidão?

PROBLEMA: De acordo com 1 Reis 15:3, Abias é descrito como um rei mau, que "andou em
todo os pecados que seu pai h a v i a cometido antes dele". Entretanto, em 2 Crônicas ele é
apresentado como aquele que fala contra a idolatria, e que está em defesa dos sacerdotes designados
por Deus e do templo de Jerusalém.
SOLUÇÃO: Abias não foi a primeira, nem será a última das autoridades que foram citadas fazendo
ocasionalmente bons e piedosos discursos, quando estes eram de seu interesse. De fato, suas obras
não foram segundo suas palavras. Ou seja, de uma maneira geral, mesmo com as ocasionais
exceções que possam ter ocorrido, ele foi um mau rei, tal como 1 Reis 15:3 declara.

2 CRÔNICAS 14:9 - Como entender a referência que este texto faz a
Zerá, o etíope, se dele não há registro histórico algum?

PROBLEMA: Quando Asa era rei em Judá, ele foi confrontado por Zerá, o etíope, que dirigia um
exército de um milhão de homens. Entretanto, não há registros históricos de tal pessoa. Não se trata
então de um erro?
SOLUÇÃO: Não é um erro. E verdade que até agora não se dispõe de registros extrabíblicos acerca
de Zerá, o etíope. Entretanto, simplesmente por isso não se pode concluir que o registro bíblico
esteja incorreto. Pôr em dúvida a precisão histórica da Bíblia com base no silêncio de fontes
extrabíblicas é apegar-se a um raciocínio errado. O que tem acontecido é que críticos têm duvidado
da existência de muitos personagens da Bíblia, sendo refutados com novas descobertas
arqueológicas e históricas (por exemplo, a respeito da existência dos heteus e de Sodoma e
Gomorra).

2 CRÔNICAS 16:1 - Como poderia este versículo dizer que Baasa, rei de Israel, edificou
Ramá no trigésimo sexto ano do reinado de Asa?

PROBLEMA: Asa começou a reinar em cerca de 911 a.C. O trigésimo sexto ano de seu reinado
seria por volta de 876 ou 875 a.C. Entretanto, Baasa começou a reinar em 909 e o seu reinado foi
até 886 a.C, quando Elá, seu filho, se tornou rei (1 Reis 16:8). Como 2 Crônicas 16:1 poderia então
afirmar que Baasa construiu Ramá no trigésimo sexto ano de Asa, 11 anos depois da morte de
Baasa?
SOLUÇÃO: O número "trinta e seis" sem dúvida é um erro de copista. O Verdadeiro número
provavelmente seria "dezesseis". Este erro é explicado pelo fato de que os números eram
provavelmente escritos em forma numérica. Nesse tipo de escrita, a diferença entre a letra que
representa o número dez e a que representa o número trinta era de apenas dois tracinhos na parte
superior da letra. É bem possível que um copista tenha se equivocado ao ler o original e escrito de
forma errada, talvez por causa de um manuscrito manchado ou danificado.

2 CRÔNICAS 21:12 - Como Elias poderia ter enviado uma carta muito depois de sua partida
para o céu?

PROBLEMA: Quando Jeorão se tornou rei em Judá, ele "fez altos nos montes de Judá, e seduziu
os habitantes de Jerusalém à idolatria, e fez desgarrar a Judá" (2 Cr 21:11). O versículo seguinte diz
que, em resposta aos pecados de Jeorão, Elias enviou-lhe uma carta. Entretanto, se Elias tinha sido
trasladado antes do reinado de Jeorão, filho de Josafá, então como poderia ter ele enviado essa carta
a Jeorão?
SOLUÇÃO: Elias foi trasladado num certo dia durante o reinado de Jorão, filho de Acabe, que
reinou em Israel de cerca de 852 a 841 a.C.. Jeorão, filho de Josafá, reinou em Judá de 848 a 841.
Portanto, como Elias somente foi trasladado num certo dia durante o reinado de Jorão de Israel, é
perfeitamente razoável que ele tenha enviado aquela carta a Jeorão de Judá.

2 CRÔNICAS 22:1 - Os filhos de Jeorão foram levados cativos, ou foram mortos?

PROBLEMA: De acordo com 2 Crônicas 21:16-17, os filhos de Jeorão foram apenas levados
cativos pelos filisteus e pelos arábios. Em contraste, 2 Crônicas 22:1 diz que fizeram do filho mais
moço de Jeorão rei, porque "a tropa que viera com os arábios ao arraial tinha matado todos os mais
velhos".
SOLUÇÃO: Não há contradição neste caso por duas razões. Primeiro, apenas os filhos "mais
velhos" foram mortos, não todos eles. Os outros podem ter sido levados cativos. Segundo, eles
podem ter sido levados cativos e em seguida ter sido mortos.

2 CRÔNICAS 22:8 - Foram os irmãos ou os sobrinhos de Acazias que foram mortos?

PROBLEMA: Este texto relata que "os filhos dos irmãos de Acazias" foram mortos. Mas 2 Reis
10:13-14 diz que foram os "irmãos de Acazias" (SBTB, R-IBB, EC) que foram mortos.
SOLUÇÃO: A palavra hebraica para "irmão" pode ter também o sentido de "parente próximo". Por
exemplo, Ló, sobrinho de Abraão, era chamado de seu "irmão" (Gn 14:12,16, SBTB, R-IBB).
Como Acazias, o filho mais novo, nasceu quando seu pai tinha apenas 18 anos, ele pode ter tido
muitos sobrinhos e primos ou "irmãos" nesse sentido. Como a passagem de 2 Crônicas refere se aos
filhos dos irmãos de Acazias, a palavra "irmão" aqui pode ser entendida no seu sentido restrito.
Contudo, há possibilidade ainda de que as duas colocações estejam corretas. Como Jeú
recebeu ordens do Senhor para exterminar a casa de Acabe, e como Acazias "andou nos caminhos
da casa de Acabe" (22:3), pode-se admitir que Jeú tenha decidido destruir a casa de Acazias também,
inclusive seus irmãos e os filhos de seus irmãos. Com efeito, na passagem de 2 Reis, o relato
da morte dos irmãos de Acazias (2 Rs 10:13-14) acontece depois do relato da morte de Acazias (2
Rs 9:27), ao passo que a passagem de 2 Crônicas relata a morte dos filhos dos irmãos de Acazias
antes da morte de Acazias (2 Cr 22:8-9).

2 CRÔNICAS 28:24 - Acaz favoreceu o culto no templo de Jerusalém ou a ele se opôs?

PROBLEMA: De acordo com 2 Reis 16:15, Acaz favoreceu o culto do Senhor no templo. Mas 2
Crônicas 28:24 diz que ele "fechou as portas da Casa do Senhor; e fez para si altares em todos os
cantos de Jerusalém".
SOLUÇÃO: Antes de mais nada, durante o início do seu reinado, Acaz foi considerado um rei mau,
que "não fez o que era reto perante o Senhor seu Deus" (2 Rs 16:2). Ele até mesmo tomou "a prata e
o ouro que se acharam na Casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, e mandou de presente ao rei
da Assíria" (v. 8). Durante esse período, ele permitiu apenas uma forma corrompida de culto no
depredado templo de Jerusalém (v. 15).
Ainda, as passagens de 2 Crônicas referem-se a uma fase posterior do seu reinado, que foi
ainda bem mais corrompida. Durante esse
período de apostasia, ele fechou completamente a casa do Senhor e estabeleceu seus próprios
centros de adoração.

2 CRÔNICAS 33:10-17- Por que o arrependimento de Manasses é registrado aqui, mas
nenhuma menção disso é feita no livro de 2 Reis?

PROBLEMA: Segundo este texto, um pouco antes do seu retorno, Manassés arrependeu-se do seu
pecado e reinstituiu o culto ao Senhor, em Judá. Entretanto, o relato da carreira de Manassés tal
como é encontrado em 2 Reis 21 nada menciona acerca desse seu glorioso arrependimento. Porquê?
SOLUÇÃO: Aparentemente o autor de 2 Reis não registrou o arrependimento de Manasses pelo
fato de isso ter tido pouca influência no constante declínio da nação. O livro de 2 Reis concentra-se
primariamente nas ações do povo da aliança de Deus como um todo. O arrependimento e as
reformas de Manassés pouco contribuíram para que a nação deixasse o seu caminho em direção ao
juízo, ao passo que a sua liderança pecaminosa no princípio do seu reinado causou muito mais
danos à nação. Até mesmo na passagem de 2 Crônicas encontramos esta afirmativa: "Contudo o
povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao Senhor seu Deus" (2 Cr 33:17).
Embora o povo dedicasse os seus sacrifícios ao Senhor, eles ainda estavam cometendo pecado,
porque os sacrifícios deveriam ser feitos no templo, não nos lugares altos, que anteriormente
haviam sido altares a falsos deuses. A despeito dos esforços de Manassés, o povo não se dedicava
totalmente ao Senhor.

2 CRÔNICAS 34:3-5 - Como entender que Josias acabou com a idolatria, se foi dito
anteriormente que Manasses a eliminara?

PROBLEMA: Somos informados de que Josias destruiu os altares e os ídolos. Mas, de acordo com
2 Crônicas 33:15, Manasses é quem acabou com a idolatria.
SOLUÇÃO: Nenhum rei humano pode eliminar por completo o desejo humano pervertido quanto à
idolatria. Portanto, Josias teve de fazer novamente o mesmo trabalho que o seu antecessor havia
feito. Um bom rei humano pode destruir ídolos, mas não o amor aos ídolos. E, enquanto dura esse
amor, a idolatria vive e levanta a sua vil cabeça sucessivamente.

2 CRÔNICAS 36:6 - Jeoaquim foi levado à Babilônia ou morreu ele em 
Jerusalém?

PROBLEMA: O cronista declara que Nabucodonosor subiu contra Jeoaquim, e o amarrou com
duas cadeias de bronze, para o levar à Babilônia". Mas outra passagem diz: "Descansou Jeoaquim
com seus pais" (2 Rs 24:6); e em Jeremias 22:19 (cf. Jr 36:30) lemos: "Como se sepulta um
jumento, assim o sepultarão; arrastá-lo-ão e o lançarão para bem longe, para fora das portas de
Jerusalém".
SOLUÇÃO: Aparentemente Jeoaquim foi amarrado e acorrentado por quem tinha a intenção de "o
levar à Babilônia" (2 Cr 36:6). O texto de Jeremias 22:19, que diz que seu corpo foi afrontosamente
tratado e lançado "fora das portas de Jerusalém", e a frase "descansou... com seus pais" (2 Rs 24:6)
referem-se à sua morte, não necessariamente a um funeral no mesmo lugar do de seus pais. De
todos os reis de Judá, Jeoaquim é o único de cujo funeral nada se menciona.

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