quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- 2 Timóteo


2 TIMÓTEO

2 TIMÓTEO 1:10 - Se Jesus destruiu a morte, por que ainda morremos?

PROBLEMA: Paulo afirma nesse texto que Cristo "não só destruiu a morte; como trouxe à luz a
vida e a imortalidade, mediante o Evangelho". Mas a morte não foi destruída, pois "a morte passou
a todos os homens" (Rm 5:12), e "aos homens está ordenado morrerem uma só vez" (Hb 9:27).

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, Cristo não destruiu a morte física imediatamente, mas pela sua
morte e ressurreição ela será finalrnente abolida. Cristo foi o primeiro a experimentar a ressurreição
num corpo imortal (1 Co 15:20) - o resto da humanidade vai experimentar isso mais tarde, na sua
segunda vinda (1 Co 15:50-56).
Segundo, Cristo destruiu a morte oficialmente quando ele mesmo a derrotou, pela
ressurreição. Entretanto, a morte física não estará de fato completamente abolida até que ele volte,
quando "se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória" (l Co 15:54). Paulo
acrescenta, ainda: "O último inimigo a ser destruído é a morte" (1 Co 15:26).

2 TIMÓTEO 2:14 - E errado os cristãos discutirem questões teológicas?

PROBLEMA: Paulo parece ter proibido discussões teológicas quando ele instruiu Timóteo, a
respeito dos crentes: "para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam" (2 Tm
2:14), e quando lhe disse "E repele as questões insensatas e absurdas" (2 Tm 2:23). Por outro lado,
o próprio Paulo discutiu com os judeus em suas sinagogas (At 17:2, 17) e debateu com filósofos no
Areópago (At 17:18ss). De fato, Judas exortou-nos a batalhar "diligentemente, pela fé que uma vez
por todas foi entregue aos santos" (Jd 3).

SOLUÇÃO: Uma distinção precisa ser feita entre os dois sentidos do que seja argumentar ou
discutir. Argumentar não é necessariamente algo errado, mas devotar-se ardentemente a isso é.
Devemos batalhar pela fé, mas devemos fazer isso sem contendas. Fazer com toda seriedade um
esforço para defender a fé é algo bom (cf. Fp 1:17; 1 Pe 3:15). Mas engajar-se em disputas
infrutíferas não é bom. De igual forma, Paulo não se opôs quanto a discutir qual o real sentido das
palavras num determinado contexto - ele se opôs simplesmente a ardorosas disputas semânticas.

2 TIMÓTEO 2:25 - O arrependimento é uma dádiva de Deus ou um ato humano?

PROBLEMA: Paulo fala nesse versículo: "que Deus lhes conceda... o arrependimento para
conhecerem plenamente a verdade" (cf. At 5:31). Contudo, em outras passagens, o arrependimento
é considerado um ato próprio de uma pessoa. Jesus, por exemplo, apela às pessoas: "arrependei-vos
e crede no Evangelho" (Mc 1:15). Paulo nos diz que Deus "notifica aos homens que todos, em toda
parte, se arrependam" (At 17:30). Afinal, arrepender-se é uma dádiva de Deus, ou um ato da
pessoa?

SOLUÇÃO: Há duas possíveis respostas para essa questão, as quais não negam a responsabilidade
dada por Deus ao homem de ele exercer o seu livre-arbítrio. Primeiro, o arrependimento pode ser
entendido como um dom ou uma dádiva de Deus. Mas tal como acontece com todas as demais
dádivas, para ser desfrutado, ele tem de ser recebido. Desse modo, Deus oferece a todos os que
querem a dádiva do arrependimento para a vida eterna. Aqueles que não querem essa dádiva não
recebem o arrependimento. Dessa maneira, Deus é imparcial em sua oferta, mas o homem ainda é
responsável por aceitar ou rejeitar a dádiva do arrependimento, que é necessária para a salvação.
Um segundo modo de ver esse ponto apenas observa os dois diferentes sentidos em que a
palavra arrependimento é usada nesses versículos aparentemente contraditórios. Um grupo de
versículos fala do arrependimento como sendo uma oportunidade, e outro grupo fala dele como
sendo um ato. No primeiro, o sentido é de ser uma disposição dada por Deus, deixando o ato do
arrependimento propriamente dito com a pessoa. É, assim, uma provisão de Deus, ao passo que no
outro a palavra refere-se a uma decisão humana. Essa posição pode resumir-se da seguinte maneira:


DOIS SENTIDOS DIFERENTES DE ARREPENDIMENTO

Como uma oportunidade dada por Deus - Como um ato do livre arbítrio humano
Como uma disposição provinda de Deus - Como um ato da pessoa
Como uma provisão de Deus - Como uma decisão da pessoa

Assim entendidos, não há contradição entre os diversos textos sobre arrependimento.
Qualquer que seja a interpretação, uma coisa é certa: não há nenhum versículo que diga que Deus
se arrepende por nós. Cada criatura, que é moralmente livre, é responsável por arrepender-se. O
mesmo pode ser dito a respeito do fato de ser ou não ser a fé um dom de Deus.

2 TIMÓTEO 3:12 - Todos os que vivem uma vida piedosa são perseguidos, ou apenas alguns?

PROBLEMA: Nesse versículo o apóstolo Paulo faz uma afirmação bastante abrangente, dizendo:
"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". Isso parece
estar em total contradição com a declaração de Salomão de que "sendo os caminhos do homem
agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele" (Pv 16:7, EC). Como essas
duas afirmações podem ser verdadeiras?
SOLUÇÃO: Nenhuma dessas duas passagens deve ser entendida como sendo de aplicação
universal. Os provérbios eram apenas declarações gerais, e não verdades universais. De igual
forma, a declaração de Paulo dificilmente pode se aplicar a pessoas que morram logo depois de sua
conversão, ou que vivam num ambiente cristão toda a sua vida.
Mesmo tomado de forma totalmente literal, o fato de se ter "paz" com os inimigos não
significa que eles não nos estejam perseguindo. Isso simplesmente quer dizer que o crente, tal como
Cristo ordenou, não faz retaliação alguma contra seus inimigos, nem responde às suas agressões (cf.
Mt 5:39-40).

2 TIMÓTEO 3:16 - Essa passagem prova a inspiração de toda a Escritura, ou de apenas parte
dela?

PROBLEMA: Paulo diz nessa passagem: "Toda a Escritura é inspirada por Deus". Alguns acham
que "toda" deveria ser substituída por "cada". Ainda, outros crêem que o verbo de ligação "é"
deveria ser colocado depois de "inspirada por Deus", dando margem para se poder admitir que
algumas passagens não sejam inspiradas.
SOLUÇÃO: Primeiro, muitas versões traduzem esse versículo assim: "Toda a Escritura é
divinamente inspirada" ou então como a ARA: "Toda a Escritura é inspirada por Deus". Se o verbo
"é" fosse colocado após a expressão "inspirada por Deus", isso daria margem a se admitir que;
alguns textos da Bíblia não são inspirados.
Segundo, algumas versões não têm o artigo "a" depois da palavra "toda", ficando com o
sentido de "cada". Argumentam alguns que no grego não consta o artigo definido antes dessa
palavra. Entretanto, toda vez que a palavra "Escritura" (graphê) é usada no NT ela se refere ao ;
escritos inspirados e que têm autoridade - e nunca o oposto – seja com ou sem o artigo definido no
grego. Essa palavra é usada com referência às Escrituras hebraicas (como no versículo em questão),
ou com referência aos escritos do NT (2 Pe 3:16).
Terceiro, a palavra correspondente à expressão "inspirada por Deus" sugere que Deus guiou
os autores do NT, de modo que eles escrevessem cada palavra como se fosse ditada por Deus.
Como observamos em 2 Pedro 1:20-21, nenhuma profecia da Escritura proveio da vontade do
homem, mas os escritores da Bíblia foram movidos (levados) pelo Espírito Santo a falar da parte de
Deus.
A palavra correspondente a "movidos" (pherõ) em 2 Pedro é a mesma usada em Atos 27:15,
que diz que o navio que levava Paulo foi tomado por uma tempestade em que eles não podiam
resistir ao vento. Eles cessaram toda manobra, e deixaram-se "levar" pela tempestade. Assim
também foi com relação ao Espírito inspirando os autores das Escrituras quando escreveram a
Palavra de Deus. Mas se todos os autores da Escritura foram movidos por Deus, então as palavras
da Bíblia foram como que ditadas por Ele, sem erros, já que Deus não pode errar (Hb 6:18; Tt 1:2;
Jo 17:17).
Finalmente, mesmo que se pudesse argumentar com base no NT que nem todo emprego da
expressão "Escritura" se refira a um texto inspirado, isso não invalidaria o ensino de Paulo de que
todo o AT é inspirado por Deus. O contexto deixa bem claro que a "Escritura" a que ele se refere em
2 Timóteo 3:16 são "as sagradas letras" (3:15), que a mãe e a avó de Timóteo lhe tinham ensinado
(cf. 2 Tm 1:5), e estas seguramente eram todo o AT dos judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)