quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Atos 2

ATOS 2




ATOS 5:36-37- Lucas não comete um erro a respeito de Teudas e Judas?

PROBLEMA: Em Atos, um fariseu chamado Gamaliel faz menção de um tal de Teudas e de um
Judas da Galiléia. Contudo, o historiador judeu Josefo, do primeiro século, também se refere a
Teudas e a Judas. Alguns pensam que há uma discrepância entre os indivíduos referidos por
Gamaliel e os referidos por Josefo.
SOLUÇÃO: Primeiro, com referência a Teudas, o relato de Lucas e o de Josefo não falam da
mesma pessoa. O Teudas do relato de Josefo revoltou-se no ano 44 a.D., ao passo que o
mencionado em Atos revoltou-se antes do recenseamento que se realizou por volta de 7 a.D. (cf. At
5:37). Em outras palavras, houve dois homens diferentes que se chamavam Teudas. Sabemos disso
porque este precedeu Judas da Galiléia, que surgiu durante os dias do recenseamento. Portanto, o
Teudas a que Gamaliel se refere não é o mesmo mencionado por Josefo.
Segundo, a respeito de Judas da Galiléia, não há discrepância entre Gamaliel e Josefo. Uma
vez esclarecida a questão de Teudas, a de Judas também se esclarece. O Teudas de que fala
Gamaliel não é o de que fala Josefo. Contudo, Josefo refere-se ao mesmo Judas mencionado por
Gamaliel porque considera-se que este falou por volta do ano 33 a.D., e esse período de tempo é
bem anterior ao Judas do ano 44 a.D., referido por Josefo. Não há contradição a respeito de Judas,
porque Gamaliel e Josefo referem-se à mesma pessoa.


ATOS 7:14 - Por que esse texto diz "setenta e cinco pessoas", se Êxodo 1:5 diz que eram
"setenta pessoas"?

PROBLEMA: De acordo com Êxodo 1:5, foram apenas 70 descendentes que desceram ao Egito
com Jacó. Mas, quando Estêvão relata esse mesmo incidente em Atos 7:14, ele dá o número de 75
pessoas. Isso parece uma clara contradição.
SOLUÇÃO: Há várias possíveis maneiras de se explicar a diferença de números. Alguns eruditos
sugerem que Atos 7:14 está incorreto em sua afirmativa de que eram 75 pessoas. Eles observam que
tanto a tradução grega da Bíblia (Septuaginta) como um manuscrito hebreu encontrado na região do
Mar Morto usam o número 75, tal como Estêvão disse.
Outros sugerem que Lucas, com todo cuidado, registrou o sermão de Estêvão, contudo este
teria cometido um erro. Assim, a passagem de Atos é um registro fiel do discurso em que Estêvão
cometera esse engano. O relato paralelo de Gênesis 46:27 também dá o número como sendo 70. A
maior objeção a essa posição é o fato de que a inclusão feita por Lucas desse discurso traz consigo a
implicação de que o que foi dito seja correto. Ainda, o texto afirma que Estêvão estava "cheio do
Espírito Santo" quando ele proferiu a sua preleção (7:55).
Outro ponto de vista alega que a diferença pode ser explicada pelo fato de que Estêvão
provavelmente estivesse citando com base na Septuaginta (a versão grega do AT), que afirma:
"Todas as almas descendentes de Jacó eram setenta e cinco" (Êx 1:5), e não com base na versão
hebraica, que afirma: "Todas as pessoas, pois, que descenderam de Jacó foram setenta; José, porém,
estava no Egito". A diferença surge em função da maneira como os totais são calculados.
Jacó tinha doze filhos. Acrescentando-se os seus netos e bisnetos, o total é 66.
Acrescentando-se Efraim e Manasses, que nasceram de José no Egito, o total chega a 68. Com Jacó
e sua esposa dá 70, como o texto hebraico registra. A Septuaginta, contudo, começando com os 12
filhos de Jacó, acrescenta seus 54 netos e bisnetos, que dá 66; acrescenta ainda os sete descendentes
de José, que provavelmente eram filhos de Efraim Manasses, e que nasceram algum tempo depois
da migração de Jacó ao Egito, mas antes da sua morte. A Septuaginta omitiu também Jacó e sua
mulher. Isso dá um total de 75 pessoas, como Estêvão mencionou na passagem de Atos.
                                  TEXTO HEBRAICO                   TEXTO GREGO
Jacó e sua esposa                                  2                                     Não contados
Filhos de Jacó                                       12                                   12
Netos e bisnetos de Jacó                       54                                   54
Filhos de José:
Efraim e Manassés                                 2                                    2
                               
Outros descendentes
de José no Egito                                   Não contados                  7 
                                                       
TOTAL                                                  70                                    75

 
ATOS 15:20 - Essa passagem ensina que é pecado receber uma transfusão de sangue?

PROBLEMA: A habilidade da medicina moderna de manter a vida por meio dá transfusão de
sangue é uma prática comum, que sem dúvida tem sido usada por cristãos. Entretanto, esse
versículo é usado por alguns grupos religiosos, tais como as Testemunhas de Jeová, para sustentar
que as transfusões de sangue não estão de acordo com a vontade de Deus.
SOLUÇÃO: Essa passagem está falando acerca da restrição do AT quanto a comer ou beber sangue
(Gn 9:3-4; cf. At 15:28-29). Entretanto, uma transfusão não é nem o ato de "comer" nem o de
"beber" sangue. Isso é claro em vista de vários fatos. Primeiro, muito embora um médico possa dar
alimento a um paciente por via intravenosa e chamar isso de "alimentação", não é o caso de dizer
que dar sangue por via intravenosa seja também "alimentação", já que o sangue não é recebido no
corpo como "alimento".
Segundo, referir como sendo "comer" o ato de dar um alimento diretamente na corrente
sangüínea é apenas uma figura de linguagem. Embora o alimento seja absorvido no sangue de uma
maneira semelhante àquela feita por meio das funções digestivas normais, comer é o ato literal de
tomar um alimento de maneira normal pela boca, passando pelo sistema digestivo. A razão por que
as injeções intravenosas são consideradas "alimentação" é que o corpo recebe os mesmos nutrientes
que ele receberia ingerindo-os normalmente. Isso é semelhante à prática de se chamar um alimento
de "saudável". O alimento não é realmente saudável, porque a saúde é uma característica dos seres
vivos, não de alimentos. Mas chamamos um alimento de "saudável" porque ele proporciona saúde.
Terceiro, a única maneira possível de entender a palavra "comer", tanto no AT como no NT,
é tomá-la como referindo-se ao processo de levar alguma coisa para o corpo, como alimento,
através da boca e do sistema digestivo. Isso é evidente, já que a tecnologia que permitiu a aplicação
de injeções intravenosas não tinha sido inventada no tempo em que aquelas passagens foram
escritas.
Quarto, é claro que essa passagem do AT não diz respeito primariamente ao ato de comer
sangue, mas sim ao fato de que há vida no sangue. Levítico 17:10-12 torna isso claro:
Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum
sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo
tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará
expiação em virtude da vida. Portanto tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá
sangue, nem o estrangeiro, que peregrina entre vós, o comerá.
As proibições em Gênesis 9:3-4 e em Levítico 17:10-12 foram primariamente dirigidas
contra comer carne fresca ainda pulsando com vida, porque o sangue vivo estava ainda nela. Mas a
transfusão de sangue não é o ato de comer carne com o sangue vivo ainda nela.
Finalmente, a proibição em Atos não foi necessariamente dada como uma lei pela qual os
cristãos teriam de viver, porque o NT ensina claramente que não estamos debaixo da lei (Rm 6:14;
Gl 4:8-31). Antes, o concilio de Jerusalém teve a preocupação de aconselhar os cristãos gentios a
respeitar seus irmãos judeus por meio da observação dessas práticas, para que assim não fossem
"causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus" (1 Co
10:32).
De qualquer maneira, a restrição de forma alguma pode ser interpretada como uma
proibição das transfusões sangüíneas.

ATOS 16:1-3 - Por que Paulo fez com que Timóteo fosse circuncidado, já que o próprio
apóstolo se pronunciou tão fortemente contra a circuncisão?

PROBLEMA: O ponto principal de Paulo em Gaiatas pode ser resumido com suas palavras: "Se
vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará" (Gl 5:2). Contudo, Paulo admite ter feito
com que Timóteo se circuncidasse "por causa dos judeus daqueles lugares" (At 16:3). Isso não foi
uma contradição ao seu próprio ensino?
SOLUÇÃO: Mesmo que Paulo estivesse errado pelo que fez, isso não seria uma prova de que a
Bíblia tenha errado em seu ensino, mas simplesmente de que Paulo errou. O apóstolo, como
qualquer outro ser humano, era sujeito ao erro. Como a Bíblia é a Palavra de Deus (veja
Introdução), ela não pode errar em nada do que ensina.
Além disso, a ação de Paulo, fazendo Timóteo circuncidar-se, não é necessariamente
inconsistente com o que ele ensinou em Gaiatas, já que o$ dois casos são diferentes. Paulo se
opunha violentamente a quem quer que fizesse a circuncisão como necessária para a salvação.
Mas ele não se opôs a ela como proveitosa para a evangelização. De fato, Paulo disse também:
"Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o
regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora
não e&teja eu debaixo da lei" (1 Co 9:20). Entretanto, quando os judaizantes insistiram que "se não
vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos" (At 15:1), então Paulo
tomou uma obstinada posição contrária à circuncisão.

ATOS 16:6 - Por que o Espírito Santo proibiu Paulo de pregar na Ásia, uma vez que Jesus
disse para ir por todo o mundo?

PROBLEMA: Jesus ordenou aos seus seguidores para fazer "discípulos de todas as nações" (Mt
28:19) e para serem testemunhas dele "até aos confins da terra" (At 1:8). Mas em Atos 16 Paulo e
Timóteo foram "impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia" (v. 6).
SOLUÇÃO: Paulo foi impedido apenas de imediato. Deus tinha uma rota mais estratégica para o
Evangelho, passando primeiro pela Europa (At 16:9). Posteriormente, entretanto, em decorrência
dessa estratégia, o Evangelho chegou até a Ásia e a cada lugar por intermédio dos convertidos de
Paulo na Europa (cf. 1 Ts 1:7) e por meio do próprio Paulo (At 19:10, 22, 26; 20:4, 16,18; 1 Co
16:19). Dessa forma, a proibição foi apenas temporária, não permanente.
ATOS 17:28 - Por que Paulo citou um poeta pagão, não inspirado?
(Veja os comentários de Tito 1:12.)

ATOS 20:9-10 - Como Êutico podia estar morto, se ele tinha vida em si?
PROBLEMA: O versículo 9 diz que ele "foi levantado morto". Mas já no versículo seguinte Paulo
disse: "a vida nele está".
SOLUÇÃO: A vida estava nele somente depois de Paulo ter realizado o milagre (v. 10), não antes
(v. 9).

ATOS 23:5 - Paulo mentiu quando disse que não conhecia o sumo sacerdote?

PROBLEMA: O sumo sacerdote Ananias deu ordem que batessem na boca de Paulo. O apóstolo
censurou-o por ter agido assim, e aqueles que estavam por perto condenaram Paulo por injuriar o
sumo sacerdote. Paulo respondeu declarando "Não sabia... que ele é sumo sacerdote" (At 23:5).
Mas isto seria altamente improvável, já que o próprio Paulo era um membro do sinédrio judeu e
trabalhava junto com ele antes de sua conversão (At 9:1-3).
SOLUÇÃO: Há várias posições diante desta passagem. Alguns sugerem que é possível que Paulo
não conhecesse o sumo sacerdote pessoalmente, mesmo tendo sido antes um membro do conselho
judeu. Outros alegam que Paulo talvez tivesse uma visão sofrível (quem sabe o seu "espinho no
carne") e assim não teria podido reconhecê-lo. Outros ainda crêem que Paulo teria mentido para
livrar-se de uma má situação, já que os apóstolos também estavam sujeitos ao pecado (Gl 2:11-13).
Neste caso, Atos estaria simplesmente dando-nos um relato fiel do pecado de Paulo.
Parece ser mais plausível, entretanto, considerar a afirmação de Paulo como sarcástica, mas
não falsa. Neste caso, a sua afirmação "Não sabia ... que ele é sumo sacerdote" poderia ser
parafraseada mais ou menos assim: "Este é o sumo sacerdote da Lei de Deus? Como é que eu
poderia saber isso se, contrariamente à Lei, ele mandou que me batessem?!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)