quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Efésios


EFÉSIOS



EFÉSIOS 1:10 - Esse versículo ensina que todos os homens serão salvos (universalismo)?
(Veja os comentários de Colossenses 1:20.)

EFESIOS 2:1 - Como pode alguém crer, se está morto em seus pecados?

PROBLEMA: A Bíblia repetidamente apela ao incrédulo, quando diz, por exemplo: "Crê no
Senhor Jesus Cristo e serás salvo" (At 16:31). Entretanto, essa passagem declara que os incrédulos
estão mortos em seus pecados. Mas os mortos nada podem fazer, muito menos crer.
SOLUÇÃO: A palavra "morte" na Bíblia não deve ser entendida como aniquilação, mas como
separação. Isaías disse: "As vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus" (Is
59:2). Se a morte fosse a aniquilação total, então a segunda morte seria uma aniquilação eterna, mas
a Bíblia declara que os perdidos permanecerão continuamente separados de Deus, tal como aquele
rico no inferno (Lc 16), e a besta e o falso profeta, que "serão atormentados de dia e de noite, pelos
séculos dos séculos"(Ap 20:10). Na verdade eles serão lançados "vivos" no lago de fogo no início
do reinado milenar de Cristo (Ap 19:20), e estarão ainda vivos ao se completarem os mil anos
(20:10). Assim, a segunda "morte” é uma separação consciente de Cristo por toda a eternidade.
Além disso, os crentes morrem fisicamente, mas as suas almas sobrevivem à morte e ficam
em plena consciência na presença de Deus. Paulo plisse: "estamos em plena confiança, preferindo
deixar o corpo e habitar com o Senhor" (2 Co 5:8) e "tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o
que é incomparavelmente melhor" (Fp 1:23).
De igual modo, a morte espiritual é também separação de Deus, e não aniquilação total.
Adão e Eva, por exemplo, morreram espiritualmente no momento em que comeram o fruto proibido
(Gn 3:6; cf. Rni 5:12), contudo permaneceram com vida e puderam até mesmo ouvir a voz de Deus
falando-lhes (Gn 3:10).
Assim, mesmo que a imagem de Deus no homem depois da queda tenha sido afetada, ela
não foi apagada. Ela foi danificada, mas não destruída. Dessa forma, pessoas não salvas podem
ouvir, entender o Evangelho e crer para serem regeneradas - revivificadas espiritualmente (Ef 2:8-9;
Tt 3:5-7).

EFESIOS 3:5 - Como o mistério de Cristo pôde permanecer oculto nas eras precedentes, e
ainda assim ter sido conhecido pelos profetas do AT?

PROBLEMA: De acordo com essa passagem, o mistério da Igreja, o corpo de Cristo, não foi
conhecido nos séculos precedentes. Contudo, o apóstolo prossegue dizendo que esse mistério "foi
revelado aos... apóstolos e profetas". Mas houve profetas que viveram em tempos anteriores ao de
Paulo. Como puderam então possuir tal conhecimento, se as pessoas do AT não conheciam o
mistério?
SOLUÇÃO: Há várias razões para crermos que Paulo está se referindo a profetas do NT, e não do
AT. A primeira é que a ordem em que ele os menciona não é profetas primeiro e depois apóstolos,
mas "apóstolos e profetas".
A segunda é que essa mesma expressão é usada para descrever o fundamento da igreja do
NT, a qual é "edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas" (Ef 2:20). Porém, a igreja do
NT não começou no AT, mas somente depois que Cristo a anunciou em Mateus 16:18.
A terceira é que o texto diz claramente que o mistério do corpo espiritual de Cristo "em
outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus
santos apóstolos e profetas" (Ef 3:5).
Finalmente, uma passagem paralela em Colossenses diz enfaticamente: "o mistério que
estivera oculto dos séculos e das gerações.,, agora, todavia, se manifestou aos seus santos (1:26).
Assim, os "profetas" a quem esse mistério foi revelado são profetas do NT (cf. 1 Co 12:28; Ef
4:11).

EFESIOS 4:8 - Paulo foi incorreto em sua citação do Salmo 68:18?

PROBLEMA: Paulo cita o Salmo 68:18 da seguinte forma: "Quando ele subiu às alturas, levou
cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens" (Ef 4:8). Entretanto, esse Salmo do AT diz:
"Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro, recebeste homens por dádivas". Não há uma
divergência entre esses dois textos?
SOLUÇÃO: Alguns dizem que Paulo não citou a partir do texto da Septuaginta, mas do Targum
em aramaico, que era utilizado pelos judeus ortodoxos para interpretar o texto. A Septuaginta traduz
o hebraico com o verbo "tomaste", enquanto o Targum o traduz "deste".
De qualquer modo, a idéia transmitida por essas duas traduções do hebraico é que Deus
recebeu ou tomou dádivas para que elas pudessem ser distribuídas aos homens. Já que essas duas
idéias acham-se no texto, as duas versões estão corretas. Assim, Paulo diz: "Ele mesmo concedeu
uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e oi tros para pastores e mestres"
(Ef 4:11).
Em outras palavras, Paulo cita essa passagem do AT para mostrar qiie Cristo foi vitorioso
sobre os nossos inimigos espirituais, tomando deles os despojos da batalha e concedendo dons aos
crentes; e que estes, pêlo uso desses dons, podem vencer esses inimigos. Portanto, a forma camo
Paulo cita esse salmo não é discrepante, uma vez que foi precisamente isso que Davi fez quando
saqueou os bens do inimigo e os deu aós seus homens.

EFÉSIOS 4:9 - Jesus desceu até o inferno?

PROBLEMA: Paulo declara que Jesus desceu "até as regiões inferiores da terra" e o Credo dos
Apóstolos declara que, depois de ter sido morto, Jesus "desceu ao inferno". Entretanto, quando
Cristo estava morrendo, entregou o seu espírito nas mãos do Pai (Lc 23:46) e disse ao ladrão que
este estaria com ele no "paraíso" (Lc 23:43), ou seja, no "terceiro céu" (2 Co 12:2, 4). Para onde
Jesus foi então: para o céu ou para o inferno?
SOLUÇÃO: Há duas posições a respeito do lugar para onde Jesus foi durante os três dias em que o
seu corpo permaneceu no túmulo, antes da ressurreição: uns defendem que ele foi para o Hades;
outros, que foi para o céu.
Para o Hades. Os partidários dessa posição afirmam que o espírito de C isto foi ao mundo
espiritual, enquanto o seu corpo permanecia no túmulo. Crêem que Jesus "pregou aos espíritos em
prisão" (1 Pe 3:19), qi e estavam num lugar de cativeiro temporário, aguardando a sua chegada para
"levar cativo o cativeiro", isto é, levá-los para o céu.
De acordo com essa posição, havia dois compartimentos no Hades (ou sheol), uma para os
salvos e outra para os perdidos. Eles estavam separados por "um grande abismo" (Lc 16:26), que
ninguém podia ultrapassar. A seção dos salvos era chamada de "o seio de Abraão" (Lc 16:23).
Quando Cristo, "sendo ele as primícias" da ressurreição (1 C > 15:20), ascendeu, Ele levou esses
santos do AT consigo pela primeira vez.
Para o Céu. Esse parecer sustenta que as almas dos crentes do AT foram diretamente para o
céu no momento de sua morte. Em favor disso tem-se os seguintes argumentos. Primeiro, Jesus
afirmou que o seu espírito estava indo diretamente para o céu, quando disse: "Pai, nas tuas mãos
entrego o meu espírito" (Lc 23:46).
Segundo, Jesus prometeu ao ladrão na cruz: "Hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23:43);
mas "paraíso" é definido como sendo "o terceiro céu" em 2 Coríntios 12:2, 4.
Terceiro, quando os santos do AT deixaram esta vida, foram diretamente para o céu. Deus
tomou a Enoque para si (Gn 5:24; cf. Hb 11:5), e Elias foi tomado "ao céu" quando partiu (2 Rs
2:1).
Quarto, "o seio de Abraão"(Lc 16:23) é uma descrição do céu. Em nenhum ponto ele é
descrito como sendo o inferno. É o lugar para onde Abraão foi, que é o "reino dos céus" (Mt 8:11).
Quinto, antes da cruz, quando os santos do AT apareciam, era do céu que vinham, como
aconteceu com Moisés e Elias no Monte da Transfiguração (Mt 17:3).
Sexto, os santos do AT tiveram de esperar a ressurreição de Cristo para que seus corpos
fossem ressuscitados (1 Co 15:20; cf. Mt 27:53), mas suas almas foram diretamente para o céu.
Cristo foi o Cordeiro morto "desde a fundação do mundo" (Ap 13:8), e eles para lá foram pelos
méritos que Deus sabia que Cristo cumpriria.
Sétimo, a expressão "até as regiões inferiores da terra" não é uma referência ao inferno, mas
ao túmulo. Até mesmo o ventre de uma mulher é descrito como sendo "profundezas da terra" (SI
139:15). Essa expressão significa simplesmente covas, túmulos, lugares fechados na terra, em
oposição a partes altas, como montanhas. Além disso, o inferno não se localiza nas partes mais
baixas da terra - mas "debaixo da terra" (Fp 2:10).
Oitavo, a frase "desceu ao inferno" não constava do Credo Apostólico primitivo. Ela foi
acrescentada somente no século IV a. D. Além disso, um credo como tal não é inspirado, mas
apenas uma confissão humana de fé.
Nono, os "espíritos em prisão" não eram salvos, mas seres perdidos. Na verdade, essa pode
ser uma referência a anjos, não a seres humanos (veja os comentários de 1 Pedro 3:19).
Finalmente, quando Cristo "levou cativo o cativeiro", não estava levando amigos para o céu,
mas trazendo inimigos a uma prisão. E uma referência à sua vitória sobre as forças do inimigo. Os
cristãos não são "cativos" no céu. Não somos forçados a ir para lá contra a nossa própria e livre
escolha (veja Mt 23:37; 2 Pe 3:9).

EFESIOS 4:26 - A ira é pecado, ou não?

PROBLEMA: Por um lado, a Bíblia parece aprovar a ira, quando diz: "Irai-vos" (Ef 4:26). Por
outro, ela parece desaprová-la, incluindo-a na lista das "obras da carne" (Gl 5:19-20).
SOLUÇÃO: A ira em si não é necessariamente uma ação errada. De fato, a ira diante do pecado
definitivamente é uma ação correta. Jesus irou-se diante da incredulidade e da hipocrisia (cf. Mt 23;
Jo 2:13-17), e Deus se ira diante da perversidade e da apostasia (cf. Êx 4:14; Nm 11:1). O que é
errado não é irar-se diante do pecado, mas pecar com ira. Em resumo, tanto um bom sentido
como um mau sentido para a ira:
BOA IRA IRA MÁ
Correta indignação Irrupções injustas
Sob autocontrole Sem autocontrole
Ira diante do pecado Ira em pecado
Como uma expressão espiritual Natural (da carne)

EFÉSIOS 6:5 - Esse mandamento não perpetua a instituição da escravidão?
(Veja os comentários de Filemom 16.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)