terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Neemias


NEEMIAS

NEEMIAS 2:19 - Por que neste versículo o adversário de Neemias é chamado de "Gesém" e
em Neemias 6:6 (algumas versões), de "Gasmu"?

PROBLEMA: Assim que Neemias deu início à obra de reconstrução dos muros de Jerusalém, o
inimigo à sua volta montou uma oposição. Um dos que se opuseram à obra foi identificado como
"Gesém", o arábio. Entretanto, em Neemias 6:6 algumas versões referem-se a essa pessoa como
"Gasmu" (como consta, por exemplo, na BJ). Qual é o nome correto?
SOLUÇÃO: Os dois nomes estão corretos. A diferença está no modo de o hebraico e o árabe
tratarem o mesmo nome próprio. A pronúncia árabe é preservada na forma "Gasmu", com o som
"u", que é usual nessa língua; e a pronúncia hebraica acha-se na forma "Gesém", com a eliminação
daquele "u" e com vogais mais curtas*.

NEEMIAS 7:1ss-Por que muitos dos números da lista de Neemias, referentes aos que
retornaram a Jerusalém, diferem dos que são apresentados em Esdras 2:lss?
(Veja os comentários de Esdras 2:lss).

NEEMIAS 7:32 - Se Ai tinha sido anteriormente destruída, como é que ela ainda poderia ter
habitantes, segundo este versículo?

PROBLEMA: Depois de uma constrangedora derrota por causa da desobediência a Deus, as forças
de Josué destruíram completamente a cidade de Ai (Js 8:28). Mas, como relata Neemias 7:32, ela
ainda permaneceu muitos anos depois. Como se explica isso?
SOLUÇÃO: O fato de a cidade ter muitos habitantes data de um tempo bem depois da destruição, e
ela foi reconstruída por sobreviventes ou por outros. Frases como "até haver destruído totalmente"
(Js 8:26) referem-se a todos os que foram pegos. Não é dito que ninguém escapou. Nem ainda é
eliminada a possibilidade de que outros tenham se mudado para o local, ocupando-o.
Esta mesma explicação aplica-se ao caso dos amalequitas, que foram completamente
destruídos (1 Sm 15:7-8), contudo sobreviveram, de forma a serem derrotados numa época posterior
(1 Sm 30:1,17). De igual modo, Betel e Gezer foram conquistadas por Josué (Js 12:12,16) e mais
tarde também por juízes (Jz 1:22-29).

NEEMIAS 8:17 - Esta festa não vinha sendo celebrada desde o tempo de Josué, ou foi ela
celebrada mais tarde por Zorobabel?

PROBLEMA: De acordo com esta passagem, a Festa dos Tabernáculos não vinha sendo celebrada
"desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia". Entretanto, Esdras 3:4 declara que Zorobabel
e os israelitas "celebraram a Festa dos Tabernáculos" depois de terem retornado do cativeiro na
Babilônia.
SOLUÇÃO: A passagem de Neemias quer dizer que não tinha havido nada comparável à
celebração daquele dia, desde os dias de Josué. Não significa que a festa não tenha sido celebrada
por ninguém, desde os dias de Josué. A celebração descrita em Neemias foi excepcional sob muitos
aspectos. Primeiro, foi comemorada por "toda a congregação" (Ne 8:17). Segundo, foi celebrada
com "mui grande alegria" (v. 17), Terceiro, foi celebrada com uma leitura ininterrupta das Escrituras
durante uma semana (v.18). Quarto, eles a celebraram exatamente como Moisés havia prescrito,
* Nas versões Almeida este problema não ocorre, já que elas apresentam "Gesém" nas duas passagens. (N. do T.)
com o sacerdócio restaurado e com o templo (8:18; cf. 12:1ss). Nada igual acontecera, desde os dias
de Josué.

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