quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Romanos 1



  ROMANOS


ROMANOS 1:19-20 - Os pagãos estão perdidos?

PROBLEMA: Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão
por mim" (Jo 14:6). Também, Atos 4:12 diz a respeito de Cristo: "E não há salvação em nenhum
outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual
importa que sejamos salvos". Mas, e se alguém nunca ouviu o Evangelho de Cristo, estará ele
eternamente perdido? Paulo parece responder a essa pergunta dizendo que sim. Mas é justo
condenar as pessoas que nunca ouviram nada acerca de Cristo?
SOLUÇÃO: A resposta de Paulo é clara. Ele disse que os pagãos são "indesculpáveis" (1:20)
porque "o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria
divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das
coisas que foram criadas" (1:19-20).
Dessa forma, os pagãos com justiça são condenados, por várias razoes. Primeiro, Romanos
2:12 afirma: "Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que
com lei pecaram, mediante lei serão julgados". Essa passagem ensina que o judeu é julgado pela
Lei, as Escrituras hebraicas, mas o gentio é condenado pela "lei gravada no seu coração".
"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei,
não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações,
testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer
defendendo-os" (Rm 2:14-15, SBTB).
Segundo, a pergunta pressupõe inocência por parte do homem não salvo, que nunca ouviu o
Evangelho. Mas a Bíblia nos diz que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3:23).
Além disso, Romanos 1:18-20 diz que Deus se mostra claramente por meio da revelação natural, de
forma que "tais homens são, por isso, indesculpáveis". Os seres humanos não são inocentes, tendo
em vista a revelação natural de Deus.
Terceiro, se uma pessoa que nunca ouviu o evangelho na sua vida faz o melhor que pode, tal
pessoa apenas está fazendo obras para a salvação. Mas a salvação é pela graça, "porque pela graça
sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Ef 2:8). De nenhuma maneira
alguém pode fazer qualquer coisa para ter acesso ao céu. Se houvesse um jeito, então a obra de
Cristo na cruz teria sido inútil.
Finalmente, um ponto importante é que a Bíblia diz: "buscai e achareis". Isto é, aqueles que
buscarem a luz que têm na natureza, a qual não é suficiente para a salvação, encontrarão a luz de
que necessitam para a salvação. Hebreus 11:6 diz: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus,
porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna
galardoador dos que o buscam". Atos 10:35 acrescenta: "pelo contrário, em qualquer nação, aquele
que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável".
Deus tem muitas maneiras de fazer com que a verdade acerca da salvação por meio de
Cristo chegue àqueles que o buscarem. Ele pode enviar um missionário (At 10) ou uma Bíblia (SI
119:130), pode dar-lhes uma visão (Dn 2; 7) ou enviar-lhes um anjo (Ap 14). Mas aqueles que
derem as costas à luz que têm (pela natureza), e acharem-se perdidos nas trevas, não têm a quem
culpar senão a si mesmos. Pois "os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas
obras eram más" (Jo 3:19).

ROMANOS 1:26 - Esse versículo quer dizer então que os homossexuais não devem ser
heterossexuais, porque isso seria ir contra a natureza deles?

PROBLEMA: De acordo com alguns homossexuais, quando Paulo refutou o que é "contrário à
natureza" em Romanos 1:26, ele não estaria declarando o homossexualismo como sendo algo
moralmente errado, mas estaria dizendo apenas que ser heterossexual seria algo não natural para
eles. "Não natural" teria um sentido sociológico, e não biológico. Assim, em vez de condenar as
práticas homossexuais, argumenta-se que essa passagem na realidade as aprova para os
homossexuais.
SOLUÇÃO: Quando a Bíblia declara que a prática homossexual é um ato "contrário à natureza"
(Rm 1:26), ela está referindo-se à natureza biológica, e não à sociológica. Primeiro, o sexo é
definido biologicamente nas Escrituras desde o princípio. Deus criou o ser humano como "homem e
mulher" e então disse-lhes: "frutificai e multiplicai-vos" (Gn 1:27-28, SBTB). Essa reprodução
somente seria possível se ele estivesse se referindo ao homem e à mulher biológicos.
Segundo, a orientação sexual é compreendida do ponto de vista biológico, e não
sociológico, quando Deus disse: "por isso, deixa o homem piai e mãe e se une à sua mulher,
tornando-se os dois uma só carne" (Gn 2:24). Apenas um pai e uma mãe biológicos podem ter
filhos; portanto a referência a "uma só carne" fala do casamento físico.
Terceiro, a passagem de Romanos diz que "começaram a cometer atos indecentes, homens
com homens" (1:27, NVI). Isso com clareza indica que esse ato pecaminoso era de natureza
homossexual.
Quarto, o que fizeram não era natural para eles, pois "mudaram o modo natural de suas
relações" para relações não naturais (Rm 1:26). Assim, os atos homossexuais foram considerados
não-naturais também para os homossexuais.
Quinto, desejos homossexuais são chamados também de "paixões infames" ou "paixões
vergonhosas" (Rm 1:26, NVI). Assim, é evidente que Deus está condenando o pecado sexual
praticado entre os que são do mesmo sexo biológico. Os atos homossexuais são contrários à
natureza humana como tal, não apenas à orientação sexual de um homossexual.

ROMANOS 2:7 - A imortalidade é adquirida, ou já a possuímos?

PROBLEMA: Paulo fala que Deus dará vida eterna aos que "buscam... imortalidade" (NVI). Ele
se refere também à sua aquisição na ressurreição (1 Co 15:53). Entretanto, Jesus ensinou que a alma
é imortal, isto é, que ela não pode ser destruída pela morte (Lc 12:5). Paulo insiste ainda que a alma
sobrevive à morte (2 Co 5:8; Fp 1:23; cf. Ap 6:9). Como é então: já possuímos a imortalidade, ou
somente vamos adquiri-la na ressurreição?
SOLUÇÃO: A Bíblia reserva o termo "imortalidade" para os seres humanos no seu estado
ressurreto. É algo adquirido, e não possuído antes da ressurreição, já que Jesus, que foi o primeiro a
obter um corpo imortal ressurreto (1 Co 15:20), "trouxe à luz a vida e a imortalidade" (2 Tm 1:10)
para o resto da humanidade.
Não obstante, o fato da imortalidade inclui a alma humana também, pois, como disse Jesus,
a alma não é destruída pela morte física (Lc 12:5). Ela sobrevive à morte e vai ou para a presença de
Deus (2 Co 5:8; Fp 1:23), se estiver salva, ou para o inferno, do qual terá plena consciência (Lc
16:22-26; Ap 19:20-20:15), se estiver perdida. Devido à alma (e/ou o espírito) não ser mortal, como
é o corpo, é próprio dizer que a alma é imortal. Entretanto, a pessoa completa - alma e corpo - é
ressuscitada para a imortalidade. Nesse sentido, a alma ganha imortalidade na ressurreição do
corpo.
Entretanto, no sentido bíblico da vida eterna com um corpo imortal, os seres humanos não
possuem imortalidade antes da ressurreição. Mesmo assim, somente Deus é intrinsecamente imortal
(veja os comentários de 1 Timóteo 6:16); e a imortalidade que o homem tem provém de Deus.

ROMANOS 2:14-15 - Como aqueles que são por natureza pecadores podem guardar as leis
da natureza de Deus?

PROBLEMA: Efésios 2:3 afirma que todos os homens são "por natureza, filhos da ira". Mas Paulo
fala de gentios descrentes que "procedem, por natureza, de conformidade com a lei" (Rm 2:14).
Essas duas situações parecem ser opostas entre si.
SOLUÇÃO: A passagem de Efésios está falando da causa das ações pecaminosas, ao passo que a
de Romanos refere-se ao governo de nossas ações. A primeira relaciona-se com a nossa propensão
ao pecado e a última, com a norma que define o que é pecado. Há uma diferença entre o que o
homem é inclinado a fazer por sua natureza e o que ele deve fazer de acordo com a lei natural
"gravada no seu coração" (Rm 2:15).

ROMANOS 5:12 - Essa afirmação implica que éramos apenas seres humanos em potencial
antes do nosso nascimento, e não seres humanos reais?

PROBLEMA: De acordo com esse texto, "todos [os seres humanos] pecaram [em Adão]". Mas
ainda não tínhamos nem mesmo sido concebidos, e muito menos nascido, quando Adão pecou.
Portanto, não poderíamos estar na condição de seres humanos. Seríamos apenas seres humanos em
potencial.
SOLUÇÃO: Por várias razões é evidente que esse texto não prova que os seres humanos que ainda
não nasceram não são totalmente humanos. Primeiro, a passagem não está falando de um embrião
no ventre, mas da maneira segundo a qual todos os homens estavam em Adão, o cabeça da raça
humana.
Segundo, o fato de que todos nós estávamos genética, representativa ou potencialmente em
Adão, e de que portanto tínhamos responsabilidade no seu pecado, revela que há uma corporalidade
na natureza humana. Isto é, há uma unidade na humanidade, de forma a não se poder separar um
membro de outro (cf. Rm 14:7), não importando onde cada um se localize.
Terceiro, o próprio fato de que todos somos declarados pecadores a partir da concepção
(veja os comentários do Salmo 51:5), em virtude de estarmos em Adão, revela que o ser humano é
considerado parte da verdadeira raça humana, não meramente um ser humano em potencial.

ROMANOS 5:14 - É justo o juízo sobre todas as pessoas por causa do pecado de Adão?

PROBLEMA: A morte veio a todas as pessoas por causa do pecado de Adão (Rm 5:12), mas
Romanos 5:14 diz: "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão" (SBTB). Mas se eles não pecaram, como
Adão pecou, por que eles são responsabilizados?
SOLUÇÃO: Há dois tipos de pessoas que podem fazer parte dessa categoria (1) as criancinhas, e
(2) aqueles que deliberadamente não desobedecem o preceito de Deus.
Primeiro, muitos eruditos bíblicos acreditam que os bebês e crianças que morrem antes da
idade da responsabilidade moral irão para o céu. Isto baseia-se nos seguintes versículos: (1) Em 2
Samuel 12:23, quando aquela criança, filha de Davi, morreu, ele disse: "Eu irei a ela, porém ela não
voltará para mim". Isso implica que o bebê estava com o Senhor.
(2)No Salmo 139, Davi fala até mesmo de um bebê ainda não nascido como estando escrito no livro
de Deus no céu (v.16).
(3)Isaías faz distinção entre aqueles que ainda não têm idade suficiente para "desprezar o mal e
escolher o bem" (7:15), o que implica que eles não são moralmente responsáveis.
(4)Jesus acrescentou: "Se fósseis cegos, não teríeis pecado algum" 04 9:41).
(5)Paulo fala que o sacrifício de Cristo torna a todos justos (Rm 5:19), o que abrangeria até mesmo
as criancinhas que tenham nascido em pecado (SI 51:5). (Veja também os comentários de 2 Samuel
12:23).
Segundo, como nosso representante todos nós pecamos [em Adão], e, em conseqüência, a
culpa do pecado de Adão foi atribuída a todos nós. Mas a morte de Cristo cancelou isso e libertou a
humanidade dessa culpabilidade (Rm 5:18-19). Mesmo assim, aqueles que atingem a idade da
consciência moral são responsáveis pelo seu pecado pessoal e, portanto, com justiça condenados.
Assim, aqueles que não pecaram à semelhança de Adão, não obstante pecaram em Adão
(Rm 5:12). Por isso é que a morte ainda reinou desde o tempo de Adão e Moisés. Romanos 2:14-15
afirma que os gentios, mesmo não tendo a Lei de Moisés, servem de lei para si mesmos. Eles têm a
lei escrita em seu coração, e sua consciência testemunha os seus procedimentos. Os homens depois
de Adão ainda são pecadores e responsáveis por suas ações.
Somente porque as pessoas não pecam à semelhança de Adão, não significa que elas não
sejam pecadoras. Em outras palavras, isso não quer dizer que os homens não são responsabilizados
por suas ações. O homem morre porque peca (Rm 6:23). Deus é justo em condenar o pecado, e é
misericordioso em prover a salvação àqueles que a receberem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)