quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Romanos 2

ROMANOS 2

ROMANOS 5:19 - Se todos são feitos justos por Cristo, por que não são todos salvos?

PROBLEMA: Os eruditos concordam que, pelo contraste feito por Paulo entre "um só" e "muitos"
nesse versículo, estes "muitos" deve significar "todos". Porque diz também que "muitos" se
"tornaram pecadores" pelo pecado de "um só" (de Adão), e Paulo já tinha concluído que "todos
pecaram" [em Adão], uns poucos versículos antes (Rm 5:12). Mas já que todos "se tornaram
pecadores" significa que todos de fato pecaram, então por que nesse mesmo versículo todos "se
tornarão justos" não significa que todos serão salvos?
SOLUÇÃO: Há duas respostas que sintetizam essa questão: o universalismo e o particularismo.
Isto é, aqueles que alegam que esse versículo é uma prova de que todas as pessoas acabarão sendo
salvas e aqueles que crêem que apenas alguns serão salvos. Como a Bíblia claramente rejeita o
universalismo (veja os comentários de Colossenses 1:20), vamos ater-nos aqui às duas colocações
feitas pelos particularistas.
A posição potencial: Alguns eruditos acreditam que Paulo está se referindo simplesmente a
que "muitos se tornarão justos", pela morte de Cristo, num sentido potencial. Isso significa que,
pela cruz, todas as pessoas se tornam passíveis da salvação, mas que nem todas se salvarão. Os que
defendem essa posição apontam para o fato de que o paralelo não é perfeito, pois nos "tornamos
pecadores" em Adão sem a nossa livre escolha pessoal. Não obstante, não podemos nos tornar
justos em Cristo se não aceitarmos, por nossa livre escolha, esse "dom" de Deus (5:16-17).
A posição judicial: De acordo com essa posição, todos os homens "se tornaram pecadores"
no mesmo sentido de que "se tornarão justos", ou seja, judicialmente. Isto é, tanto Cristo como
Adão foram nossos representantes legais. E como em Adão toda a humanidade que dele proveio
tornou-se oficialmente pecadora perante Deus, não obstante, em Cristo todos se tornam
oficialmente justos, embora não pessoalmente numa condição de fato. E assim como toda pessoa
que atinge a idade da responsabilidade (veja os comentários de 2 Samuel 12:23 e Romanos 5:14)
tem de pecar ela mesmo para tornar-se culpada, cada um precisa aceitar individualmente a Cristo
para ser pessoalmente salvo.
Cristo removeu a culpa oficial e judicial que estava imposta à humanidade por causa do
pecado de Adão. Isso não significa que todos estão de fato salvos, mas somente que não mais se
acham legalmente condenados.

ROMANOS 8:3 -Jesus veio realmente num corpo humano de carne, ou apenas em sua
semelhança?

PROBLEMA: Paulo afirma que Jesus veio "em semelhança de carne pecaminosa", mas não
declara que ele é feito de carne humana, ainda que a Bíblia cite repetidamente o fato de Jesus ter
sido encarnado em carne humana, ou seja, de ser verdadeiramente humano, não apenas semelhante
a um humano.
SOLUÇÃO: Jesus não foi apenas semelhante aos homens - ele foi um homem. Ele não veio só em
semelhança à carne humana, mas veio com um corpo de carne realmente humana. Nesse ponto as
Escrituras são claras. João declarou: "E o Verbo [Cristo] se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1:14).
Posteriormente ele advertiu que todo aquele que não confessa "que Jesus Cristo veio em carne" não
é de Deus (1 Jo 4:2-3; cí 2 Jo 7). De igual forma, Paulo insistiu que "Deus se manifestou em carne"
(1 Tm 3:16, SBTB).
Noutra parte, nesse mesmo livro, Paulo usa a expressão "semelhança" no sentido de "ser
realmente como", não como apenas tendo a "aparência de ser como" (Rm 1:23; 5:14; 6:5). Assim,
bem pode ser que Paulo não estivesse fazendo diferenciação entre "semelhança" e "tal como". Ou,
quando Paulo afirmou (em Romanos 8:3) que Jesus veio "em semelhança de carne", talvez ele não
estivesse se referindo à carne humana como tal, mas à "carne humana pecaminosa". Jesus tinha
verdadeiramente carne humana, mas sua carne era apenas semelhante à carne humana pecaminosa,
porque ele não tinha pecado (Hb 4:15; 1 Pe 3:18; 1 Jo 3:3).
De qualquer modo, em Filipenses 2, Paulo fala de Cristo ter-se tornado "em semelhança de
homens", com o sentido de que ele era um ser humano (v. 7). Assim, mesmo sem o adjetivo
"pecaminosa" (colocado após "carne" em 8:3), Paulo fala da "semelhança" aos homens como sendo
o mesmo que "ser humano".

ROMANOS 8:26 - O nosso mediador é Cristo ou o Espírito Santo?

PROBLEMA: Em 1 Timóteo 2:5 vemos que "há... um só mediador entre Deus e os homens, Cristo
Jesus, homem". Mas Romanos 8:26 nos informa de que o Espírito Santo intercede por nós a Deus
"com gemidos inexprimíveis". Como pode então ser Cristo o único mediador, se o Espírito Santo
também se interpõe entre nós e Deus?
SOLUÇÃO: Cristo é o único mediador; o Espírito Santo é apenas um intercessor. Foi Cristo, e
somente ele, que morreu por nossos pecados (Hb 1 :l-2), tornando possível a nossa reconciliação
com Deus (2 Co 5:19). O Espírito Santo não morreu por nossos pecados; ele ora ao Pai em nosso
favor, com base na obra redentora de Cristo. Além disso, a intercessão do Espírito Santo não é feita
no céu, como a obra de Cristo é (1 Jo 2:1-2), mas é feita em nos. O Espírito que em nós habita
intercede por nós ao Pai baseado na obra mediadora do Filho.

ROMANOS 8:30 - Todos os que foram chamados são salvos, ou apenas parte deles?

PROBLEMA: Paulo mostra que todos a quem Deus "chamou" também "justificou" e "glorificou"
(Rm 8:30). Mas Jesus disse que "muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mt 20:16).
SOLUÇÃO: A palavra "chamou" está sendo usada em sentidos diferentes. Isso não é algo
incomum nas diversas línguas humanas. Considere, por exemplo, a seguinte sentença: "O suco da
manga que ele saboreava caiu e manchou a manga da sua camisa". Obviamente a palavra "manga"
está sendo usada em dois sentidos diferentes. Da mesma maneira, Paulo e Jesus estão empregando o
verbo "chamar" com sentidos diferentes, o que pode ser evidenciado da seguinte maneira:

CHAMADA GERAL                                    CHAMADA ESPECIFICA
Chamada para a salvação                                    Chamada de salvação
Para todos os homens                                            Somente para crentes
Não efetiva                                                             Efetiva para a salvação


Em resumo, quando Jesus referiu-se a que muitos são "chamados", ele estava falando de um
convite geral para que todos viessem a crer. Paulo, entretanto, refere-se àqueles que receberam uma
chamada específica de Deus, pela qual Deus leva os crentes à salvação. O primeiro caso é a
chamada a todos para a salvação; o segundo é a chamada de salvação a alguns.

ROMANOS 9:13 - Como Deus poderia odiar Esaú, sendo ele um Deus de amor?
(Veja os comentários de Malaquias 1:3.)

ROMANOS 9:17 - Como poderia Faraó estar livre, se Deus endureceu o coração dele?

PROBLEMA: Deus disse a Faraó: "Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e
para que o meu nome seja anunciado por toda a terra" (Rm 9:17). Em cumprimento disso, está
escrito que Deus endureceu o coração de Faraó (Êx 4:21; cf. Êx 7:3). Mas se Deus levantou Faraó e
ainda endureceu o coração dele para realizar os seus propósitos divinos, então Faraó não está isento
de responsabilidade em relação às ações que praticou?
SOLUÇÃO: Primeiro, Deus em sua onisciência sabia de antemão exatamente como o Faraó iria
agir, e ele usou isso para realizar os seus propósitos. Deus prescreveu os meios da ação livre, porém
teimosa, de Faraó, bem como o fim da libertação de Israel. Em Êxodo 3:19, Deus disse a Moisés:
"Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte". Faraó
rejeitou o pedido de Moisés e somente depois de dez pragas foi que finalmente ele deixou o povo ir.
Segundo, é importante notar que Faraó primeiramente endureceu o seu próprio coração. No
início, quando Moisés aproximou-se de Faraó com vistas à libertação dos israelitas (Êx 5:1), Faraó
respondeu: "Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor,
nem tampouco deixarei ir a Israel" (Êx 5:2).
A passagem que Paulo cita (em Romanos 9:17) é Êxodo 9:16, a qual, no contexto, refere-se
à praga das úlceras, a sexta praga. Mas Faraó endurecera o seu coração antes de Deus afirmar o que
afirmou. Somente porque Deus levantou Faraó, isso não quer dizer que Faraó não seja responsável
por suas ações.
Terceiro, Deus usa a injustiça dos homens para mostrar a sua glória. Deus ainda considera
Faraó responsável, mas no processo do endurecimento do seu coração o Senhor usou Faraó para
manifestar a sua grandeza e glória.
Deus às vezes faz uso de atos maus para obter bons resultados. A história de José é um bom
exemplo disso. José foi vendido por seus irmãos, e mais tarde tornou-se o governante do Egito. Lá
ele salvou muitas vidas durante o tempo de fome. Quando mais tarde ele se revelou aos seus irmãos
e os perdoou, ele disse: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em
bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida " (Gn 50:20). Deus pode
usar atos perversos para manifestar a sua glória (veja também o que é exposto sobre Êxodo 4:21).

ROMANOS 10:5 - Cumprir a lei traz vida?

PROBLEMA: Paulo parece dizer que cumprir a lei traz vida, quando ele cita Levítico (18:5): "o
homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela" (Rm 10:5). Mas em outra passagem o
próprio Paulo a c lama de "lei do pecado e da morte" (Rm 8:2). Ele afirma categoricamente: "o
mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte" (Rm
7:10).
SOLUÇÃO: Cumprir a lei não traz a vida da salvação a ninguém. Nisso a Bíblia é clara como um
cristal. Paulo disse aos gálatas: "se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na
verdade, seria procedente de lei" (Gl 3:21). Ele acrescentou: "ninguém será justificado diante dele
por obras da lei" (Rm 3:20). Pois "pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo
vivera' pela fé" (Gl 3:11).
Como entender então aquelas passagens que parecem dizer que a lei trará vida? Elas têm de ser
entendidas sob o enfoque de uma condição hipotética, não como uma realidade. Teoricamente,
aquele que cumprisse a lei de forma perfeita seria perfeito, mas na realidade ninguém consegue
fazer isso. Pois "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3:23). E "qualquer que guarda
toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos" (Tg 2:10). Para resumir: cumprir
a lei traz vida?

SIM                                                    NÃO

Hipoteticamente
Teoricamente
Se for cumprida
                                                                Na realidade
                                                                    Na prática
                                                                        Mas não há quem a cumpra

ROMANOS 11:26-27 - Como pode haver um futuro para a nação de Israel, já que eles
rejeitaram o Messias?

PROBLEMA: A nação de Israel evidentemente rejeitou Cristo como seu Messias (Rm 9-10; cf. Jo
1:10-11), e a Bíblia diz que as promessas de Abraão vão para a sua descendência espiritual, não
para os seus descendentes segundo a carne (Rm 4; Gl 3). Por que então Romanos 11 fala de um
futuro para a nação de Israel?
SOLUÇÃO: Abraão tem tanto uma descendência espiritual como uma literal. Todo aquele que crê
em Cristo pode tornar-se um herdeiro espiritual da promessa de justificação (Rm 4; cf. Gn 15),
porque Cristo veio da semente de Abraão (Gl 3:16).
Entretanto, há promessas também para os que são literalmente descendentes de Abraão, os
judeus, as quais ainda não foram cumpridas por completo. Por exemplo, Deus prometeu
incondicionalmente que os descendentes (na carne) de Abraão herdariam a terra da Palestina para
sempre (Gn 12:1-3; 13:15-17; 15:7-21; 17:8). Apenas por um curto tempo na história de Israel eles
herdaram essa terra (Js 11:23), mas Deus a deu a eles por um juramento incondicional (cf. Gn 15:7-
21), "para sempre"(Gn 13:15) e em "possessão perpétua" (17:8). Como Deus não pode quebrar uma
promessa incondicional (Hb 6:17-18; 2 Tm 2:13), essa promessa ainda está por ser cumprida para a
nação de Israel.
Em Romanos 9-11, Paulo está falando dos que são literalmente descendentes de Abraão, os
israelitas. Ele os chama de "meus parentes segundo a carne; que são israelitas" (Rm 9:3-4, SBTB) e
de "Israel" (Rm 10:1, SBTB, R-IBB, EC). Esse mesmo grupo nacional (Israel), que foi
temporariamente excluído, será de novo enxertado na árvore, e todo o Israel será salvo" (Rm
11:26).
Jesus falou acerca desse tempo em Atos 1, quando os discípulos lhe perguntaram: "Senhor,
será este o tempo em que restaures o reino a Israel?" (At 1:6). Sua resposta não foi uma repreensão
severa por não compreenderem as Escrituras, mas uma palavra firme de que apenas o Pai sabe os
"tempos ou épocas" em que tais coisas ocorrerão (v. 7).
Anteriormente Jesus havia falado da regeneração, dizendo que, quando "o Filho do Homem
se assentar no trono da sua glória, também [vós, os que me seguistes,] vos assentareis em doze
tronos para julgar as doze tribos de Israel" (Mt 19:28). De fato, no último livro da Bíblia, o apóstolo
João falou de Deus resgatando da tribulação "cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos
filhos de Israel" (Ap 7:4).
Assim, tudo corrobora para que creiamos que Deus honrará o seu pacto incondicional com
Israel, de dar-lhe a terra da Palestina para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)