terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas - Rute


 RUTE

RUTE 3:7 - Este versículo não dá a entender que Rute manteve uma relação sexual com Boaz,
depois de ele embriagar-se, a fim de obrigá-lo a resgatá-la?

PROBLEMA: Depois de Boaz ter comido e bebido, ele foi deitar-se, após o que Rute veio
mansamente e descobriu os pés de Boaz, e deitou-se com ele. Isso quer dizer que Rute teve uma
relação com Boaz para obrigá-lo a resgatá-la?
SOLUÇÃO: Não! Nada há no texto de Rute que indique alguma impropriedade moral tanto por
parte de Boaz como de Rute. Primeiro, Rute não foi à noite para esconder um ato imoral com Boaz.
Não, ela foi à noite para que Boaz não sofresse a pressão de passar por um escrutínio por parte do
povo. Boaz teria a oportunidade de declinar da proposta de resgatar Noemi e casar-se com Rute sem
ter de enfrentar qualquer tipo de constrangimento diante das pessoas.
Segundo, a menção de que ela "lhe descobriu os pés" não é um eufemismo com o fim de
suavizar a informação de que Rute mantivera uma relação com Boaz. Não, esta é a descrição literal
de uma prática comum naquela época para demonstrar submissão e sujeição. Rute simplesmente
descobriu os pés dele como um símbolo de sua submissão a Boaz e de seu desejo de tornar-se sua
esposa.
Terceiro, a passagem relata que depois de ter descoberto os pés de Boaz, Rute "se deitou".
Entretanto, esta não é uma maneira de se dizer que houve um ato sexual. A expressão que
usualmente é empregada neste sentido é: "ele se deitou com ela". Sem esta expressão "com
Alguém", a frase denota simplesmente o ato de se reclinar.
Quarto, o fato de Boaz ter estendido a sua capa sobre Rute foi também um ato simbólico.
Isto refere-se à prática de um homem estender sobre sua esposa a sua coberta. Rute lembra Boaz da
responsabilidade que ele tinha de acordo com a lei do levirato (Dt 25:5-10). Em Rute 3:10 há um
paralelo com o que aconteceu no primeiro encontro de Rute com Boaz (2:12). Neste versículo é dito
que Rute tinha ido buscar refúgio "sob as asas" do Deus de Israel; agora ela está buscando refúgio
sob a asa de Boaz.

RUTE 4:3-8 - O procedimento de Boaz e Rute não estaria em desacordo com a lei do levirato?

PROBLEMA: Deuteronômio 25:5-10 delineia o que é conhecido como a lei do levirato. Se um
homem morria e deixava sua esposa sem filhos, o irmão daquele homem era moralmente obrigado a
casar-se com a mulher de seu irmão e gerar filhos no nome de seu irmão falecido. Essa prática
assegurava que o nome de quem morria sem gerar filhos não ficaria sem descendência. Entretanto,
Boaz não era irmão de quem tinha sido marido de Rute, e que falecera. Assim, o procedimento deles
não estaria em desacordo com a lei do levirato?
SOLUÇÃO: Embora tenha sido um caso um pouco mais complicado, o procedimento de Boaz,
Noemi e Rute certamente não estava em desacordo com o que a lei do levirato estabelecia. O
primeiro propósito do casamento pelo levirato era perpetuar a linha familiar daquele que morreu.
Alguns fatores indicam que no tempo de Boaz e Rute já eram comuns alguns acréscimos ao que a
lei do levirato originalmente estabelecera . Primeiro, se não havia um irmão vivo na família, então a
obrigação do casamento ficava com o parente do sexo masculino mais próximo do falecido.
No caso em questão, havia um parente mais próximo do que Boaz da família de Noemi.
Entretanto, quando ele não aceitou o convite, Boaz tornou-se o homem com grau de parentesco
mais próximo, enquadrando-se na condição de ser aquele que legalmente teria de cumprir aquela
obrigação moral.
Segundo, junto com a responsabilidade de gerar filhos no nome do falecido, havia ainda a
responsabilidade de resgatar qualquer propriedade que pertencia ao que morrera e que tivesse sido
vendida ou confiscada (Lv 25:25). Como o parente mais próximo não estava em condições de
assumir tal responsabilidade (Rt 4:6), ele declinou desse direito e dessa responsabilidade de resgatar
Noemi e casar-se com Rute, passando tais obrigações a Boaz. Nada há no resgate de Noemi nem no
casamento de Boaz com Rute que esteja em desacordo com a lei do levirato.

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