quarta-feira, 6 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Eclesiastes


ECLESIASTES

ECLESIASTES 1:1 - Se este livro é inspirado, por que ele não é citado no NT?

PROBLEMA: Os escritores do NT citam a grande maioria dos livros do AT, do Gênesis a
Malaquias. Há literalmente centenas de citações de todas as partes mais importantes do AT.
Contudo, o livro de Eclesiastes não é citado nem uma única vez. Se ele é um livro inspirado, por
que não foi citado pelo menos uma vez?
SOLUÇÃO: Alguns dos livros do AT não são diretamente citados no NT, incluindo-se entre eles
Rute, 1 e 2 Crônicas, Ester, Cântico dos Cânticos, e Eclesiastes. Entretanto, todos esses livros foram
considerados inspirados tanto pelo judaísmo como pelo cristianismo. Vários pontos devem ser
considerados.
Primeiro, ser citado no NT não foi um quesito para se aceitar a inspiração de um livro do AT.
A questão era de ser o livro escrito por alguém que, falando em nome de Deus, tivesse sido abonado
por Deus e aceito pelo povo de Deus. O livro de Eclesiastes passa por esse teste.
Segundo, embora não haja um texto de Eclesiastes que tenha sido citado como tal no NT,
muitas de suas verdades o são. Por exemplo:
O que semeamos, colhemos Ec 11:1, cf. Gl 6:7
Afastar-se das paixões da mocidade Ec 11:10; cf. 2 Tm 2:22
A morte é determinada por Deus Ec 3:2; cf. Hb 9:27
O amor ao dinheiro é um mal Ec 5:10; cf. 1 Tm 6:10
Não ser prolixo na oração Ec 5:2; cf. Mt 6:7
Terceiro, os escritores do NT não tiveram oportunidade para fazer citações de cada livro do
AT. Poucos cristãos têm citado recentemente alguma coisa de 1 Reis, contudo o NT o fez (Rm
11:4). Com efeito, poucos crentes chegam a citar 2 ou 3 João, não obstante estas cartas fazem parte
da inspirada Palavra de Deus. Se é citado, ou com que freqüência é citado, não é este o critério para
se determinar se um certo livro é inspirado ou não.

ECLESIASTES 1:2 - Como este livro pode ser parte das Escrituras, se ele contém tal
ceticismo?

PROBLEMA: Várias afirmações que Salomão faz por todo este livro mostram um ceticismo que
parece ser contrário à Bíblia como um todo. Em Eclesiastes 9:5 ele diz: "Porque os vivos sabem que
hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma". Entretanto, o livro de Eclesiastes faz
parte do cânon das Sagradas Escrituras como um livro inspirado. Como um livro assim tão cheio de
ceticismo pode ser tido como pertencente às Escrituras?
SOLUÇÃO: Embora o livro de Eclesiastes realmente contenha afirmações que, quando tomadas
isoladamente, parecem ser contrárias ao ensino da Bíblia, ele não é um livro de ceticismo. Sendo
tais afirmações entendidas em seu contexto, o seu sentido é compatível com as demais escrituras.
Afirmações como esta de Eclesiastes 1:2 não têm o propósito de produzir ou de promover o
ceticismo. Antes, Salomão está registrando sua busca da felicidade e do sentido da vida, indo atrás
de tudo o que este mundo oferece.
Cada uma dessas observações aparentemente céticas tem o objetivo de demonstrar que, à
parte de Deus, tudo "debaixo do sol" é apenas vaidade, e que a única fonte da verdadeira felicidade
e da paz permanente é o Senhor nosso Deus. As investigações de Salomão acabaram por fazê-lo
concluir que o dever de todo homem é o que ele diz: "Teme a Deus e guarda os seus mandamentos"
(Ec 12:13).

ECLESIASTES 1:9-10 - Não é falsa a afirmação de que não há nada novo debaixo do sol?

PROBLEMA: Salomão declarou que "nada há, pois, novo debaixo do sol". Mas isso não somente é
contrário à ciência e à história humana, mas também está em oposição a outros versículos das
Escrituras (cf, Is 43:19; Jr 31:22), em que Deus diz que ele fará "cousa nova".
SOLUÇÃO: É claro que há novas invenções, e que Deus faz novas coisas. Não é disso que
Salomão está falando, mas de como o ser humano pode se satisfazer "debaixo do sol" (v. 8). Todos
os meios normais-do vinho, da riqueza, da sabedoria, das obras (veja Ec 2)- já foram tentados e
demonstraram-se deficientes.

ECLESIASTES 1:18 - A sabedoria é fonte de felicidade ou um meio para a tristeza?

PROBLEMA: Salomão afirma: "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta
ciência aumenta tristeza". Entretanto, Provérbios afirma: "Feliz o homem que acha sabedoria, e o
homem que adquire conhecimento" (Pv 3:13). A sabedoria traz tristeza ou felicidade?
SOLUÇÃO: Tudo depende do propósito pelo qual a sabedoria ou o conhecimento são buscados.
Em Eclesiastes, Salomão está em busca da sabedoria "debaixo do sol" (cf. 1:3), isto é, à parte de
Deus, como fonte de felicidade. Ele conclui, acertadamente, que isso é "vaidade e correr atrás do
vento" (1:14). Entretanto, se a sabedoria é vista com base no "temor do Senhor" (Pv 1:7), então ela
é o meio segundo o qual realmente se obtém a verdadeira felicidade. De fato, Salomão chegou a
esta conclusão em Eclesiastes (veja 8:12,12:13).
O entendimento do AT sobre o que é a sabedoria também não é o acúmulo de grandes
porções de conhecimento. Para Salomão, a sabedoria é primeiro, e antes de tudo, viver uma vida de
sucesso no que se refere à retidão e à paz, em obediência a Deus. O conhecimento por si não traz a
sabedoria. De fato, a mensagem de Eclesiastes é que o conhecimento em si traz apenas tristeza. A
sabedoria é a acumulação do tipo certo de conhecimento emparelhado com uma vida que esteja em
harmonia com os mandamentos de Deus e em paz com ele.

ECLESIASTES 2:2 - O riso é bom ou mau?

PROBLEMA: Às vezes, a Bíblia fala como se o riso fosse algo bom, e às vezes como se fosse algo
mau. Salomão concluiu: "Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve?" (Ec 2:2). Ele
acrescentou que "melhor é a mágoa do que o riso" (7:3). Jesus também disse: "Ai de vós, os que
agora rides!" (Lc 6:25). Por outro lado, a Bíblia encoraja o riso, declarando que "o coração alegre é
bom remédio" (Pv 17:22). Salomão até mesmo exaltou "a alegria, porquanto para o homem
nenhuma coisa há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se" (Ec 8:15).
SOLUÇÃO: A resposta acha-se em outro verso. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo
para todo propósito debaixo do céu:... tempo de rir; tempo de prantear" (Ec 3:1,4). O que a Bíblia
diz a respeito do riso pode ser resumido no seguinte contraste:
QUANDO O RISO É BOM - QUANDO O RISO É MAU
O meio de se gozar a vida - O fim (alvo) da vida em si
Meio de se expressar a felicidade - Meio de se alcançar a felicidade
Num espírito alegre - Num escárnio desregrado
Como um divertimento racional - Como uma hilaridade sem sentido

ECLESIASTES 2:24 - Neste versículo Salomão está aprovando o hedonismo?

PROBLEMA: Salomão concluiu: "Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que
a sua alma goze o bem do seu trabalho". Mas isto é hedonismo, que é condenado em outros textos
na Bíblia (Lc 12:19-20; 1 Co 10:7).
SOLUÇÃO: Salomão não está recomendando o hedonismo, que se caracteriza pela busca do prazer
à parte de Deus. Há uma grande diferença entre o que diz o hedonista - "Coma, beba, alegre-se,
porque amanhã todos morreremos" - e a exortação de Salomão de usufruirmos da vida - porque ela
"vem da mão de Deus" (Ec 2:24). O prazer que Salomão recomendou é o que "Deus lhe dá debaixo
do sol" (Ec 8:15), e que é "dom de Deus" (Ec 3:13).
Deus não é um desmancha-prazeres cósmico ou um avarento celestial. Ele "tudo nos proporciona
ricamente para nosso aprazimento" (1 Tm 6:17), e há na sua "destra, delícias perpetuamente" (Sl
16:11). Entretanto, Salomão nos adverte: "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu
coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam
aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas" (Ec 11:9). Deus quer
que gozemos esta vida, mas que a vivamos à luz da próxima vida.

ECLESIASTES 3:19 /- O destino do homem é o mesmo que o dos animais?

PROBLEMA: Salomão parece declarar que não há diferença entre a morto de um homem e de um
animal: "Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede:
como morre um, assim morre o outro" (Ec 3:19). Contudo, depois ele afirma que, diferentemente
dos animais, quando o homem morre, o espírito volta a Deus, que o deu (cf. Ec 12:7). Como se
explica esse conflito?
SOLUÇÃO: Há tanto semelhanças como diferenças entre a morte do animal e a do homem. Em
ambos os casos, o corpo morre e retorna ao pó. De igual modo, a morte tanto de um como de outro
é certa, e não há como evitá-la. Nesses pontos, o fenômeno físico é o mesmo tanto para o homem
como para o animal.
Por outro lado, o homem tem uma alma imortal (espírito), e o animal não tem (Ec 12:7; cf.
3:21). Sobre animal algum diz a Bíblia: "deixar o corpo" é "habitar com o Senhor" (2 Co 5:8).
Assim também em texto nenhum a Bíblia fala da ressurreição de um animal, como o faz a respeito
de todos os seres humanos (cf. Jo 5:28-29; Ap 20:4-6). Assim, no âmbito espiritual, há uma grande
diferença entre a morte do homem e a do animal. Considere o seguinte sumário:
A MORTE DO HOMEM E A MORTE DO ANIMAL
SEMELHANÇAS - DIFERENÇAS
No físico - No espiritual
No corpo - Na alma
Vida antes da morte - Vida após a morte
Corpo mortal - Imortalidade da pessoa
Como o corpo se deteriora - O corpo é ressuscitado
Nenhum controle sobre a morte - Experiência da ressurreição

ECLESIASTES 3:20 - Se tudo volta ao pó, como pode haver uma ressurreição?

PROBLEMA: Alguns têm argumentado contra a ressurreição física com base no raciocínio de que
os fragmentos dos cadáveres que foram espalhados não podem ser reajuntados novamente, uma vez
que parte deles transformou-se em plantas, e de que outros corpos foram comidos por animais ou
até mesmo por canibais. Contudo a Bíblia declara que "todos os que se acham nos túmulos... sairão"
(Jo 5:28-29).
SOLUÇÃO: Várias coisas têm de ser observadas a esse respeito. Primeiro, como muitos eruditos
têm salientado, se necessário, não seria problema algum para um Deus onipotente trazer de volta
todas as exatas partículas de cada corpo, na ressurreição. Certamente aquele que criou todas as
partículas do universo tem o poder de reconstituir o corpo humano, que tem um número
relativamente bem limitado de partículas. O Deus que criou o mundo a partir do nada com certeza
pode moldar um corpo ressurreto a partir de alguma coisa.
Segundo, não é necessário crer que as mesmas partículas serão restauradas no corpo
ressurreto. Até mesmo o senso comum aceita que um corpo pode ser o mesmo corpo físico sem ter
as mesmas partículas físicas. O fato observável de que o corpo alimenta-se ingerindo alimentos e
põe para fora certos dejetos, e de que ele engorda e emagrece é suficiente evidência desta verdade.
Certamente não dizemos que o corpo de alguém não é mais material nem que não é mais o corpo da
pessoa simplesmente porque ela ganha ou perde peso.
Terceiro, à luz da ciência moderna, não é necessário acreditar que Deus reconstituirá as
exatas partículas que a pessoa tinha no corpo pré-ressurreto. O corpo físico permanece físico muito
embora, de acordo com a ciência, as exatas moléculas físicas nele mudam a cada sete anos mais ou
menos, Assim, o corpo ressurreto pode ser tão material quanto o é o nosso corpo atual, mesmo
havendo nele novas moléculas.

ECLESIASTES 3:20-21 - Se há vida após a morte, por que Salomão declara que não há
vantagem para o homem em relação ao animal?

PROBLEMA: A Bíblia ensina que a alma sobrevive à morte (Fp 1:23; 2 Co 5:8; Ap 6:9). Mas
Salomão salienta que "todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão" (Ec
3:20). Daí, "nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade" (Ec 3:19).
SOLUÇÃO: A referência é ao corpo humano, não à alma. Tanto o homem como o animal morrem
e o seu corpo volta ao pó. Entretanto, o homem é diferente, pois a sua alma "se dirige para cima" (v.
21). De fato, Salomão fala da "eternidade" no coração humano (Ec 3:11) e da sua imortalidade
quando ele declara que na morte o homem vai "à casa eterna" (12:5). Ele enfatiza também que
devemos temer a Deus porque num certo dia "de todas estas cousas Deus te [nos] pedirá contas"
(11:9). Assim, Eclesiastes não nega a vida após a morte; o que ele faz é nos advertir quanto à
futilidade de vivermos somente para esta vida "debaixo do sol" (cf. 1:3,13; 2:18). (Veja o
comentário precedente em 3:19.)

ECLESIASTES 7:16 - Como é possível ser muito justo?

PROBLEMA: Jesus ordenou a seus seguidores: "sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai
celeste" (Mt 5:48). Deus disse: "portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11:45). Mas
Salomão instrui: "não sejas demasiadamente justo" (Ec 7:16). Como pode alguém ser muito justo?
É certo também que não se pode ser demasiadamente correto ou ter demasiado amor?
SOLUÇÃO: Uma pessoa não pode ser completamente justa, mas pode ser demasiadamente justa.
Os fariseus são um bom exemplo disso. Eles eram tão justos que tinham justiça própria. "Porquanto,
desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que
vem de Deus" (Rm 10:3).

ECLESIASTES 8:12-A vida dos ímpios é prolongada ou diminuída?

PROBLEMA: Este versículo, ao dizer: "Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se
lhe prolonguem..." (cf. Jó 21:7), mostra que a vida do ímpio pode ser prolongada. Contudo, um
outro texto na Bíblia diz: "os anos dos perversos serão abreviados" (Pv 10:27; cf. Ec 8:13).
SOLUÇÃO: O texto que fala que o ímpio tem uma vida curta afirma o princípio geral de que a
impiedade normalmente acarreta uma diminuição na duração da vida humana Quaisquer exceções
são a prova da regra geral. Os textos que falam dos ímpios tendo uma longa vida falam a respeito de
alguns, e não de todos. Isso deu margem a que o justo gritasse: "Por quê?" A resposta, é claro, é que
nem toda a justiça se realiza nesta vida.

ECLESIASTES 9:5 - Os mortos têm memória?

PROBLEMA: Aparentemente Salomão parece estar dizendo que os mortos não têm mais noção de
nada. Ele escreveu: "os mortos não sabem cousa nenhuma... porque a sua memória jaz no
esquecimento" (Ec 9:5). Semelhantemente, o salmista disse: "Pois, na morte, não há recordação..."
(Sl 6:5). Mas isso parece contradizer as muitas passagens que falam de as almas estarem
conscientes após a morte (por exemplo, 2 Sm 12:23; 2 Co 5:8; Ap 6:9).
SOLUÇÃO: A Bíblia ensina que a alma sobrevive à morte num estado consciente de conhecimento
(veja os comentários de 2 Reis 14:29). As passagens que dizem que não há conhecimento ou
lembrança após a morte estão falando de não haver memória neste mundo, e não de que não há
memória deste mundo. Salomão esclareceu o seu comentário dizendo: "porque na sepultura, para
onde tu vais, não há... conhecimento" (Ec 9:10, SBTB), deixando claro que é na sepultura que não
há lembrança de nada.
Ele afirmou também que os mortos não sabem o que se passa "debaixo do sol" (9:6). Mas
conquanto não saibam o que ocorre na terra, certamente sabem o que está ocorrendo no céu (cf. Ap
6:9). Em resumo, estes textos referem-se simplesmente ao homem em relação a esta vida presente -
eles nada dizem a respeito da vida futura, após esta que vivemos.

ECLESIASTES 11:9 - O jovem deve andar segundo o seu caminho ou segundo o caminho de
Deus?

PROBLEMA: Neste texto, Salomão diz para o jovem: "...anda pelos caminhos que satisfazem ao
teu coração e agradam aos teus olhos". Mas isso está em desacordo com outros textos das Escrituras
que insistem que não se deve andar segundo os desejos do coração, nem segundo os desejos dos
olhos (cf. Nm 15:39).
SOLUÇÃO: Vários são os modos pelos quais podemos entender esta passagem de Eclesiastes, sem
conflitar com outros textos das Escrituras. Primeiro, alguns sugerem que neste texto temos um
exemplo de ironia, significando, portanto, que o jovem não deveria ir segundo o seu caminho, mas
segundo o caminho de Deus. Como a ironia é um recurso literário humano perfeitamente legítimo,
que o Espírito Santo pode usar (veja a Introdução), isto é possível.
Segundo, mesmo tomando-se o texto de modo literal, o conselho não é desprovido de
qualificação, uma vez que Salomão acrescenta rapidamente: "sabe, porém, que por todas estas
coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a
adolescência e a juventude são vaidade" (Ec 11:9-10, SBTB). Nesse sentido, o conselho de Salomão
é: divirta-se, faça o que o seu coração desejar, mas ao mesmo tempo tenha em mente que você terá
de prestar contas a Deus, "que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento"(1 Tm
6:17).

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