sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O mundo (segundo a bíblia)

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (1 João 5:19) 



Mas, o que é esse 'mundo'? Seria o planeta Terra? Ou o Cosmos?
Bem, teremos que começar la do começo, desde o Éden! Deus criou todas as coisas (e viu que era bom!), e por último, o homem. Tudo estava indo tão bem, conforme os planos de Deus, quando o homem, duvidou de Sua palavra, deu ouvido a serpente, que é satanás, e o que ocorreu, então? Simplesmente o pecado veio ao mundo, e o diabo se tornou o 'deus' dele:

"Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." 1 Co 15:21-22



"E o diabo, levando-o (Jesus Cristo)a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero." Lucas 4:5-6


Quem deu ao inimigo tudo isso? Foi Deus, por pura maldade? Ou será que não foi o próprio homem, querendo ser deus? Certamente, ao duvidar do aviso divino, o homem simplesmente O desprezou, dando atenção as tentações do tentador. E são essas tentações que nos levarão a entender o que é o mundo:

"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." Gênesis 3:6


Vejamos a primeira tentação: E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer...
Ou seja, agradável a sua carne, ao seu ego, ao seu coração, sem se importar com as consequências! Essa é a primeiras das concupiscências citadas em 1João 2.16

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne"...

Sim, porque ao entrar o pecado no mundo, toda humanidade recebeu a natureza morta, ímpia e afastada de Deus que Adão contraiu ao cometer aquele ato, no jardim. E tudo que nossa natureza morta quer fazer agora, se resume nisto:

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."  
Gálatas 5:19-21

Sendo assim, a concupiscência da carne é toda forma de prostituição (adultérios, fornicações, lascívias, impurezas), ira, homicídios (não precisa matar alguém pra ser homicida, basta apenas você odiar-lo, lhe desejar mal...) e toda forma de pecado gerado pelos seus desejos, ego, soberba... Então, Eva, ao ver aquele fruto agradável de se comer, só pensou em seu bel-prazer, satisfazer seu desejo crescente, começando a ignorar o mandamento do SENHOR... Rapidamente chegou a segunda tentação: e agradável aos olhos...

Ah, os olhos... A principal porta de entrada para tudo que é ruim! Porque será que neste mundo investem tanto em outdoors, propagandas com mulheres e homens seminus, carrões lindos, casarões enormes, roupas, enfim? Por causa dessa porta que nós temos! E Eva, ao olhar aquele delicioso, vistoso, suculento e chamativo fruto, se sentiu ainda mais tentada a comer-lo! Foi por isso que Jesus pregou:

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!"
 Mateus 6:22-23

O que você deixar entrar através de teus olhos, o que você mais lhe deixar chamar atenção, te dominará, seja a luz, ou seja a treva... Se atentares nas mulheres bonitas, por exemplo, certamente a cobiça por ela/elas lhe dominará! E 1João 2.16 continua:

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos..."


Sim, através dela que o mundo nos seduz, e por ele desejamos a mulher do próximo, o carro do próximo, a roupa da próxima, desejamos riquezas, poder, subir mais alto que os outros, até mais do que Deus... É por ela que invejamos o bem e o sucesso do próximo, e daí surgem tantas desgraças, porfias, pelejas, invejas, maldizeres, dissensões...

E para fechar o trio, a terceira tentação:"desejável para dar entendimento"...

A serpente lhe mentiu, dizendo que ao comerem dele, seriam COMO DEUS, sabendo o bem e o mal! Sim, já não bastava para Eva ser de Deus, ela queria ser como Ele! Assim ela não precisaria do Criador, nem se chegar a Ele para ter vida, e sabedoria, ela seria dona de si, ou pelo menos era o que pensava... Esse sentimento maligno está lá em 1Jo 2.16:

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo."



Se invertemos as palavras, ficará "vida de soberba", e é isso que tanto vemos, e até vivemos, neste mundo; homens rejeitando os mandamentos do Pai, preferindo criar suas próprias regras e religiões, exaltando seu ego mais do que tudo na vida... Olhe a vida de um astro da mídia, como se vestem, como agem, como pensam em relação a tudo, a Deus... O que chamam de 'estrelismo' é só um dos sinais de que ela se acha especial, superior, que tem de ser do jeito dela e só dela, querem ser cultuados, eternizados... E esses cientistas querendo descobrir a 'verdade', clonarem, alcançarem a vida eterna, enfim serem independentes de Deus, assim como Eva!






Escolha pois, como seguir sua vida, se seguirá as suas concupiscências, seus desejos e vontades egoístas, herdando pois morte e condenação, ou renunciará a si mesmo, tomará sua cruz (mandamentos de Cristo) e odiará o que é do mundo, recebendo assim, no porvir, a coroa da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)