segunda-feira, 4 de março de 2013

Fatos científicos na Bíblia!!!


Dizem que a ciência e a bíblia são opostas, mas veremos neste post que a bíblia tá longe de ser uma obra de primitivas mentes humanas da idade do bronze, uma mera fábula.. De fato ela é a sagrada escritura inspirada pelo Espírito de Deus (2 Pedro 1.21) contendo verdades científicas (ainda que numa linguagem simples), profecias maravilhosamente cumpridas, tem base histórica e arqueológica e é salvação para quem quiser aceitar a realidade:


Salientando que a bíblia, já é fantástica desde sua concepção, sendo escrita durante um período de uns 1600 anos, em três idiomas diferentes, vários estilos literários, por uns 40 autores diferentes, de várias profissões, mesmo assim incrivelmente parece que foi escrita de uma só vez, por um só escritor! Compare por exemplo com o corão, escrito em 13 anos por um só autor, Maomé, mas que possui inúmeros versos que mais adiante são anulados, contrariados por novas "revelações" e até “versos satânicos” onde o autor confirma ter sido inspirado pelo próprio satã! Fora as tentativas falhas e enganosas de querer fazê-lo um livro da mesma categoria que a bíblia, mas ao mesmo tempo plagiando fábulas locais, judaicas, e interesses pessoais perversos, o que o torna mais uma obra bizarra de religiosidade advinda da mentalidade humana...


1. Gravidade:
"O norte estende sobre o vazio; e SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA." (Jó 26 : 7)


Livro de Jó, o mais antigo da bíblia, faz essa devida afirmação, de que a Terra está flutuando, suspensa no espaço (formado de puro vácuo, que na prática é NADA, ausência de átomos, matéria), diferente da mentalidade da época, como hindus, que criam estar a Terra encima de elefantes, tartaruga, ou os gregos que achavam que ela estava nas costas de atlas, um gigante! Mas, a ciência descobriu esta verdade (há não muito tempo), nada a sustenta, mas sim a gravidade, uma das quatro forças que rege o Universo.


2. Dimensões perfeitas pra uma embarcação:
"E desta maneira a farás: DE TREZENTOS CÔVADOS O COMPRIMENTO DA ARCA, E DE CINQÜENTA CÔVADOS A SUA LARGURA, e de trinta côvados a sua altura." (Gênesis 6 : 15)


Com esta exata proporção (comprimento 6x maior que largura), Deus ordenou Noé fazer uma arca com perfeita estabilidade, sendo até comprovada por uma experiência feita em 1993 por Dr. Seon Hong no centro de pesquisa de navios KRISO, localizado em Daejeon, Coréia do Sul, onde ele comparou 12 modelos de diferentes proporções em relação a arca. O resultado foi que nenhum outro modelo superou em estabilidade, conforto e resistência o modelo bíblico.


3. O formato da Terra:


"Ele é o que está assentado sobre O CÍRCULO DA TERRA, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;" (Isaías 40 : 22)
Calma, amigos, antes de tudo, aviso que a palavra hebraica ( חוגchuwg) pode ser traduzida como círculo, esfera, globo, redondeza, dependendo da versão bíblica.
Essa idéia de globo é reforça da por Lucas 17.34-36, onde diz que:
“Digo-vos: Naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado.
Duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e a outra será deixada.
Dois homens estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.”
“Naquela noite”, terá gnt dormindo, e ao mesmo tempo gnt trabalhando? Sim, se for o caso da Terra, enquanto um lado do globo é noite, no outro é dia, horário de trabalhar, moer, ir pro campo...




4. Correntes oceânicas:
“as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas VEREDAS DOS MARES.” Salmos 8.8
Em inglês “paths”, espanhol “senderos”, tudo com sentido de trilhas, caminhos, rotas, fato que inspirou Matthew Maury, no século 19, a pesquisar e “descobrir” as rotas oceânicas, de cujo dados auxiliaram os navegadores a reduzirem em vários dias suas viagens marítimas.


5. Lidando com doenças I:
“Quando, pois, o que tiver o fluxo e ficar limpo do seu fluxo, contará para si sete dias para a sua purificação, LAVARÁ AS SUAS VESTES, BANHARÁ O SEU CORPO EM ÁGUAS VIVAS, E SERÁ LIMPO.” Lev. 15:13
Exatamente o contrário do que faziam as pessoas durante séculos, lavando seus feridos, enfermos, roupas, em água parada... Até serem descobertos os microrganismos que espalham as enfermidades. Mas a bíblia já recomendava isso há 3500 anos. Impossível saber que isso era arriscado, visto que não faz muito tempo que foram descobertos germes, microrganismos microscópicos só acessíveis com tais instrumentos!


6. Lidando com doenças II:
Nos capítulos 13, 14 de Levíticos, Deus trata de várias recomendações sobre como lidar com lepra, doença de pele contagiosa, e outras, ordenando, após a detecção, colocar o sujeito em QUARENTENA, isolamento, até verificar-se a cura, queimar pertences pessoais contaminados, roupas, enfim. Muito melhor que os “tratamentos científicos” da época, como diz no Papiro Ebers, que receitava: sangue de lagarto, dente de porco, carne e banha podres, cera de ouvido de porco, excrementos humanos, etc.


7. Como tratar as fezes:
“Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás. E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela CAVARÁS E, VIRANDO-TE, COBRIRÁS O QUE DEFECASTE.” Dt 23.12,13
Só pela falta dessa simples medida sanitária, até a primeira guerra mundial morreram mais soldados contaminados por doenças relacionadas a falta de higiene do que por armas! Fora que até 1790, as cidades não tratavam o esgoto, era tudo lançado na rua mesmo! Muita coincidência Moisés dar um conselho essencial desses sem ter conhecimento de germes, microrganismos, nada.


8. Fontes d’água oceânicas:
“Acaso tu entraste até OS MANANCIAIS DO MAR, ou passeaste pelos recessos do abismo?” Jó 38.16


Não existe outra explicação para alguém na época de Jó saber que existiam fontes de água no fundo do oceano, a não ser revelação do Criador! Para a ciência foi necessário alcançar os anos 70 para finalmente conseguirem acessar o fundo do mar, totalmente escuro, pressão gigantesca, com um submarino feito para suportar 3 toneladas por polegada de pura pressão.


9. Entropia da criação:


“Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos”.
“Eles PERECERÃO, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, ENVELHECERÃO; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.” Sl.102.25,26


Notável que diferentemente de muitas crenças antigas, onde se achava que o Universo era eterno, ou então regido por ciclos eternos de inicio, meio e fim de eras (que diga o calendário maia!), a bíblia crê num início específico, e também afirma que (por causa do pecado), céus e terra atuais “perecerão”, estão se degradando..
Lendo na Wikipédia, temos:
“Entropia na cosmologia”
Em cosmologia, na evolução do universo no tempo verifica-se uma diminuição da quantidade de energia disponível para a realização de trabalho. Tal implica uma limitação no tempo da existência do universo tal como se apresenta, pois o sentido natural das mudanças da natureza é o que origina uma diminuição da qualidade da energia. Teoricamente, o universo seria o único sistema realmente isolado, e como tal, nele, a quantidade de energia útil nunca aumenta.”


10. Circuncisão ao 8° Dia de vida:


“À idade de OITO DIAS, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.” Gn 17.12


Esse ato de operar o prepúcio, muito comum aos judeus, considerado por muitos como cruel, mutilação, na verdade tem muitos benefícios tanto ao homem quanto para mulher! O acúmulo de bactérias e resíduos lá pode transmitir a mulher o HPV, papiloma vírus, responsável pelo câncer do colo uterino (as israelenses possuem o menor índice dessa doença no mundo); o mesmo acúmulo de bactérias no homem pode causar até câncer peniano, e homens não circuncidados tem maior chance ainda de contraírem DST’s, segundo estudos recentes! Outro fato admirável é com relação ao oitavo dia indicado na bíblia, é pq, até o 5° dia, o organismo da criança não produz vitamina K, o que pode causa grande hemorragia a criança durante a operação. Do 7° dia em diante, a vitamina já se normaliza no organismo, e, além disso, no oitavo dia, o nível de protombina, proteico essencial na coagulação sanguínea, atinge o nível máximo!


11. O sangue e a vida:


“Porque A VIDA DA CARNE ESTÁ NO SANGUE; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” Lev. 17.11


Uma afirmação simples hoje em dia (tudo parece simples depois de ser fato conhecido né!), porém, durante milênios, desconhecida... O sangue carrega todos nutrientes, anticorpos, oxigênio para as células, hormônios, enfim, e elimina os dejetos delas, ao passar pelos rins. Mas, pasme, até poucos séculos atrás a sangria era usada para tratar doenças! Tudo pela crença antiga de que o sangue tinha “humor”, assim como outros fluidos, até renomados gregos antigos criam nisso, recomendando sangria como tratamento para enfermidades. Outros pensavam que o “excesso” de sangue era prejudicial a saúde, e por aí vai! Essa prática é descrita no Talmude, livro de tradições judeus (nada a ver com a bíblia), e escritos mesopotâmios, Ayuverda (medicina hindu), egípcios, maias, astecas, islâmicos (que certamente aprenderam com os escritos gregos) que daí foi disseminado pela Europa medieval, chegando até os EUA. Aliás, George Washington, 1° presidente americano, a fim de uma cura para um problema na garganta, sofreu uma sangria tal (3.75 litros em dez horas), que provavelmente levou-o ao óbito! Nem vou mencionar as transfusões de sangue entre homens e animais, praticadas na idade Média!


12. Seres vivos e suas espécies:


“E disse Deus: Produza a TERRA SERES VIVENTES SEGUNDO AS SUAS ESPÉCIES: animais domésticos, répteis, e animais selvagens SEGUNDO AS SUAS ESPÉCIES. E assim foi.
25 Deus, pois, fez os animais selvagens SEGUNDO AS SUAS ESPÉCIES, e os animais domésticos SEGUNDO AS SUAS ESPÉCIES, e todos os répteis da terra SEGUNDO AS SUAS ESPÉCIES. E viu Deus que isso era bom.” Gn 1.24,25


Um fato tão óbvio, que nem precisava ser mencionado, mas por causa da patética teoria da evolução, temos de recordar aqui, que não existem quaisquer modificações entre as espécies dos seres vivos, uma bactéria gera outra bactéria, um peixe gera outro peixe, fato comprovado pela genética, pelo registro fóssil, nunca se observou nada que demonstrasse que de uma espécie possa surgir outra totalmente diferente! Nem seres representando transições entre elas! Ainda assim tem quem prefira crer que de um protista possa surgir um anfíbio, de um anfíbio um peixe, de um peixe um réptil, e depois aves, mamíferos... Fora que qualquer mutação é maléfica ou inútil num ser vivo...


13. Composição do homem:
“E formou o Senhor Deus o homem DO PÓ DA TERRA, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” Gn 2.7


Motivo de muitas piadas por parte dos céticos, que falham em perceber a exatidão científica implícita! Pra ter noção, segundo o islã, o homem foi feito de poeira, argila, coágulo de sangue, água (o corão ñ se decide rs); segundo budismo os humanos eram “seres de luz”, que pegando gosto por nutriente físico, deixaram de se mover pelos ares, se tornando mais pesados q o ar, adquirindo corpo físico, dois sexos, enfim, virando gente; para o hinduísmo, o homem surgiu de um “sacrifício da divina forma do homem primordial” onde suas partes viraram várias espécies, incluindo a raça humana; egípcios creem q o homem é formado de 7 ou 9 camadas; gregos tem várias versões da origem do homem, incluindo pedras, argila e água, um dos mitos chineses diz que as pulgas no cabelo de P’an Ku, um gigante q nasceu de um ovo cósmico, se tornaram os humanos!
Mas a bíblia nos afirma categoricamente que somos feitos do pó da terra.. Mas que mentira, nada a ver eu e o solo a não ser... Pelo fato de nós sermos formados por uns 28 elementos químicos! Oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, magnésio, iodo, manganês, cobalto, molibdênio, cromo, flúor, selênio, cobre, chumbo, ferro, etc... Então, não seria incorreto dizer que nosso corpo é quase um pedaço do solo (ou das estrelas, como alguns gostam de pensar)! E de fato, nós, um dia voltaremos pra ele...


14. Sobre a luz I:


“Onde está o caminho em que se REPARTE A LUZ, e se espalha o vento oriental sobre a terra?“ Jó 38.24


Nosso caro Isaac Newton, nos séculos XVII e XVIII observou que a luz branca é composta de sete cores, podendo ser de fato “repartida”, refratada, como de fato ocorre ao atravessar um prisma ou uma gota d’água, formando o arco-íris, coisa que só existe porque a luz pode de fato ser repartida!


15. Sobre a luz II:


“Onde está o CAMINHO ONDE MORA A LUZ? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar;” Jó 38.19


Mais uma vez no livro de Jó, antiguíssimo, temos uma frase simples, que contém uma grande verdade científica. É dito que a luz habita em um "caminho" [hebraico, Derek - literalmente um "caminho percorrido ou estrada" (cf. Gênesis 16:7)]. A escuridão, no entanto, é dita ser um "lugar" [hebraico, maqom - literalmente um "lugar, um ponto, local " (cf. Gênesis 01:09, 28:11)]. Dr. Morton aponta: "Até o século XVII, acreditava-se que a luz era transmitida instantaneamente. Então Isaac Newton sugeriu que a luz era composta de pequenas partículas que viajam em uma linha reta, Christian Huygens propôs a teoria ondulatória da luz, Olaus Roemer mediu sua velocidade evidenciada pelo seu atraso ao atravessar um espaço, como o fato dela demorar 1,26 segundo pra viajar entre a Terra e a Lua. A luz é interessante, pois é uma partícula que viaja em forma de ondas eletromagnéticas, a velocidade de 299.792.458 m/s no vácuo.


16. Número das estrelas incalculável:


COMO NÃO SE PODE CONTAR O EXÉRCITO DOS CÉUS, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim.” Jer 33.22
“Então o levou fora, e disse: OLHA AGORA PARA OS CÉUS, E CONTA AS ESTRELAS, SE AS PODES CONTAR. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.” Gen 15.5


Sem lunetas, telescópios, sondas espaciais, Jeremias escreveu sabidamente que o número de estrelas no Universo são incontáveis! De fato, a bíblia compara o número de descendentes de Abraão ao número de estrelas do céu e de grãos de areia (Gênesis 32 : 12)! Uma comparação exorbitante... Ainda mais para a época, ou até muitos séculos depois, tipo, Cláudio Ptolomeu, no séc. II D.C., que contou o número de 1056 estrelas! Só muito depois, com Galileu que começou-se a conceber a noção quase infinita de seu número, isso segundo a ciência, claro, porque segundo a bíblia, já se estava cansado de saber! Bilhões de estrelas existem só em cada galáxia, é um número assombroso, imaginar que nada disso seja obra de um Deus é aniquilar a própria razão.


17. Número de estrelas finito:
“Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas SEGUNDO O SEU NÚMERO; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.” Isa 40.26


CONTA O NÚMERO DAS ESTRELAS, chama-as a todas pelos seus nomes. Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.” Sal 147.4,5
Outra verdade concreta, apesar do estrondoso número delas, de fato seu número é finito, somente está além do alcance humano sabe-lo com exatidão! Ao olho nu, a tendência é falar que são infinitas, diante da vasta quantidade delas, ainda assim a bíblia afirma a realidade mais uma vez.




18. Pangeia:


“E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; E APAREÇA A PORÇÃO SECA; e assim foi.
E chamou Deus à PORÇÃO SECA TERRA; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.” Genesis 1.9,10


É sabido dos estudiosos (há pouco tempo lógico) que antigamente existia um só supercontinente, nomeado Pangeia, que devido ao movimento das placas tectônicas se dividiu nestes diversos continentes “atuais”. Intrigante ler na bíblia que Deus fez aparecer uma porção seca (no singular), como em outras traduções, como a KJV inglesa menciona “THE DRY LAND” (a terra seca), Reina Valera em espanhol diz “LO SECO”, todas, traduções do hebraico יַּבָּשָׁה֙ (yabbasah), “o seco”.. Mais uma vez no singular.


19. Como surgiram os depósitos de fósseis;


“Pelas quais coisas PERECEU o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio;” 2 Pe 3.6


Com este termo, “pereceu”, Pedro nos deixa a entender que após esse evento cataclísmico global, o mundo se modificou tremendamente, não seria exagero dizer que o dilúvio bíblico não foi somente uma mera tempestade, uma chuva de 40 dias, isso só provavelmente não seria suficiente para tamanha destruição, como diz em Genesis 7.11, as “janelas do céu” foram abertas e “todas as fontes do grande abismo (oceanos) se romperam”... Lembrando também os gêiseres, sempre liberando água escaldante, vapores, originários do interior da crosta, água sob pressão não falta... Pois bem, hoje em dia, não se nota nenhum fóssil surgindo, pois ao morrer, um ser vivo é logo decomposto por fungos, bactérias, então para eles surgirem necessita-se rápido soterramento antes dos micróbios entrarem em ação! Fora também os depósitos de carvão (resultante de vegetais carbonizados), petróleo (formado de compostos orgânicos), e o gás natural, originário deste último. Só de ver os dois tsunamis ocorridos na última década, dá pra se ter uma pequena amostra do poder destrutivo das águas.
Vez em quando se acha uns fósseis bem fora do comum, como de um predador acabando de atacar, engolir uma presa, dinossauros e outros espécimes encontrados em posições incomuns, como que tivessem sido soterrados, e não morrido no solo, deitados, como um cadáver qualquer, fêmeas dando à luz, trilobitas ainda com o sistema de lentes dos delicados olhos preservados, peixes ainda com detalhes das finas guelras e olhos preservados, enfim, essa multidão de fósseis, camadas e estratos, poços de petróleo, gás, nada tem a ver com bilhões de anos se passando...




20. Desenvolvimento dos embriões:


“8 As tuas mãos ME FIZERAM E ME DERAM FORMA; e te voltas agora para me consumir?
9 Lembra-te, pois, de que DO BARRO ME FORMASTE; e queres fazer-me tornar ao pó?
10 Não me vazaste como leite, e não me coalhaste como queijo?
11 DE PELE E CARNE ME VESTISTE, E DE OSSOS E NERVOS ME TECESTE.
12 VIDA e misericórdia me tens concedido, e a tua providência me tem conservado o espírito.” (Jó 10)


Deus nos dar forma, vida, nos formar do barro (elementos químicos), enfim nenhuma novidade... Mas no vers. 11 está um conhecimento incrível só descoberto a pouquíssimas décadas atrás! Olha a ordem: pele e carne (músculos) primeiro e ossos e nervos depois! Só pra se ter uma ideia, o Alcorão, escrito uns 2600 anos depois de Jó, afirma que os ossos são formados primeiramente que os músculos! Sendo que estes (os ossos) só começam a se formar na sexta, sétima semana de gestação... Qualquer inversão na ordem dos fatos pelo autor bíblico poderia ir contra o que a ciência descobriu.


21. Genoma humano:


“e de UM SÓ fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;


Em certas traduções é adicionada a palavra SANGUE após o “um só”, mas de qualquer jeito, sem qualquer conhecimento de genética, DNA, Paulo fez uma afirmação que durante muitos milênios seria considerada uma piada! Por exemplo, nosso ilustre Abraham Lincoln, que considerava a declaração de independência sua filosofia de política, pois nesta atesta que todos os homens são CRIADOS IGUAIS, ao mesmo tempo considerava que os negros eram originários de uma criação, origem diferente! Os gregos antigos criam na divisão entre gregos e “bárbaros”, ou seja, todos os outros povos! No Egito antigo havia disputa entre as etnias mais claras e as mais escuras, quando os primeiros estavam no poder denominavam os negros como “raça má de Ish”, e quando os últimos subiam ao poder, consideravam os mais claros como “raça pálida de Arvad”! Mas o interessante foi que com o passar dos milênios, mesmo com o crescimento da ciência, o (pre)conceito de raças somente aumentou! Na Europa medieval, dividiam as raças de acordo com os filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé, mas de uma maneira distorcida, inspirada no Talmude judaico (o livro com as “tradições dos anciãos”, que Jesus Cristo tanto condenou) considerando os descendentes de Cam como amaldiçoados com a pele negra, descrevendo-os como iníquos, degenerados, enfim... Várias tentativas de divisão raciais foram feitas posteriormente, Georges Cuvier, foi um grande contribuidor o poligenismo (ideia que afirmava existirem múltiplas origens da humanidade), Friedrich Blumenbach, em 1779, dividiu a humanidade em cinco raças distintas; Christoph Meiners, era um dos grandes praticamente do racialismo “científico”, dividindo a humanidade em duas categorias: a “bela raça branca”, e a “feiosa raça negra” (termos usados por ele!) e obviamente considerava a “raça” negra inferior, imoral e animalescos... Ele afirmava que os negros sentiam menos dor e eram pobres de emoções... Tinham nervos fortes e portanto, não eram sensíveis como as outras “raças”... E muitas outras abominações que nem vou mencionar aqui! Até o “ilustre” Voltaire, era poligenista, ele achava a ideia bíblica de uma origem comum da humanidade risível (de fato afirmou que dentro de cem anos a bíblia seria extinguida do mundo!), como afirmou:
É uma séria questão entre eles sobre se os africanos descenderam dos macacos, ou se os macacos vieram deles. Nossos sábios homens disseram que o homem foi feito na imagem de Deus. Agora, eis a amável imagem do Divino Criador: Um nariz amassado e preto, com pouca ou nenhuma inteligência. Sem dúvida virá um tempo em que aqueles animais (referindo-se aos africanos) saberão como cultivar a terra direito, embelezar as suas casas e jardins, e conhecer os caminhos das estrelas: alguém precisa de tempo para tudo.”
Hegel, Schopenhauer tinham visões similares de primazia dos brancos, inferioridade dos negros e outras raças... Inúmeras mentes “brilhantes” até o século XX apoiavam alguma forma de poligenia, baseada ou não numa visão ridiculamente distorcida da bíblia! Foi necessário o nazismo entrar em cena com seu ideal destrutivo de divisões raciais e superioridade ariana para esses conceitos de múltiplas raças serem ao menos em parte rejeitados... Mas somente com a descoberta do DNA, na década de 50, e o projeto genoma humano, para chegar a conclusão de que somos todos iguais, de mesma origem... Algo atestado pela bíblia a milênios!




22. A gordura animal:


“Estatuto perpétuo, pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações, será isto: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.” Lev 3.17


“Depois disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis.” Lev 7.22,23


É bem sabido hoje em dia que gorduras animais, principalmente de bovinos, suínos, caprinos, enfim, carne vermelha, pode ser prejudicial a saúde, inclusive, mortes por problemas cardíacos, coronários são alarmantemente altos em todo o mundo, principalmente nos países ocidentais, devido ao excesso de gordura, colesterol consumidos em seus fast-foods nefastos! Mas esse não é um problema contemporâneo, pesquisadores encontraram evidências de problemas cardíacos em múmias egípcias de até 3.500 anos atrás (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI105346-15257,00.html)!
Isso tudo pelo excesso de gordura animal, muito aprazível ao paladar, o que deixa ainda mais contestável a suposição de que a bíblia é um livro fruto de meras mentes humanas! Sem saber nada de nutrição, Moisés somente obedeceu a revelação dada por Deus, o que salvou muito hebreu de um infarto fulminante!


23. Partículas subatômicas?


“Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível foi feito daquilo que não se vê.” Hb 11.3


Interessante notar, que pelo que bem sabemos atualmente, todo o Universo, galáxias, estrelas, planetas, seres vivos, matéria, são formados exatamente por partículas microscópicas invisíveis a olho nu, átomos, prótons, nêutrons, elétrons, etc! Essa ideia de átomo já começara a ser concebida na Grécia antiga, como Demócrito, Leucipo e Epicuro, antes de Cristo, cuja ideia era, se dividíssemos uma elemento, material sem parar, iríamos chegar a uma fração indivisível, no caso, átomos. Mas a ideia mais defendida era de Aristóteles, que afirmava a matéria ser formada de elementos naturais: fogo, água, terra e ar, algo bem esotérico por sinal! Só por volta de 1803, com John Dalton, tentando explicar o comportamento dos diversos gases atmosféricos, retomou essa ideia atômica, e daí foi tomando corpo, com Thompson, Rutherford, Niels Bohr e CIA, descobertas de novas partículas ainda menores, etc! Mais um ponto para a bíblia :)


24. DNA, o livro da vida?


“Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” Salmos 139.16


Este maravilhoso salmo começa contemplando a grandeza de Deus, Sua onipresença, onisciência, e a partir do versículo 13, começa a descrever exclusivamente sobre a formação do ser humano no ventre materno, algo tão espetacular e incrível, somente com o avanço da ciência moderna estamos começando a entender a complexidade da vida, desde uma “simples” célula, que por si só já é um assombroso milagre! Só o fato de serem formadas de uns vinte aminoácidos exclusivamente do tipo L (todos aminoácidos tem de ser “girados”, “virados” para a esquerda, sentido horário!), que se unem em formatos tridimensionais formando 600 a 3 mil tipos de proteínas diferentes (o que é um número bem improvável de ter sido “acaso”, visto que a possibilidade de combinações é infinita), sem mencionar todos elementos químicos, enzimas, ácidos, organelas, e o majestoso e estonteante DNA! Literalmente um código, formado de quatro “letras” (os genes), devidamente arranjados de maneira a instruir as células, o organismo como trabalhar nos seus mínimos detalhes, infinitas funções, reações químicas... Inclusive, ele determina até os dias de nossa vida! Não se sabe ainda a causa do envelhecimento nos meios acadêmicos, teorias, como sempre, abundam, sem qualquer previsão de chegarem a conclusão real deste fato, mas sabe-se que o “limite de Hayflick” é a causa mais importante, e atesta que os cromossomos tem um limite de cerca de 50 divisões, antes de morrerem, pois em suas extremidades existe o telômero, que a cada divisão diminui, levando as células-filhas a terem vida útil menor que as “mães”... Interessante notar que os gametas (óvulos e espermatozódes) não sofrem desse efeito, por conterem telomerase, uma enzima que impede o encurtamento dos telômeros. Voltando ao salmo, o salmista fala de um “livro” (do hebraico: sepher סֵ֫פר , conta, nota, livro, evidência, carta, registro, pergaminho) e diferente do “livro da vida” citado em Apocalipse, e do livro que Deus estava escrevendo, ao que Moisés se referiu em Ex 32.32, este livro do salmo já fora escrito no passado da vida dele, e não depois! De qualquer jeito, o DNA em si já é uma evidência gritante de um Criador, pois que jamais ouviu falar que um código de 3 bilhões de dígitos possa se decodificar sozinho de maneira a criar um ser humano 100% funcional, por exemplo? Viva a ciência (verdadeira)!


25. Exercícios físicos:


Logo após a queda do ser humano, no Éden, e o pecado entrar na nossa natureza, no mundo, na criação, Deus afirmou:


“E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Dela não comerás; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.” Gen 3.17,19


Até a revolução industrial, o crescimento da tecnologia, aparelhos sem fio, telefone, veículos motorizado, tudo que o homem fazia era à base do trabalho braçal, corporal, para tirar seu sustento do solo, caminhar, etc... Então, ultimamente, com o aumento do estilo moderno de vida, aumentou também o número de obesos, diabéticos, doentes, problemas cardíacos, respiratórios, inclusive pesquisas apontam que as crianças atuais são mais fracas que as de décadas passadas; antes brincava-se de correr, futebol, pega-pega, mas hoje, é videogame, DVD, internet, iPad, carrinhos, aviões movidos a controle remoto... Os músculos, quando são menos trabalhados, tendem a enfraquecer, atrofiar, mesmo astronautas no espaço perdem massa muscular e óssea simplesmente pela menor gravidade, que diminui o esforço sobre o corpo, os movimentos! Paulo também escreveu em sua epístola, falando:


“Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.” 1 Tim 4.8


Ele não estava dizendo que exercícios nadam valem, mas somente comparando ela com a “piedade” (vida pela fé, em Cristo), pois a segunda diz respeito a vida atual e a porvir, o pós-vida, mas a primeira é essencial para nosso corpo mortal!


26. Carne suína:
“Porém, dos que ruminam, ou que têm a unha fendida, não podereis comer os seguintes: […] nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será. Não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.” Dt 14.7a, 8
Por várias boas razões, O Senhor proibiu o consumo de suínos: para a época, o local em que os israelenses viviam, não seria recomendável, pois porcos necessitam de mais água que outros animais, aspiram mais cuidado no cozimento, no tratamento, consumo... Hoje é fato conhecido que eles podem transmitir inúmeras doenças, as principais sendo a parasitose da Taenia Solium, conhecida como solitária, triquinelose, causada por vermes, cujos sintomas dores musculares, febre, fraqueza e sintomas relacionados à lesão do músculo cardíaco; salmonelose, cisticercose, campilobacteriose, brucelose, até aumentar o risco de problemas do coração, artrite, reumatismo, cirrose, urticária e dermatite na pele, leucorréia nas mulheres, até diz-se que pode contribuir com o aumento do risco de câncer!

De qualquer jeito, culturas como os judeus, muçulmanos, que não consomem carne suína, estão entre os com índices mais baixos dessas doenças!


27. No início:

" No princípio criou Deus os céus e a terra" Gn 1.1



Eu só queria chamar a atenção para este versículo, em comparação com outras descrições de criação oriundas de outros povos primitivos...
Segundo as lendas egípcias, "no principio" havia uma espécie de água primordial (lógico, afinal aos seus olhos, como a água permitia a vida, a agricultura, porque não o Universo? Hehe), os babilônios criam que no ínicio havia apsu (divindade que representa água fresca) e tiamat (a deusa-mãe, as águas oceânicas); para os gregos, havia no ínicio o deus caos, que deu origem a gaia, a mãe-terra, que deu origem a urano, o deus do céu e etc (a terra surgiu primeiro que o céu, muito lógico hein!); já mencionado é o mito chinês de Pangu, ou Pan'ku, um gigante que surgiu no ínicio de tudo, de dentro do "ovo cósmico", e daí formou Terra e céu com seu porrete gigante, e ficou entre ambos, para mantê-los separados... Enfim, mas como sempre, a bíblia se sobressai, em sua lógica, e harmonia com a ciência, pois como vemos, primeiro foi formado "os céus" (espaço) e a Terra, e provavelmente os outros planetas, estrelas (ou seja, a matéria) e também, ainda no primeiro dia, a luz (energia). A referência, "no principio", indica que o TEMPO começou a existir com a criação, isso é importante para sanar o questionamento cético de como possa Deus ter existido desde a eternidade, enfim, Ele está acima, é superior a criação e suas leis, portanto o tempo não o afeta, como diz Pedro, mil anos para o Senhor são como um dia, e um dia, como mil anos!


Bem, espero que aproveitem essa lista, que os crentes fortaleçam sua fé com esses maravilhosos fatos sobre a bíblia, e os céticos reconheçam que ela não é de maneira alguma um mero conjunto de mitos, lendas, feitas para manipular as massas, reconheçam a existência e soberania de Deus antes que seja tarde demais...

5 comentários:

  1. Refutando a tal bíblia cientifica .

    http://www.evo.bio.br/LAYOUT/BIBLEXCIEN.HTML
    http://www.evo.bio.br/LAYOUT/bibliaxciencia2.html

    ta ae, a bíblia não tem nada de científica, convido ao caro leitor deste blog a tirar suas próprias conclusões .

    Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita, meu caro, vou deixar teu comentário aqui para todos poderem ler os supostos contra-pontos, só não tem lógica alguma numa refutação de um livro que nem intuito científico tem, mas sim espiritual, religioso!
      Deus te abençoe!

      Excluir
    2. O mais engraçado é que as pessoas que atacam tudo sobre a bíblia, a desmentem, negam, são as mesmas que defendem os mitos da abiogênesis, evolução, big bang, multiverso... Vai entender rsrs

      Excluir
    3. Coloquei anonimo por falta de tempo. Me chamo Pedro, é bom sempre ver pessoas que querem mostrar o outro lado mas o mais interesante que essa pessoa conhece a biblia tao bem quanto um cristão. pelo fato de algo não dar certo e alguma area da vida de varias pessoas elas se tornão incredulas e o mais triste é que elas sabem toda a verdade mas não querem reconhecer. Deus te abençoe a todos. gostei do blog

      Excluir
  2. Fantástico. Aproveitando o material para discutirmos no pequeno grupo. Muito Obrigado.
    Catielli

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)