quarta-feira, 6 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Salmos 2


SALMOS 2


SALMO 58:3 - Como uma criança inocente pode ser ímpia desde o ventre materno?

PROBLEMA: A Bíblia sempre fala da inocência e da isenção de culpa das criancinhas (cf. Dt
1:39), que não sabem "desprezar o mal e escolher o bem" (Is 7:15), e que fazem parte do reino de
Deus (Mt 18:3-4; cf. Rm 9:11). Contudo, neste verso, Davi declara: "Desviam-se os ímpios desde a
sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras". Mas se uma criancinha é
moralmente isenta de culpa, então como proferirá mentiras?
SOLUÇÃO: É claro que a referência não pode ser a pecados efetivos, mas somente a pecados
potenciais, já que a criancinha ainda não desenvolveu sua consciência moral nem sua
responsabilidade. As Escrituras falam claramente: "não eram os gêmeos nascidos, nem tinham
praticado o bem ou o mal" (Rm 9:11). O sentido implícito quando se diz que uma pessoa nasce "em
iniqüidade" (Sl 51:5) refere-se à sua inclinação ao pecado, não a uma ação pecaminosa que tenha
praticado.
Todos os seres humanos são "por natureza filhos da ira" (Ef 2:3), porque todos nascem com
a tendência para o pecado, mas não nascem em pecado na realidade. A condenação que recai sobre
cada um que vem à raça adâmica é uma culpa judicial, não uma culpa pessoal. Todos estão
condenados diante de Deus porque "todos pecaram" em Adão, nosso representante (Rm 5:12). Essa
situação pode ser resumida como se segue:
NÃO NASCEMOS EM PECADO - NASCEMOS EM PECADO
Efetivamente - Potencialmente
Por ação - Por inclinação
Na realidade - Por tendência
Pessoalmente - Judicialmente

SALMO 73:20 - Como este verso pode falar de Deus se despertando, se o Salmo 121:3 diz que
ele nunca dorme?
(Veja os comentários do Salmo 44:23.)

SALMO 88:11 - Os mortos têm lembrança de alguma coisa?
(Veja os comentários de Eclesiastes 9:5.)

SALMO 97:7-Este verso não dá a entender que há muitos deuses?

PROBLEMA: O salmista ordena: "prostrem-se diante dele todos o deuses". Contudo a Bíblia
ensina também que há apenas um só Deus (Dt 6:4).
SOLUÇÃO: Há apenas um só Deus verdadeiro, mas há muitos falsos deuses. De fato, Paulo
declara que há demônios por trás dos falsos deuses (1 Co 10:20), E um dia até mesmo os demônios
terão de se prostrar diante do Deus vivo e verdadeiro, e confessarão que ele é o Senhor (Fp 2:10).
Além disso, anjos bons às vezes são chamados de "deuses" (elohim) na Bíblia (Sl 8:5; cf. Hb
2:7). O verso em pauta (Sl 97:7) pode ser uma ordem para que os anjos adorem a Deus, tal como
acontece no Salmo 148:2: "Louvai-o, todos os seus anjos".

SALMO 104:5 - A terra permanecerá para sempre, ou será destruída?

PROBLEMA: Este versículo e muitos outros (cf. Sl 78:69; Ec 1:4) dizem que a terra foi
estabelecida para sempre. Em contraste, a Bíblia ensina também que os céus e a terra "perecerão"
(Sl 102:26) ou que "passará o céu e a terra" (Lc 21:33), ou ainda que "se desfarão abrasados" (2 Pe
3:10).
SOLUÇÃO: Primeiro, a palavra hebraica correspondente a "para sempre" (olam) com freqüência
significa simplesmente um longo período ou um tempo indefinido. Portanto, os versículos que
falam da terra como tendo uma duração "para sempre" não precisam ser entendidos
necessariamente como referindo-se a uma duração sem fim. Além disso, mesmo tomando de modo
literal aquela expressão, uma distinção importante tem de ser feita. Ainda que a terra não permaneça
para sempre em sua forma presente, seus elementos constitutivos permanecerão, e tudo se
transformará num "novo céu e nova terra" (Ap 21:1), onde não haverá enfermidade, morte ou
decadência de coisa alguma (cf. Ap 21-22).

SALMO 109:lss - Como um Deus de amor, tal como revelado no NT, pode ser conciliado com
o Deus vingativo deste salmo cheio de maldições?

PROBLEMA: Este salmo, assim como muitos outros no AT (por exemplo, os salmos 35 e 69),
pronuncia maldições sobre os inimigos de alguém. Por isso ele e também os demais dessa linha são
chamados de salmos imprecatorios (com maldições). Davi diz: "Fiquem órfãos os seus filhos, e
viúva, a sua esposa" (109:9). Em contraste, Jesus disse: "amai os vossos inimigos e orai pelos que
vos perseguem" (Mt 5:44). Como o Deus de vingança do AT pode ser o mesmo Deus de amor do
NT ( 1 João 4:16)?
SOLUÇÃO: Para entender esses salmos imprecatórios, que contêm maldições, alguns importantes
fatores precisam ser considerados.
Primeiro, o juízo que é pedido baseia-se na justiça divina e não no ódio humano. Davi disse
com clareza a respeito de seus inimigos neste salmo: "Pagaram me o bem com o mal; o amor, com
ódio" (v. 5). Ao mesmo tempo em que Davi de fato orava pelo castigo (maldição) sobre seus
inimigos, não obstante ele os amava e os entregou à justiça de Deus pela devida recompensa que os
atos maus por eles praticados lhes acarretaram.
Quando Davi poupou a vida de Saul, deu uma prova prática de que a vingança não era a
motivação que estava por trás deste salmo. Apesar do fato de Saul ter perseguido Davi para tirar-lhe
a vida, este perdoou a Saul e até mesmo poupou a sua vida (cf. 1 Sm 24; 26).
Segundo, o juízo nestes salmos é expresso nos termos da cultura daqueles dias. Como a
condição de órfão ou de viuvez era considerada uma tragédia, a maldição é expressa segundo essas
categorias de fácil entendimento na época.
Terceiro, como a cultura hebraica não fazia uma clara distinção entre o pecador e o seu
pecado, o juízo é expresso em termos pessoais muito mais do que de forma abstrata. Além disso,
como a família hebraica era algo solidário, a família toda era salva (cf. Noé, Gn 7-8) ou era objeto
de um juízo para todos os seus membros (cf. Acã, Js 7:24).
Quarto, o fenômeno da imprecação não ocorre apenas no AT. Jesus recomendou que seus
discípulos amaldiçoassem as cidades que não recebessem o Evangelho (Mt 10:14). O próprio Jesus
lançou juízo sobre Betsaida e sobre Cafarnaum, segundo Mateus 11:21-24. Paulo declarou anátema
todo aquele que não amasse o Senhor (1 Co 16:22). E até mesmo os santos no céu clamaram a Deus
por vingança sobre aqueles que martirizaram crentes (Ap 6:9-10).
Quinto, as imprecações não são um fenômeno primitivo ou apenas do AT. A aplicação da
justiça sobre o mal pertence a Deus, assim como a bênção sobre o que é reto. Essas duas coisas são
verdadeiramente de Deus, tanto no AT como no NT. De fato, Deus é mencionado como tendo a
característica do amor com maior freqüência no AT do que no NT.
Sexto, pelo fato de que no AT a ênfase recaía sobre recompensas terrenas ligadas à família, à
prosperidade e à terra, também as maldições eram expressas nesses termos. Como a revelação do
NT expressa-se mais em termos de destino eterno, havia menos necessidade de formular as
imprecações nesses termos terrenos.
Mesmo nessas imprecações do AT pode-se perceber uma antevisão de Cristo. Deus confiou
todo juízo ao Filho (Jo 5:22). Dessa forma, os que esperam por justiça não o fazem apenas por seu
justo reino, mas esperam pacientemente pelo Senhor, que rapidamente virá para exercê-lo com
justiça (Ap 22:12).

SALMO 115:17 - Os mortos podem cultuar a Deus, ou eles estão inconscientes?
(Veja os comentários de Eclesiastes 9:5 e 2 Reis 14:29. )

SALMO 119:110 - E verdade que Davi nunca se desviou dos preceitos de Deus, ou será que ele
se desviou?

PROBLEMA: Davi parece estar se contradizendo no mesmo salmo. Primeiro ele diz a Deus: "não
me desvio dos teus preceitos" (v. 110). Mais adiante, porém, ele admite o contrário, quando diz:
"ando errante como ovelha desgarrada" (v. 176). Essas duas afirmações não podem ser corretas.
SOLUÇÃO: Davi tinha em mente duas coisas diferentes. No primeiro caso ele estava falando de
maneira geral e no segundo, em particular. No versículo 110, Davi declarou que de maneira geral
ele vinha sendo fiel a Deus. Mas no versículo 176, ele afirmou o que todos nós temos de
reconhecer, isto é, a verdade universal de que "todos nós andávamos desgarrados como ovelhas" (Is
53:6). Com este entendimento, não há nenhuma contradição. (Veja também os comentários de 1
Reis 11:4.)

SALMO 137:9 - Como o salmista podia regozijar-se com o pensamento de crianças sendo
esmagadas nas rochas?

PROBLEMA: Quando o salmista considera o juízo final que virá sobre a Babilônia, aparentemente
ele se regozija com o dano causado a bebês. ( Como podia um homem de Deus alegrar-se com um
evento assim tão cruel e trágico?
SOLUÇÃO: O salmista não estava regozijando-se pelas crianças que seriam esmagadas. Antes, ele
regozijava-se pela justiça de Deus que por fim retribuiria à crueldade dos babilônios na forma de
um castigo justo pelos crimes que tinham cometido. Os babilônios haviam tratado os hebreus e seus
filhos com atos de brutalidade equivalentes. Por fim Deus haveria de trazer os medos e os persas
para infligir o seu juízo sobre a Babilônia. Nas mãos de Deus, os exércitos dos medos e persas
seriam instrumentos de justiça, e os babilônios colheriam o que tinham plantado (veja os
comentários do Salmo 109:1ss).

SALMO 139:13-16 - Com base neste verso, pode-se concluir que a Bíblia considera o aborto
como um assassinato?

PROBLEMA: Segundo esta passagem, Deus considera um ser humano aquele que ainda não
nasceu. Entretanto, se o feto é realmente um ser humano, então o aborto provocado é a execução
deliberada da morte de uma pessoa inocente. Esta passagem nos mostra então que Deus considera o
aborto provocado como um assassinato?
SOLUÇÃO: Sim. Muitas outras passagens reforçam esta posição. Primeiro, aquele que ainda não
nasceu é intimamente conhecido por Deus, e recebe o chamado de Deus. Em Jeremias 1:5, Deus
diz: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te
consagrei, e te constituí profeta às nações".
Segundo, o que ainda não nasceu é referido como tendo características de uma pessoa:
pecado, como no Salmo 51:5; ou alegria, como em Lucas 1:44.
Terceiro, aquele que fere um feto recebe a mesma punição do que fere um adulto. Em outra
parte (veja os comentários de Êxodo 21:22-23), a mesma punição é dada pelo mal causado à mulher
ou à criança que está em gestação. Deus considera o não-nascido como um perfeito ser humano. E
tomar deliberadamente a vida de um ser humano inocente é assassinato.

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