terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- 1 Crônicas


 
1 CRÔNICAS

1 CRÔNICAS 1:32 - Por que este versículo refere-se a Quetura como concubina de Abraão, se
Gênesis 25:1 diz que ela foi sua esposa?
(Veja os comentários de Gênesis 25:1)

1 CRÔNICAS 2:18 - Quem foi o pai de Calebe: Hezrom, Hur ou Jefoné?

PROBLEMA: De acordo com este versículo, o pai de Calebe foi Hezrom. Mas no versículo 50 é
dito que Calebe era filho de Hur (SBTB, EC, R-IBB) e Josué 14:6 aponta-o como filho de Jefoné.
SOLUÇÃO: Várias são as possíveis soluções. Alguns eruditos acreditam que houve mais de um
Calebe. Outros observam que a palavra "filho" pode ter também o sentido de neto ou até mesmo de
bisneto. Daí a referência pode ser ao pai de Calebe, ao seu avô ou ainda ao seu bisavô. Ainda outros
entendem que 1 Crônicas 2:50 não está afirmando que Calebe seja o filho de Hur. Por um sinal de
pontuação colocado depois da palavra Calebe, a frase "Estes foram os filhos de Calebe" passa a
referir-se ao que estava dito antes*. Dessa forma, Hur não poderia ser o pai de Calebe.

1 CRÔNICAS 3:19 - Qual o grau de parentesco de Zorobabel com Pedaías e com Sealtiel?

PROBLEMA: Segundo o que 1 Crônicas 3:19 afirma, Zorobabel era filho de Pedaías. Entretanto,
de acordo com Esdras 3:2, Zorobabel era filho de Sealtiel. Qual O correto?
SOLUÇÃO: Em 1 Crônicas 3:16-19 encontramos a seguinte genealogia:
Esta genealogia mostra que Zorobabel era filho de Pedaías e sobrinho de Sealtiel, que era
irmão mais velho de Pedaías. Embora a Bíblia não registre a morte de Pedaías, é razoável presumir
que ele tenha morrido logo após o nascimento de Simei, tendo Sealtiel, o mais velho dos filhos de
Jeconias, adotado Zorobabel como seu próprio filho.

1 CRÔNICAS 5:22 - Como pôde um Deus de paz guerrear?

PROBLEMA: Em 1 Crônicas 5:18-22, é descrita a guerra entre os filhos de Rúben, os gaditas e a
* É como consta na ARA: "Estes foram os filhos de Calebe. Os filhos de Hur, primogênito de Efrata, foram..." (Esta
forma aparece na TLH). Ainda, no versículo 19 é dito que Hur é filho de Calebe com Efrata, o que dá base para esta
pontuação da ARA. (N. do T.)
meia tribo de Manassés contra os hagarenos. O versículo 20 relata que os filhos de Israel clamaram
ao Senhor no meio da batalha, e Deus os ajudou na luta contra os hagarenos. De fato, o versículo 22
diz: "Porque muitos caíram feridos à espada, pois de Deus era a peleja" (1 Cr 5:22). Entretanto, se
Deus é bom (Sl 100:5) e se ele é um Deus de paz (Rm 15:33), como poderia ele pelejar?
SOLUÇÃO: Conduzir uma guerra e ser um Deus de bondade e de paz não são coisas
necessariamente incompatíveis. Não haveria paz no mundo se Deus não se opusesse ao mal. De
fato, a paz de Deus é agora disponível a todos os que crêem, porque ele conduziu uma guerra contra
as forças do mal-uma guerra que culminou na Cruz, onde o sangue do Filho de Deus foi derramado.
Por fim, o inimigo será lançado no lago de fogo, derrotado. Ás vezes a guerra é necessária para
proporcionar uma paz duradoura.
Porque Deus é bom, ele nunca conduz uma guerra de uma maneira não correta. Porque ele é
o Deus da paz, guerreia apenas contra os inimigos da paz. Deus é o Deus da guerra porque venceu
as forças do mal que queriam trazer para todas as pessoas a destruição espiritual eterna.

1 CRÔNICAS 6:16-23 - Elcana, o pai de Samuel, era levita ou efraimita, como afirma 1
Samuel 1:1?
(Veja os comentários de 1 Samuel 1:1.)

1 CRÔNICAS 8:33 - Ner foi o pai de Quis ou o filho de Abiel?

PROBLEMA: Em 1 Samuel 14:51 há uma referência a "Ner, pai de Abner", que era primo de Saul,
pois Quis, o pai de Saul, e Ner, o pai de Abner, eram irmãos, cujo pai era Abiel (1 Sm 14:51,
SBTB). Mas 1 Crônicas 8:33 diz: "Ner gerou a Quis; e Quis gerou a Saul", o que faz de Ner avô de
Saul. Mas, como vimos, em 1 Samuel 14:51, se Ner era pai de Abner, que era primo de Saul, então
Ner era tio de Saul. Afinal, ele era avô ou tio de Saul?
SOLUÇÃO: E provável que tenha havido duas pessoas com o nome de Ner, sendo uma delas tio de
Saul e outra seu bisavô. Ter o mesmo nome não era algo fora do comum nas famílias. O seguinte
esquema genealógico pode esclarecer a questão:
Assim, Saul tinha tanto um tio como um avô de mesmo nome, Ner.

CRÔNICAS 9:1 - O que aconteceu com o desaparecido "Livro dos Reis"?

PROBLEMA: Os livros de Crônicas com freqüência referem-se a outros livros desconhecidos e
nos quais o registro de Crônicas em parte se baseia (cf. 1 Cr 9:1; 27:24; 29:29; 2 Cr 9:29; 13:22;
16:11; 25:26; 27:7; 28:26; 32:32; 33:19); 35:27; 36:8). Alguns desses livros foram escritos por
profetas (1 Cr 29:29) Como esses livros que foram escritos por profetas de Deus, ou que serviram
de base para livros proféticos podem ter desaparecido? Porque Deus não os preservou?
SOLUÇÃO: Os profetas, de maneira geral, constituíram um grupo de pessoas com um certo nível
educacional, que sabiam ler e escrever. Samuel até mesmo liderou um "grupo de profetas" (1 Sm
19:20). Nada mais natural para eles do que, como educadores da moral em Israel, manter registro
dos eventos e também das profecias que Deus lhes ia concedendo. Assim, os escritos de Ido, o
vidente, podem ter sido registros normais (i.e., não inspirados) que ele manteve (2 Cr 9:29).
Além disso, não é rara a ocorrência de livros inspirados da Bíblia citarem livros não
inspirados. O apóstolo Paulo citou até mesmo poetas pagãos (At 17:28; 1 Co 15:33; Tt 1:12). Isso
não significa que tais citações seriam inspiradas, mas simplesmente que aqueles autores proferiram
uma verdade que o profeta ou apóstolo incorporou em seu escrito inspirado.

1 CRÔNICAS 10:6 -Todos os da família de Saul morreram juntamente com ele, ou não?

PROBLEMA: Lemos que: "Assim morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa pereceu
juntamente com ele" (1 Cr 10:6). Mas em 2 Samuel 2:8, Is-Bosete, filho de Saul, foi tido como
vivo, e inclusive foi feito rei.
SOLUÇÃO: Is-Bosete não foi incluído na afirmação de 1 Crônicas 10:6, porque ele não fazia parte
da casa de Saul, não o tendo servido nem seguido até a guerra. Assim ele não fazia parte do grupo
referido como "todos os homens de Saul". Em 1 Samuel 31:6 lemos: "Morreu, pois, Saul, e seus três
filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos [em batalha] naquele dia
com ele". Além disso, nem todos os netos foram mortos, já que Jônatas, filho de Saul, tinha um
filho com um defeito físico de nome Mefibosete, que também sobreviveu (2 Sm 4:4). É
compreensível que alguém na sua condição não participasse do exército de Saul e, portanto, não
tenha morrido com o outros homens de Saul na batalha.

1 CRÔNICAS 10:13,14 - Saul consultou ao Senhor, ou não?

PROBLEMA: Em 1 Samuel 28:6, o texto diz: "Consultou Saul ao Senhor", porém este não lhe
respondeu". Entretanto, 1 Crônicas 10:13,14 diz exatamente o oposto, ou seja: "Assim, morreu
Saul... porque interrogara e consultara uma necromante e não ao Senhor, que por isso o matou".
Como estas duas afirmações podem estar corretas?
SOLUÇÃO: Em primeiro lugar convém observar que neste caso são empregadas duas palavras
diferentes, com diferentes significados, O texto de 1 Samuel usa a palavra hebraica shaal, que
geralmente significa apenas "perguntar", "consultar" ou "requerer". O texto de 1 Crônicas, por sua
vez, emprega a palavra darash, que normalmente significa "procurar" ou "ir atrás de alguma coisa.
Em outras palavras, não foi com sinceridade que Saul consultou ao Senhor, não foi com uma real
disposição de querer saber a vontade de Deus, mas foi com a esperança de que Deus concordasse
com a sua vontade.
Em resumo, Saul consultou o Senhor casualmente, mas não com sinceridade. Ele cumpriu
um ritual, mas não estava atrás da realidade.

1 CRÔNICAS 21:1 - Como poderia esta passagem dizer que Satanás incitou Davi a levantar o
censo de Israel se 2 Samuel 24:1 afirma que foi Deus quem o incitou a fazer isso?
(Veja a abordagem sobre 2 Samuel 24:1.)

1 CRÔNICAS 22:14 - Este versículo nos diz que Davi deu 100.000 talentos de ouro, mas 1
Crônicas 29:4 afirma que foram apenas 3.000. Quanto foi que Davi deu?

PROBLEMA: Na preparação da construção do templo, Davi afirma em 1 Crônicas 22:14 que ele
havia doado 100.000 talentos de ouro. Entretanto, 1 Crônicas 29:4 declara que ele deu apenas 3.000.
Qual dessas duas cifras é a correta?
SOLUÇÃO: As duas quantias estão corretas. Cada uma dessas duas passagens registra uma
diferente doação feita por Davi. O texto de 1 Crônicas 29 distingue com clareza os 3.000 talentos de
ouro de que fala dos 100.000 talentos dados anteriormente. Davi afirma: "... porque amo a casa de
meu Deus, o ouro e a prata particular que tenho dou para a casa de meu Deus, afora tudo quanto
preparei para o santuário" (1 Cr 29:3).
Em 1 Crônicas 22:14 está registrada a quantia dada para o orçamento da construção da casa
do Senhor. Já 1 Crônicas 29:4 registra a quantia dada pessoalmente por Davi, de seus próprios
recursos particulares, além do que ele tinha levantado para o orçamento da construção do templo.

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