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CRÔNICAS
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CRÔNICAS 1:32 - Por que este versículo refere-se a Quetura como
concubina de Abraão, se
Gênesis
25:1 diz que ela foi sua esposa?
(Veja
os comentários de Gênesis 25:1)
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CRÔNICAS 2:18 - Quem foi o pai de Calebe: Hezrom, Hur ou Jefoné?
PROBLEMA:
De acordo com este
versículo, o pai de Calebe foi Hezrom. Mas no versículo 50 é
dito
que Calebe era filho de Hur (SBTB, EC, R-IBB) e Josué 14:6 aponta-o
como filho de Jefoné.
SOLUÇÃO:
Várias são as
possíveis soluções. Alguns eruditos acreditam que houve mais de um
Calebe.
Outros observam que a palavra "filho" pode ter também o
sentido de neto ou até mesmo de
bisneto.
Daí a referência pode ser ao pai de Calebe, ao seu avô ou ainda ao
seu bisavô. Ainda outros
entendem
que 1 Crônicas 2:50 não está afirmando que Calebe seja o filho de
Hur. Por um sinal de
pontuação
colocado depois da palavra Calebe, a frase "Estes foram os
filhos de Calebe" passa a
referir-se
ao que estava dito antes*.
Dessa forma, Hur não poderia ser o pai de Calebe.
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CRÔNICAS 3:19 - Qual o grau de parentesco de Zorobabel com Pedaías
e com Sealtiel?
PROBLEMA:
Segundo o que 1
Crônicas 3:19 afirma, Zorobabel era filho de Pedaías. Entretanto,
de
acordo com Esdras 3:2, Zorobabel era filho de Sealtiel. Qual O
correto?
SOLUÇÃO:
Em 1 Crônicas
3:16-19 encontramos a seguinte genealogia:
Esta
genealogia mostra que Zorobabel era filho de Pedaías e sobrinho de
Sealtiel, que era
irmão
mais velho de Pedaías. Embora a Bíblia não registre a morte de
Pedaías, é razoável presumir
que
ele tenha morrido logo após o nascimento de Simei, tendo Sealtiel, o
mais velho dos filhos de
Jeconias,
adotado Zorobabel como seu próprio filho.
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CRÔNICAS 5:22 - Como pôde um Deus de paz guerrear?
PROBLEMA:
Em 1 Crônicas
5:18-22, é descrita a guerra entre os filhos de Rúben, os gaditas e
a
*
É como consta na ARA: "Estes foram os
filhos de Calebe. Os filhos de Hur, primogênito de Efrata, foram..."
(Esta
forma
aparece na TLH). Ainda, no versículo 19 é dito que Hur é filho de
Calebe com Efrata, o que dá base para esta
pontuação
da ARA. (N. do T.)
meia
tribo de Manassés contra os hagarenos. O versículo 20 relata que os
filhos de Israel clamaram
ao
Senhor no meio da batalha, e Deus os ajudou na luta contra os
hagarenos. De fato, o versículo 22
diz:
"Porque muitos caíram feridos à espada, pois de Deus era a
peleja" (1 Cr 5:22). Entretanto, se
Deus
é bom (Sl 100:5) e se ele é um Deus de paz (Rm 15:33), como poderia
ele pelejar?
SOLUÇÃO:
Conduzir uma guerra
e ser um Deus de bondade e de paz não são coisas
necessariamente
incompatíveis. Não haveria paz no mundo se Deus não se opusesse ao
mal. De
fato,
a paz de Deus é agora disponível a todos os que crêem, porque ele
conduziu uma guerra contra
as
forças do mal-uma guerra que culminou na Cruz, onde o sangue do
Filho de Deus foi derramado.
Por
fim, o inimigo será lançado no lago de fogo, derrotado. Ás vezes a
guerra é necessária para
proporcionar
uma paz duradoura.
Porque
Deus é bom, ele nunca conduz uma guerra de uma maneira não correta.
Porque ele é
o
Deus da paz, guerreia apenas contra os inimigos da paz. Deus é o
Deus da guerra porque venceu
as
forças do mal que queriam trazer para todas as pessoas a destruição
espiritual eterna.
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CRÔNICAS 6:16-23 - Elcana, o pai de Samuel, era levita ou efraimita,
como afirma 1
Samuel
1:1?
(Veja
os comentários de 1 Samuel 1:1.)
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CRÔNICAS 8:33 - Ner foi o pai de Quis ou o filho de Abiel?
PROBLEMA:
Em 1 Samuel 14:51 há
uma referência a "Ner, pai de Abner", que era primo de
Saul,
pois
Quis, o pai de Saul, e Ner, o pai de Abner, eram irmãos, cujo pai
era Abiel (1 Sm 14:51,
SBTB).
Mas 1 Crônicas 8:33 diz: "Ner gerou a Quis; e Quis gerou a
Saul", o que faz de Ner avô de
Saul.
Mas, como vimos, em 1 Samuel 14:51, se Ner era pai de Abner, que era
primo de Saul, então
Ner
era tio de Saul. Afinal, ele era avô ou tio de Saul?
SOLUÇÃO:
E provável que
tenha havido duas pessoas com o nome de Ner, sendo uma delas tio de
Saul
e outra seu bisavô. Ter o mesmo nome não era algo fora do comum nas
famílias. O seguinte
esquema
genealógico pode esclarecer a questão:
Assim,
Saul tinha tanto um tio como um avô de mesmo nome, Ner.
CRÔNICAS
9:1 - O que aconteceu com o desaparecido "Livro dos Reis"?
PROBLEMA:
Os livros de
Crônicas com freqüência referem-se a outros livros desconhecidos e
nos
quais o registro de Crônicas em parte se baseia (cf. 1 Cr 9:1;
27:24; 29:29; 2 Cr 9:29; 13:22;
16:11;
25:26; 27:7; 28:26; 32:32; 33:19); 35:27; 36:8). Alguns desses livros
foram escritos por
profetas
(1 Cr 29:29) Como esses livros que foram escritos por profetas de
Deus, ou que serviram
de
base para livros proféticos podem ter desaparecido? Porque Deus não
os preservou?
SOLUÇÃO:
Os profetas, de
maneira geral, constituíram um grupo de pessoas com um certo nível
educacional,
que sabiam ler e escrever. Samuel até mesmo liderou um "grupo
de profetas" (1 Sm
19:20).
Nada mais natural para eles do que, como educadores da moral em
Israel, manter registro
dos
eventos e também das profecias que Deus lhes ia concedendo. Assim,
os escritos de Ido, o
vidente,
podem ter sido registros normais (i.e., não inspirados) que ele
manteve (2 Cr 9:29).
Além
disso, não é rara a ocorrência de livros inspirados da Bíblia
citarem livros não
inspirados.
O apóstolo Paulo citou até mesmo poetas pagãos (At 17:28; 1 Co
15:33; Tt 1:12). Isso
não
significa que tais citações seriam inspiradas, mas simplesmente que
aqueles autores proferiram
uma
verdade que o profeta ou apóstolo incorporou em seu escrito
inspirado.
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CRÔNICAS 10:6 -Todos os da família de Saul morreram juntamente com
ele, ou não?
PROBLEMA:
Lemos que: "Assim
morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa pereceu
juntamente
com ele" (1 Cr 10:6). Mas em 2 Samuel 2:8, Is-Bosete, filho de
Saul, foi tido como
vivo,
e inclusive foi feito rei.
SOLUÇÃO:
Is-Bosete não foi
incluído na afirmação de 1 Crônicas 10:6, porque ele não fazia
parte
da
casa de Saul, não o tendo servido nem seguido até a guerra. Assim
ele não fazia parte do grupo
referido
como "todos os homens de Saul". Em 1 Samuel 31:6 lemos:
"Morreu, pois, Saul, e seus três
filhos,
e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos [em
batalha] naquele dia
com
ele". Além disso, nem todos os netos foram mortos, já que
Jônatas, filho de Saul, tinha um
filho
com um defeito físico de nome Mefibosete, que também sobreviveu (2
Sm 4:4). É
compreensível
que alguém na sua condição não participasse do exército de Saul
e, portanto, não
tenha
morrido com o outros homens de Saul na batalha.
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CRÔNICAS 10:13,14 - Saul consultou ao Senhor, ou não?
PROBLEMA:
Em 1 Samuel 28:6, o
texto diz: "Consultou Saul ao Senhor", porém este não lhe
respondeu".
Entretanto, 1 Crônicas 10:13,14 diz exatamente o oposto, ou seja:
"Assim, morreu
Saul...
porque interrogara e consultara uma necromante e não ao Senhor, que
por isso o matou".
Como
estas duas afirmações podem estar corretas?
SOLUÇÃO:
Em primeiro lugar
convém observar que neste caso são empregadas duas palavras
diferentes,
com diferentes significados, O texto de 1 Samuel usa a palavra
hebraica shaal,
que
geralmente
significa apenas "perguntar", "consultar" ou
"requerer". O texto de 1 Crônicas,
por sua
vez,
emprega a palavra darash,
que normalmente significa "procurar" ou "ir atrás de
alguma coisa.
Em
outras palavras, não foi com sinceridade que Saul consultou ao
Senhor, não foi com uma real
disposição
de querer saber a vontade de Deus, mas foi com a esperança de que
Deus concordasse
com
a sua vontade.
Em
resumo, Saul consultou o Senhor casualmente,
mas não
com sinceridade. Ele
cumpriu
um
ritual, mas
não estava atrás da realidade.
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CRÔNICAS 21:1 - Como poderia esta passagem dizer que Satanás
incitou Davi a levantar o
censo
de Israel se 2 Samuel 24:1 afirma que foi Deus quem o incitou a fazer
isso?
(Veja
a abordagem sobre 2 Samuel 24:1.)
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CRÔNICAS 22:14 - Este versículo nos diz que Davi deu 100.000
talentos de ouro, mas 1
Crônicas
29:4 afirma que foram apenas 3.000. Quanto foi que Davi deu?
PROBLEMA:
Na preparação da
construção do templo, Davi afirma em 1 Crônicas 22:14 que ele
havia
doado 100.000 talentos de ouro. Entretanto, 1 Crônicas 29:4 declara
que ele deu apenas 3.000.
Qual
dessas duas cifras é a correta?
SOLUÇÃO:
As duas quantias
estão corretas. Cada uma dessas duas passagens registra uma
diferente
doação feita por Davi. O texto de 1 Crônicas 29 distingue com
clareza os 3.000 talentos de
ouro
de que fala dos 100.000 talentos dados anteriormente. Davi afirma:
"... porque amo a casa de
meu
Deus, o ouro
e a prata particular que tenho dou para
a casa de meu Deus, afora
tudo quanto
preparei
para o santuário" (1
Cr 29:3).
Em
1 Crônicas 22:14 está registrada a quantia dada para o orçamento
da construção da casa
do
Senhor. Já 1 Crônicas 29:4 registra a quantia dada pessoalmente por
Davi, de seus próprios
recursos
particulares, além do que ele tinha levantado para o orçamento da
construção do templo.
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