ROMANOS
ROMANOS
1:19-20 - Os pagãos estão perdidos?
PROBLEMA:
Jesus disse: "Eu
sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão
por
mim" (Jo 14:6). Também, Atos 4:12 diz a respeito de Cristo: "E
não há salvação em nenhum
outro;
porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os
homens, pelo qual
importa
que sejamos salvos". Mas, e se alguém nunca ouviu o Evangelho
de Cristo, estará ele
eternamente
perdido? Paulo parece responder a essa pergunta dizendo que sim. Mas
é justo
condenar
as pessoas que nunca ouviram nada acerca de Cristo?
SOLUÇÃO:
A resposta de Paulo
é clara. Ele disse que os pagãos são "indesculpáveis"
(1:20)
porque
"o que de Deus se pode conhecer é
manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Porque
os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como
também a sua própria
divindade,
claramente
se reconhecem, desde
o princípio do mundo, sendo
percebidos por meio
das
coisas
que foram criadas" (1:19-20).
Dessa
forma, os pagãos com justiça são condenados, por várias razoes.
Primeiro, Romanos
2:12
afirma: "Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem
lei perecerão; e todos os que
com
lei pecaram, mediante lei serão julgados". Essa passagem ensina
que o judeu é julgado pela
Lei,
as Escrituras hebraicas, mas o gentio é condenado pela "lei
gravada no seu coração".
"Porque,
quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas
que são da lei,
não
tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da
lei escrita em seus corações,
testificando
juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer
acusando-os, quer
defendendo-os"
(Rm 2:14-15, SBTB).
Segundo,
a pergunta pressupõe inocência por parte do homem não salvo, que
nunca ouviu o
Evangelho.
Mas a Bíblia nos diz que "todos pecaram e carecem da glória de
Deus" (Rm 3:23).
Além
disso, Romanos 1:18-20 diz que Deus se mostra claramente por meio da
revelação natural, de
forma
que "tais homens são, por isso, indesculpáveis". Os seres
humanos não são inocentes, tendo
em
vista a revelação natural de Deus.
Terceiro,
se uma pessoa que nunca ouviu o evangelho na sua vida faz o melhor
que pode, tal
pessoa
apenas está fazendo obras para a salvação. Mas a salvação é
pela graça, "porque pela graça
sois
salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus"
(Ef 2:8). De nenhuma maneira
alguém
pode fazer qualquer coisa para ter acesso ao céu. Se houvesse um
jeito, então a obra de
Cristo
na cruz teria sido inútil.
Finalmente,
um ponto importante é que a Bíblia diz: "buscai e achareis".
Isto é, aqueles que
buscarem
a luz que têm na natureza, a qual não é suficiente para a
salvação, encontrarão a luz de
que
necessitam para a salvação. Hebreus 11:6 diz: "De fato, sem fé
é impossível agradar a Deus,
porquanto
é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele
existe e que se torna
galardoador
dos que o buscam". Atos 10:35 acrescenta: "pelo contrário,
em qualquer nação, aquele
que
o teme e faz o que é justo lhe é aceitável".
Deus
tem muitas maneiras de fazer com que a verdade acerca da salvação
por meio de
Cristo
chegue àqueles que o buscarem. Ele pode enviar um missionário (At
10) ou uma Bíblia (SI
119:130),
pode dar-lhes uma visão (Dn 2; 7) ou enviar-lhes um anjo (Ap 14).
Mas aqueles que
derem
as costas à luz que têm (pela natureza), e acharem-se perdidos nas
trevas, não têm a quem
culpar
senão a si mesmos. Pois "os homens amaram mais as trevas do que
a luz; porque as suas
obras
eram más" (Jo 3:19).
ROMANOS
1:26 - Esse versículo quer dizer então que os homossexuais não
devem ser
heterossexuais,
porque isso seria ir contra a natureza deles?
PROBLEMA:
De acordo com alguns
homossexuais, quando Paulo refutou o que é "contrário à
natureza"
em Romanos 1:26, ele não estaria declarando o homossexualismo como
sendo algo
moralmente
errado, mas estaria dizendo apenas que ser heterossexual seria algo
não natural para
eles.
"Não natural" teria um sentido sociológico, e não
biológico. Assim, em vez de condenar as
práticas
homossexuais, argumenta-se que essa passagem na realidade as aprova
para os
homossexuais.
SOLUÇÃO:
Quando a Bíblia
declara que a prática homossexual é um ato "contrário à
natureza"
(Rm
1:26), ela está referindo-se à natureza biológica, e não à
sociológica. Primeiro, o sexo é
definido
biologicamente nas Escrituras desde o princípio. Deus criou o ser
humano como "homem e
mulher"
e então disse-lhes: "frutificai e multiplicai-vos" (Gn
1:27-28, SBTB). Essa reprodução
somente
seria possível se ele estivesse se referindo ao homem e à mulher
biológicos.
Segundo,
a orientação sexual é compreendida do ponto de vista biológico, e
não
sociológico,
quando Deus disse: "por isso, deixa o homem piai e mãe e se une
à sua mulher,
tornando-se
os dois uma só carne" (Gn 2:24). Apenas um pai e uma mãe
biológicos podem ter
filhos;
portanto a referência a "uma só carne" fala do casamento
físico.
Terceiro,
a passagem de Romanos diz que "começaram a cometer atos
indecentes, homens
com
homens" (1:27, NVI). Isso com clareza indica que esse ato
pecaminoso era de natureza
homossexual.
Quarto,
o que fizeram não era natural para eles, pois "mudaram o modo
natural de suas
relações"
para relações não naturais (Rm 1:26). Assim, os atos homossexuais
foram considerados
não-naturais
também para os homossexuais.
Quinto,
desejos homossexuais são chamados também de "paixões infames"
ou "paixões
vergonhosas"
(Rm 1:26, NVI). Assim, é evidente que Deus está condenando o pecado
sexual
praticado
entre os que são do mesmo sexo biológico. Os atos homossexuais são
contrários à
natureza
humana como tal, não apenas à orientação sexual de um
homossexual.
ROMANOS
2:7 - A imortalidade é adquirida, ou já a possuímos?
PROBLEMA:
Paulo fala que Deus
dará vida eterna aos que "buscam... imortalidade" (NVI).
Ele
se
refere também à sua aquisição na ressurreição (1 Co 15:53).
Entretanto, Jesus ensinou que a alma
é
imortal, isto é, que ela não pode ser destruída pela morte (Lc
12:5). Paulo insiste ainda que a alma
sobrevive
à morte (2 Co 5:8; Fp 1:23; cf. Ap 6:9). Como é então: já
possuímos a imortalidade, ou
somente
vamos adquiri-la na ressurreição?
SOLUÇÃO:
A Bíblia reserva o
termo
"imortalidade"
para os seres humanos no seu estado
ressurreto.
É algo adquirido, e não possuído antes da ressurreição, já que
Jesus, que foi o primeiro a
obter
um corpo imortal ressurreto (1 Co 15:20), "trouxe à luz a vida
e a imortalidade" (2 Tm 1:10)
para
o resto da humanidade.
Não
obstante, o fato
da imortalidade
inclui a alma humana também, pois, como disse Jesus,
a
alma não é destruída pela morte física (Lc 12:5). Ela sobrevive à
morte e vai ou para a presença de
Deus
(2 Co 5:8; Fp 1:23), se estiver salva, ou para o inferno, do qual
terá plena consciência (Lc
16:22-26;
Ap 19:20-20:15), se estiver perdida. Devido à alma (e/ou o espírito)
não ser mortal, como
é
o corpo, é próprio dizer que a alma é
imortal. Entretanto,
a pessoa completa - alma e corpo - é
ressuscitada
para a imortalidade. Nesse sentido, a alma ganha
imortalidade na
ressurreição do
corpo.
Entretanto,
no sentido bíblico da vida eterna com um corpo imortal, os seres
humanos não
possuem
imortalidade antes da ressurreição. Mesmo assim, somente Deus é
intrinsecamente imortal
(veja
os comentários de 1 Timóteo 6:16); e a imortalidade que o homem tem
provém de Deus.
ROMANOS
2:14-15 - Como aqueles que são por natureza pecadores podem guardar
as leis
da
natureza de Deus?
PROBLEMA:
Efésios 2:3 afirma
que todos os homens são "por natureza, filhos da ira". Mas
Paulo
fala
de gentios descrentes que "procedem, por natureza, de
conformidade com a lei" (Rm 2:14).
Essas
duas situações parecem ser opostas entre si.
SOLUÇÃO:
A passagem de
Efésios está falando da
causa das ações
pecaminosas, ao passo que a
de
Romanos refere-se ao governo
de nossas ações. A
primeira relaciona-se com a nossa propensão
ao
pecado e a última, com a norma
que define o que é
pecado. Há uma diferença entre o que o
homem
é inclinado
a fazer por sua
natureza e o que ele
deve fazer de acordo
com a lei natural
"gravada
no seu coração" (Rm 2:15).
ROMANOS
5:12 - Essa afirmação implica que éramos apenas seres humanos em
potencial
antes
do nosso nascimento, e não seres humanos reais?
PROBLEMA:
De acordo com esse
texto, "todos [os seres humanos] pecaram [em Adão]". Mas
ainda
não tínhamos nem mesmo sido concebidos, e muito menos nascido,
quando Adão pecou.
Portanto,
não poderíamos estar na condição de seres humanos. Seríamos
apenas seres humanos em
potencial.
SOLUÇÃO:
Por várias razões
é evidente que esse texto não prova que os seres humanos que ainda
não
nasceram não são totalmente humanos. Primeiro, a passagem não está
falando de um embrião
no
ventre, mas da maneira segundo a qual todos os homens estavam em
Adão, o cabeça da raça
humana.
Segundo,
o fato de que todos nós estávamos genética, representativa ou
potencialmente em
Adão,
e de que portanto tínhamos responsabilidade no seu pecado, revela
que há uma corporalidade
na
natureza humana. Isto é, há uma unidade na humanidade, de forma a
não se poder separar um
membro
de outro (cf. Rm 14:7), não importando onde cada um se localize.
Terceiro,
o próprio fato de que todos somos declarados pecadores a partir da
concepção
(veja
os comentários do Salmo 51:5), em virtude de estarmos em Adão,
revela que o ser humano é
considerado
parte da verdadeira raça humana, não meramente um ser humano em
potencial.
ROMANOS
5:14 - É justo o juízo sobre todas as pessoas por causa do pecado
de Adão?
PROBLEMA:
A morte veio a todas
as pessoas por causa do pecado de Adão (Rm 5:12), mas
Romanos
5:14 diz: "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés,
até sobre aqueles
que não
tinham
pecado à semelhança da transgressão de Adão" (SBTB).
Mas se eles não pecaram, como
Adão
pecou, por que eles são responsabilizados?
SOLUÇÃO:
Há dois tipos de
pessoas que podem fazer parte dessa categoria (1) as criancinhas, e
(2)
aqueles que deliberadamente não desobedecem o preceito de Deus.
Primeiro,
muitos eruditos bíblicos acreditam que os bebês e crianças que
morrem antes da
idade
da responsabilidade moral irão para o céu. Isto baseia-se nos
seguintes versículos: (1) Em 2
Samuel
12:23, quando aquela criança, filha de Davi, morreu, ele disse: "Eu
irei a ela, porém ela não
voltará
para mim". Isso implica que o bebê estava com o Senhor.
(2)No
Salmo 139, Davi fala até mesmo de um bebê ainda não nascido como
estando escrito no livro
de
Deus no céu (v.16).
(3)Isaías
faz distinção entre aqueles que ainda não têm idade suficiente
para "desprezar o mal e
escolher
o bem" (7:15), o que implica que eles não são moralmente
responsáveis.
(4)Jesus
acrescentou: "Se fósseis cegos, não teríeis pecado algum"
04 9:41).
(5)Paulo
fala que o sacrifício de Cristo torna a todos justos (Rm 5:19), o
que abrangeria até mesmo
as
criancinhas que tenham nascido em pecado (SI 51:5). (Veja também os
comentários de 2 Samuel
12:23).
Segundo,
como nosso representante todos nós pecamos [em Adão], e, em
conseqüência, a
culpa
do pecado de Adão foi atribuída a todos nós. Mas a morte de Cristo
cancelou isso e libertou a
humanidade
dessa culpabilidade (Rm 5:18-19). Mesmo assim, aqueles que atingem a
idade da
consciência
moral são responsáveis pelo seu pecado pessoal e, portanto, com
justiça condenados.
Assim,
aqueles que não pecaram à semelhança de Adão, não obstante
pecaram em Adão
(Rm
5:12). Por isso é que a morte ainda reinou desde o tempo de Adão e
Moisés. Romanos 2:14-15
afirma
que os gentios, mesmo não tendo a Lei de Moisés, servem de lei para
si mesmos. Eles têm a
lei
escrita em seu coração, e sua consciência testemunha os seus
procedimentos. Os homens depois
de
Adão ainda são pecadores e responsáveis por suas ações.
Somente
porque as pessoas não pecam à semelhança de Adão, não significa
que elas não
sejam
pecadoras. Em outras palavras, isso não quer dizer que os homens não
são responsabilizados
por
suas ações. O homem morre porque peca (Rm 6:23). Deus é justo em
condenar o pecado, e é
misericordioso
em prover a salvação àqueles que a receberem.
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