SALMOS 2
SALMO
58:3 - Como uma criança inocente pode ser ímpia desde o ventre
materno?
PROBLEMA:
A Bíblia sempre
fala da inocência e da isenção de culpa das criancinhas (cf. Dt
1:39),
que não sabem "desprezar o mal e escolher o bem" (Is
7:15), e que fazem parte do reino de
Deus
(Mt 18:3-4; cf. Rm 9:11). Contudo, neste verso, Davi declara:
"Desviam-se os ímpios desde a
sua
concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras".
Mas se uma criancinha é
moralmente
isenta de culpa, então como proferirá mentiras?
SOLUÇÃO:
É claro que a
referência não pode ser a pecados efetivos,
mas somente a
pecados
potenciais,
já que a criancinha
ainda não desenvolveu sua consciência moral nem sua
responsabilidade.
As Escrituras falam claramente: "não eram os gêmeos nascidos,
nem tinham
praticado
o bem ou o mal" (Rm 9:11). O sentido implícito quando se diz
que uma pessoa nasce "em
iniqüidade"
(Sl 51:5) refere-se à sua inclinação
ao pecado, não a
uma ação
pecaminosa que tenha
praticado.
Todos
os seres humanos são "por natureza filhos da ira" (Ef
2:3), porque todos nascem com
a
tendência
para o pecado, mas
não nascem em pecado na
realidade. A
condenação que recai sobre
cada
um que vem à raça adâmica é uma culpa judicial, não uma culpa
pessoal. Todos estão
condenados
diante de Deus porque "todos pecaram" em Adão, nosso
representante (Rm 5:12). Essa
situação
pode ser resumida como se segue:
NÃO
NASCEMOS EM PECADO - NASCEMOS EM PECADO
Efetivamente
- Potencialmente
Por
ação - Por inclinação
Na
realidade - Por tendência
Pessoalmente
- Judicialmente
SALMO
73:20 - Como este verso pode falar de Deus se despertando, se o Salmo
121:3 diz que
ele
nunca dorme?
(Veja
os comentários do Salmo 44:23.)
SALMO
88:11 - Os mortos têm lembrança de alguma coisa?
(Veja
os comentários de Eclesiastes 9:5.)
SALMO
97:7-Este verso não dá a entender que há muitos deuses?
PROBLEMA:
O salmista ordena:
"prostrem-se diante dele todos o deuses". Contudo a Bíblia
ensina
também que há apenas um só Deus (Dt 6:4).
SOLUÇÃO:
Há apenas um só
Deus verdadeiro, mas há muitos falsos deuses.
De fato, Paulo
declara
que há demônios por trás dos falsos deuses (1 Co 10:20), E um dia
até mesmo os demônios
terão
de se prostrar diante do Deus vivo e verdadeiro, e confessarão que
ele é o Senhor (Fp 2:10).
Além
disso, anjos bons às vezes são chamados de "deuses"
(elohim) na
Bíblia (Sl 8:5; cf. Hb
2:7).
O verso em pauta (Sl 97:7) pode ser uma ordem para que os anjos
adorem a Deus, tal como
acontece
no Salmo 148:2: "Louvai-o, todos os seus anjos".
SALMO
104:5 - A terra permanecerá para sempre, ou será destruída?
PROBLEMA:
Este versículo e
muitos outros (cf. Sl 78:69; Ec 1:4) dizem que a terra foi
estabelecida
para sempre. Em contraste, a Bíblia ensina também que os céus e a
terra "perecerão"
(Sl
102:26) ou que "passará o céu e a terra" (Lc 21:33), ou
ainda que "se desfarão abrasados" (2 Pe
3:10).
SOLUÇÃO:
Primeiro, a palavra
hebraica correspondente a "para sempre" (olam)
com freqüência
significa
simplesmente um longo período ou um tempo indefinido. Portanto, os
versículos que
falam
da terra como tendo uma duração "para sempre" não
precisam ser entendidos
necessariamente
como referindo-se a uma duração sem fim. Além disso, mesmo tomando
de modo
literal
aquela expressão, uma distinção importante tem de ser feita. Ainda
que a terra não permaneça
para
sempre em
sua forma presente, seus
elementos
constitutivos permanecerão,
e tudo se
transformará
num "novo céu e nova terra" (Ap 21:1), onde não haverá
enfermidade, morte ou
decadência
de coisa alguma (cf. Ap 21-22).
SALMO
109:lss - Como um Deus de amor, tal como revelado no NT, pode ser
conciliado com
o
Deus vingativo deste salmo cheio de maldições?
PROBLEMA:
Este salmo, assim
como muitos outros no AT (por exemplo, os salmos 35 e 69),
pronuncia
maldições sobre os inimigos de alguém. Por isso ele e também os
demais dessa linha são
chamados
de salmos imprecatorios (com maldições). Davi diz: "Fiquem
órfãos os seus filhos, e
viúva,
a sua esposa" (109:9). Em contraste, Jesus disse: "amai os
vossos inimigos e orai pelos que
vos
perseguem" (Mt 5:44). Como o Deus de vingança do AT pode ser o
mesmo Deus de amor do
NT
( 1 João 4:16)?
SOLUÇÃO:
Para entender esses
salmos imprecatórios, que contêm maldições, alguns importantes
fatores
precisam ser considerados.
Primeiro,
o juízo que é pedido baseia-se na
justiça divina e não
no ódio
humano. Davi disse
com
clareza a respeito de seus inimigos neste salmo: "Pagaram me o
bem com o mal; o amor, com
ódio"
(v. 5). Ao mesmo tempo em que Davi de fato orava pelo castigo
(maldição) sobre seus
inimigos,
não obstante ele os amava e os entregou à justiça de Deus pela
devida recompensa que os
atos
maus por eles praticados lhes acarretaram.
Quando
Davi poupou a vida de Saul, deu uma prova prática de que a vingança
não era a
motivação
que estava por trás deste salmo. Apesar do fato de Saul ter
perseguido Davi para tirar-lhe
a
vida, este perdoou a Saul e até mesmo poupou a sua vida (cf. 1 Sm
24; 26).
Segundo,
o juízo nestes salmos é expresso nos termos da cultura daqueles
dias. Como a
condição
de órfão ou de viuvez era considerada uma tragédia, a maldição é
expressa segundo essas
categorias
de fácil entendimento na época.
Terceiro,
como a cultura hebraica não fazia uma clara distinção entre o
pecador e o seu
pecado,
o juízo é expresso em termos pessoais muito mais do que de forma
abstrata. Além disso,
como
a família hebraica era algo solidário, a família toda era salva
(cf. Noé, Gn 7-8) ou era objeto
de
um juízo para todos os seus membros (cf. Acã, Js 7:24).
Quarto,
o fenômeno da imprecação não ocorre apenas no AT. Jesus
recomendou que seus
discípulos
amaldiçoassem as cidades que não recebessem o Evangelho (Mt 10:14).
O próprio Jesus
lançou
juízo sobre Betsaida e sobre Cafarnaum, segundo Mateus 11:21-24.
Paulo declarou anátema
todo
aquele que não amasse o Senhor (1 Co 16:22). E até mesmo os santos
no céu clamaram a Deus
por
vingança sobre aqueles que martirizaram crentes (Ap 6:9-10).
Quinto,
as imprecações não são um fenômeno primitivo ou apenas do AT. A
aplicação da
justiça
sobre o mal pertence a Deus, assim como a bênção sobre o que é
reto. Essas duas coisas são
verdadeiramente
de Deus, tanto no AT como no NT. De fato, Deus é mencionado como
tendo a
característica
do amor com maior freqüência no AT do que no NT.
Sexto,
pelo fato de que no AT a ênfase recaía sobre recompensas terrenas
ligadas à família, à
prosperidade
e à terra, também as maldições eram expressas nesses termos. Como
a revelação do
NT
expressa-se mais em termos de destino eterno, havia menos necessidade
de formular as
imprecações
nesses termos terrenos.
Mesmo
nessas imprecações do AT pode-se perceber uma antevisão de Cristo.
Deus confiou
todo
juízo ao Filho (Jo 5:22). Dessa forma, os que esperam por justiça
não o fazem apenas por seu
justo
reino, mas esperam pacientemente pelo Senhor, que rapidamente virá
para exercê-lo com
justiça
(Ap 22:12).
SALMO
115:17 - Os mortos podem cultuar a Deus, ou eles estão
inconscientes?
(Veja
os comentários de Eclesiastes 9:5 e 2 Reis 14:29. )
SALMO
119:110 - E verdade que Davi nunca se desviou dos preceitos de Deus,
ou será que ele
se
desviou?
PROBLEMA:
Davi parece estar se
contradizendo no mesmo salmo. Primeiro ele diz a Deus: "não
me
desvio dos teus preceitos" (v. 110). Mais adiante, porém, ele
admite o contrário, quando diz:
"ando
errante como ovelha desgarrada" (v. 176). Essas duas afirmações
não podem ser corretas.
SOLUÇÃO:
Davi tinha em mente
duas coisas diferentes. No primeiro caso ele estava falando de
maneira
geral e
no segundo, em
particular. No
versículo 110, Davi declarou que de maneira geral
ele
vinha sendo fiel a Deus. Mas no versículo 176, ele afirmou o que
todos nós temos de
reconhecer,
isto é, a verdade universal de que "todos nós andávamos
desgarrados como ovelhas" (Is
53:6).
Com este entendimento, não há nenhuma contradição. (Veja também
os comentários de 1
Reis
11:4.)
SALMO
137:9 - Como o salmista podia regozijar-se com o pensamento de
crianças sendo
esmagadas
nas rochas?
PROBLEMA:
Quando o salmista
considera o juízo final que virá sobre a Babilônia, aparentemente
ele
se regozija com o dano causado a bebês. ( Como podia um homem de
Deus alegrar-se com um
evento
assim tão cruel e trágico?
SOLUÇÃO:
O salmista não
estava regozijando-se pelas crianças que seriam esmagadas. Antes,
ele
regozijava-se
pela justiça de Deus que por fim retribuiria à crueldade dos
babilônios na forma de
um
castigo justo pelos crimes que tinham cometido. Os babilônios haviam
tratado os hebreus e seus
filhos
com atos de brutalidade equivalentes. Por fim Deus haveria de trazer
os medos e os persas
para
infligir o seu juízo sobre a Babilônia. Nas mãos de Deus, os
exércitos dos medos e persas
seriam
instrumentos de justiça, e os babilônios colheriam o que tinham
plantado (veja os
comentários
do Salmo 109:1ss).
SALMO
139:13-16 - Com base neste verso, pode-se concluir que a Bíblia
considera o aborto
como
um assassinato?
PROBLEMA:
Segundo esta
passagem, Deus considera um ser humano aquele que ainda não
nasceu.
Entretanto, se o feto é realmente um ser humano, então o aborto
provocado é a execução
deliberada
da morte de uma pessoa inocente. Esta passagem nos mostra então que
Deus considera o
aborto
provocado como um assassinato?
SOLUÇÃO:
Sim. Muitas outras
passagens reforçam esta posição. Primeiro, aquele que ainda não
nasceu
é intimamente conhecido por Deus, e recebe o chamado de Deus. Em
Jeremias 1:5, Deus
diz:
"Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e,
antes que saísses da madre, te
consagrei,
e te constituí profeta às nações".
Segundo,
o que ainda não nasceu é referido como tendo características de
uma pessoa:
pecado,
como no Salmo 51:5; ou alegria, como em Lucas 1:44.
Terceiro,
aquele que fere um feto recebe a mesma punição do que fere um
adulto. Em outra
parte
(veja os comentários de Êxodo 21:22-23), a mesma punição é dada
pelo mal causado à mulher
ou
à criança que está em gestação. Deus considera o não-nascido
como um perfeito ser humano. E
tomar
deliberadamente a vida de um ser humano inocente é assassinato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Por favor, nada de ofensas, zombaria, blasfêmias, sejamos civilizados :)