terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas - 2 Samuel


2 SAMUEL

2 SAMUEL 2:10 - Como poderia Is-Bosete reinar apenas dois anos, se 2 Samuel 5:5 diz que
Davi reinou sete anos e meio?

PROBLEMA: Depois da morte de Saul, seu filho Is-Bosete reinou sobre Israel durante dois anos,
de acordo com 2 Samuel 2:10. Enquanto ele reinava em Israel, Judá ficou com Davi (2 Sm 2:10).
Depois de Is-Bosete ter sido morto, o povo de Israel foi a Davi para coroá-lo rei de todo o Israel.
Entretanto, de acordo com 2 Samuel 5:5, Davi reinou em Hebrom por sete anos e meio. Como
poderia Davi ter reinado sobre Judá sete anos e meio, se Is-Bosete reinou sobre Israel apenas dois
anos?
SOLUÇÃO: Embora Is-Bosete tenha sido por fim coroado rei de Israel, isso não aconteceu senão
cinco anos depois da morte de Saul. Os filisteus tinham sido um grande obstáculo na união das dez
tribos de Israel e no estabelecimento de Israel sob o reinado de Is-Bosete. Uma vez que os exércitos
de Israel, sob o comando de Abner, conseguiram de certa forma expulsar os filisteus, Abner
constituiu Is-Bosete rei sobre Israel. Durante todo o período em que Abner esteve em conflito com
os filisteus e durante os dois anos do reinado de Is-Bosete, Davi reinou como rei de Judá.

2 SAMUEL 8:4 - Davi capturou 1.700 cavaleiros, ou foram 7.000 como diz 1 Crônicas 18:4?

PROBLEMA: Depois que Davi venceu Hadadezer, fez muitos prisioneiros no exército vencido. De
acordo com 2 Samuel 8:4, Davi capturou "mil e setecentos cavaleiros" (a palavra "carros", que foi
acrescentada em algumas traduções, não consta no texto hebraico). Entretanto, a passagem de 1
Crônicas 18:4 afirma que Davi capturou 7.000 cavaleiros. Qual é o número correto?
SOLUÇÃO: Trata se, sem duvida, de um erro de copista. Provavelmente um dos copistas mais
antigos tenha inadvertidamente omitido a palavra "carros", que encontramos em algumas traduções.
Isso, por sua vez, criou um problema para um copista posterior, que reconheceu não ser correto no
hebraico escrever "um mil e sete mil cavaleiros", reduzindo então, por sua conta o segundo "mil" a
"centenas", o que resultou em "mil e setecentos", redação que encontramos em 2 Samuel 8:4.
Provavelmente a passagem de 1 Crônicas mantém o número correto.

2 SAMUEL 8:18 - Como poderiam os filhos de Davi ser sacerdotes, se eles não eram levitas?

PROBLEMA: De acordo com este versículo, "os filhos de Davi... eram seus ministros". Contudo,
Números 3:10 proíbe que qualquer um, exceto os filhos de Arão, seja sacerdote (cf. Nm 16:40).
SOLUÇÃO: Alguns eruditos acreditam que o sacerdócio foi ampliado de modo a incluir os filhos
de Davi, dando-lhes um sacerdócio honorário. Entretanto, como não há indicação alguma a este
respeito no texto, não parece ter sido o caso.
Provavelmente um sentido mais amplo da palavra seja o caso. A palavra hebraica para
"sacerdote" é "kohen", que pode significar também "servo", "ministro" ou "conselheiro". Os filhos
de Davi não ofereciam sacrifícios (somente os filhos de Arão podiam fazê-lo), eram apenas
sacerdotes domésticos ou conselheiros espirituais.

2 SAMUEL 12:15-23 - Como poderia um Deus amoroso tomar a vida do filho de Davi, por
causa do pecado deste?

PROBLEMA: Em decorrência do pecado de Davi com Bate-Seba, a vida da criança que ela gerou
de Davi foi tomada. De acordo com 2 Samuel 12:15, foi o Senhor que a feriu com uma
enfermidade, de forma que veio ela a morrer. Como um Deus amoroso poderia então cometer tal
ato?
SOLUÇÃO: Tirar a vida daquela criança não foi um juízo sobre ela, mas sobre Davi. A Palavra de
Deus assegura-nos que a morte não é o fim, Esta passagem, em particular, indica que aquele filho
de Davi foi levado ao céu pela sua morte (veja os comentários de 2 Samuel 12:23), Com isso, a
criança provavelmente foi poupada de uma vida de tristezas e de problemas, por ser bastarda,
nascida de um relacionamento ilícito de Davi com Bale Seba,
A fé de Davi num Deus todo amoroso e ilustrada claramente nos versículos 22 e 23.
Enquanto a criança estava viva, Davi jejuou e chorou na esperança de que Deus graciosamente
permitisse que ela vivesse. Entretanto, quando a criança morreu Davi confiou na bondade de Deus
para leva-lá com ele ao céu, crendo que um dia ali se reuniriam.

2 SAMUEL 12:21-23 - Devemos orar pelos mortos?

PROBLEMA: Com base em 2 Macabeus 12:46, os católicos romanos acreditam que orar pelos
mortos para libertá-los de seus pecados é um cuidado salutar e santo. Entretanto, Davi recusou-se a
orar pelo seu filho depois que ele morreu. A Bíblia nos ensina que devemos orar pelos mortos?
SOLUÇÃO: Nada há nas inspiradas Escrituras que dê suporte à doutrina católica de se orar pelos
mortos, para ficarem livres de seus pecados. Há forte evidência disso em muitas passagens.
Primeiro, o único versículo que dá algum suporte a orações pelos mortos vem de 2 Macabeus, livro
apócrito do século II a.C. (veja os comentários de 1 Coríntios 3:13-15), que a Igreja Católica
Romana acrescentou à Bíblia no ano 1546 a.D., em resposta à Reforma, que condenava tais
práticas.
Segundo, a doutrina de orações pelos mortos está ligada à doutrina não-bíblica do
purgatório. As orações têm o propósito de libertar as pessoas mortas desse local. Porém não há base
alguma para a crença no purgatório (veja os comentários de 1 Coríntios 3:13-15).
Terceiro, em parte alguma de todos os livros inspirados da Bíblia pode-se encontrar um
único caso de um santo ter orado para que algum morto fosse salvo. E certo que com toda a paixão
com que muitos santos desejaram que seus queridos fossem salvos (cf. Rm 9:1-3), seria de se
esperar que houvesse pelo menos um caso de alguém ter orado pelos mortos e obtido a aprovação
de Deus.
Quarto, a Bíblia deixa bem claro, e de forma categórica, que a morte é o final e que não há
esperança depois dela. O livro de Hebreus declara: "aos homens está ordenado morrerem uma só
vez e, depois disto, o juízo" (Hb 9:27). Jesus falou, a respeito dos que o rejeitaram, que morrerão
em seus pecados (Jo 8:21, 24), o que implica pecado.
Quinto, Jesus nos deu o exemplo em João 11, ao chorar pelos mortos e orar pelos vivos.
Aproximando-se do túmulo do seu amigo Lázaro, Jesus chorou"(v. 35). Depois ele orou pela
"multidão presente, para que creiam que tu me enviaste" (v. 42).
Sexto, os mortos oram pelos vivos (cf. Ap 6:10), mas não há exemplo em toda a inspirada
Palavra de Deus de vivos orando por mortos. Os santos martirizados, na glória, são descritos como
orando por vingança sobre os ímpios (Ap 6:9) E como há alegria no céu por uma única alma que é
salva na terra (Lc 15 10), não há dúvida de que há oração no céu pelos perdidos. Mas a Bíblia não
deixa nem mesmo o menor vislumbre de esperança para quem quer que morra em seus pecados
(veja os comentários de 2 Ts 1:9).

2 SAMUEL 12:23 - Os que morrem na primeira infância vão para o céu? 

PROBLEMA: As
Escrituras ensinam que todos nasceram em pecado (Sl 51:5) "porque todos pecaram [em Adão]"
(Rm 5:12). Contudo, Davi deu a entender que seu filho, uma criança recém-nascida que morreu,
teria ido para o céu, ao dizer: "Eu irei a ela" (1 Sm 12:23).
SOLUÇÃO: Há três posições com relação às crianças que morrem antes da idade da
responsabilidade, isto é, antes de atingirem maturidade suficiente para responder moralmente por
seus próprios atos.
Somente as crianças eleitas vão para o céu. Alguns calvinistas extremados acreditam que
apenas as crianças da primeira infância que são predestinadas é que vão para o céu (Ef 1:4; Rm
8:29). As que não são eleitas vão para o inferno. Eles não vêem maiores problemas com respeito à
predestinação de crianças como tampouco veêm com a de adultos. Insistem que todos merecem o
inferno, e que é apenas pela misericórdia de Deus que alguém é salvo (Tt 3:5-6).
Somente as crianças que viriam a crer vão para o céu. Outros declaram que Deus sabe o fim
desde o princípio (Is 46:10) e sabe também o que é potencial bem como o que é real. Assim, ele
sabe quais as crianças que teriam crido em Cristo, caso tivessem vivido. Argumentam que, em caso
contrário, haveria pessoas no céu que não teriam crido em Cristo, o que vai de encontro às
Escrituras (Jo 3:36). Todas as crianças que Deus sabe que não teriam crido, caso tivessem tido uma
vida mais longa, vão para o inferno.
Todas as crianças vão para o céu. Ainda outros crêem que todas as crianças que morrem
antes da idade da responsabilidade vão para o céu. Eles baseiam essa afirmação nas seguintes
passagens. Primeiro, Isaías 7:16 refere-se a uma idade após a qual uma criança torna-se moralmente
responsável: "antes que este menino saiba desprezar o mal e escolher o bem...".
Segundo, Davi acreditava na vida após a morte e na ressurreição (Sl 16:10-11), de forma que
ao referir-se ao dia em que se encontraria com o seu filho que morrera após o nascimento (2 Sm
12:23), deu a entender que aqueles que morrem na primeira infância vão para o céu, Terceiro, o
Salmo 139 fala de um feto como sendo uma criatura de Deus cujo nome está escrito no "livro" de
Deus no céu (vv.14-16).
Quarto, Jesus disse: "Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o
reino de Deus" (Me 10:14), indicando assim que até mesmo as criancinhas estarão no céu. Quinto,
alguns veêm suporte para a criança em anjos da guarda na afirmação de Jesus de que os
"pequeninos" têm "seus anjos no céu" (Mt 18:10). Sexto, o fato de a morte de Cristo ter sido para
todos faz com que as criancinhas possam ser salvas, mesmo antes de crerem (Rm 5:18 l9).
Finalmente, a afirmação de Jesus quanto àqueles que não sabiam que não eram moralmente
responsáveis (Jo 9:41) é usada para dar suporte à crença de que há céu para aqueles que por ora não
podem crer, muito embora não haja céu para aqueles que, tendo idade, recusam-se a crer (Jo 3:36).

2 SAMUEL 12:31 - Como podemos justificar a crueldade de Davi para com os seus inimigos?

PROBLEMA: Esta passagem nos revela que Davi torturou os seus inimigos, já que ele os fez
"passar a serras, e a picaretas, e a machados de ferro, e em fornos de tijolos". Mas a tortura não é
um procedimento correto, e Jesus disse "amai... os vossos inimigos" (Lc 6:35).
SOLUÇÃO: Várias coisas têm de ser observadas com relação a esta crítica. Primeiro, a versão
ARA dá margem a um erro de interpretação desta passagem. Outras traduções, como a R-IBB, a EC
e a TLH, esclarecem perfeitamente esta dificuldade. Por exemplo, a EC corretamente diz:
"Trazendo os seus habitantes, colocou-os a trabalhar com serras, picaretas, machados de ferro, e em
fornos de tijolos". O texto da R-IBB é quase igual a este, e a TLH diz: "Davi fez o povo da cidade
trabalhar com serras, enxadas, e machados e fabricar tijolos".
Segundo, o escritor está simplesmente relatando esses eventos - ele não está necessariamente
aprovando-os. Como observado anteriormente (veja a Introdução), nem tudo o que é registrado na
Bíblia é absolvido por ela.
Terceiro, a punição de trabalhos forçados que teria sido dada àqueles perversos inimigos do
povo de Deus não é severa demais. Considerando as crueldades que eles deixaram cair sobre o povo
de Israel (cf. 1 Sm 11:2; Am 1:13), o tratamento de Davi foi humano.

2 SAMUEL 14:27 - Por que esta passagem diz que Absalão tinha três filhos, sendo que 2
Samuel 18:18 diz que ele não tinha nenhum?

PROBLEMA: A passagem de 2 Samuel 14:27 declara que Absalão tinha três filhos e uma filha.
Entretanto, em 2 Samuel 18:18 é dito que ele levantara uma coluna, dizendo: "Filho nenhum tenho
para conservar a memória do meu nome". Qual das passagens é correta?
SOLUÇÃO: As duas passagens são corretas. E significativo que 2 Samuel 14:27 mencione o nome
da filha de Absalão (Tamar) mas não dê o nome dos três filhos. Pode ter acontecido que os três
filhos dele tivessem morrido na infância e seus nomes não foram registrados porque não deixaram
descendência. Consequentemente, Absalão ergueu um monumento na vã tentativa de conservar a
memória de seu nome porque ele não tinha filhos do sexo masculino que pudessem perpetuar seu
nome.

2 SAMUEL 18:6 - A terra de Efraim situava-se a oeste ou a leste do rio Jordão?

PROBLEMA: De acordo com Josué 17:15-18, os efraimitas estabeleceram-se do lado oeste do
Jordão. Mas 2 Samuel 18:6 fala do "bosque de Efraim" como estando do lado leste do Jordão.
SOLUÇÃO: Alguns acreditam que a batalha (de 2 Samuel 18) tenha acontecido do lado oeste do
Jordão, no território de Efraim. Entretanto, isto não é provável por várias razões. Os dois exércitos
estavam a leste do Jordão antes da batalha, e não há menção alguma de eles terem atravessado o rio.
O exército voltou ao lado do oeste depois da batalha (19:3). Davi teve de passar pelo Jordão, de
volta para casa em Jerusalém (v. 15), que ficava do lado oeste.
Outros estudiosos acreditam que o "bosque de Efraim" não ficava no território de Efraim,
mas do lado leste do Jordão. Eles acham que a floresta pode ter recebido esse nome em razão de
anteriormente muitos efraimitas terem sido mortos naquela região (cf. Jz 12:1-6), apesar de ela não
pertencer a Efraim. Não é nada fora do comum que uma localidade numa província tenha o nome de
outra província. Afinal, no Brasil a cidade de nome Paulista fica no Estado de Pernambuco!

2 SAMUEL 18:17 - Absalão foi enterrado no bosque de Efraim ou no vale do Rei?

PROBLEMA: Depois que Absalão foi morto pelos homens de Joabe, eles tomaram o corpo dele e
o jogaram numa cova, que foi coberta com um montão de pedras. Entretanto, de acordo com 2
Samuel 18:18, Absalão tinha erigido para si um memorial no vale do Rei. Onde realmente foi ele
enterrado?
SOLUÇÃO: Absalão foi enterrado numa cova como 2 Samuel 18:17 descreve. O memorial que
Absalão construíra, que veio a ser conhecido como o "Túmulo de Absalão", não foi erigido para ser
uma sepultura, mas apenas um memorial de seu nome. Nada se diz na Bíblia de ter sido ele
enterrado ali.

2 SAMUEL 21:19 - Este versículo diz que "Elanã... feriu a Golias", mas 1 Samuel 17 declara
que foi Davi quem o feriu.

PROBLEMA: O livro de 1 Samuel registra a dramática história de como Davi, filho de Jessé,
matou o gigante Golias. Entretanto, 2 Samuel 21:19 diz claramente que Elanã "matou Golias, o
geteu" (R-IBB). Um dos textos não pode estar correto,
SOLUÇÃO: No texto de 2 Samuel provavelmente há um erro introduzido por algum escriba ao
copiar o manuscrito, e a sua redação deveria ser: "Elanã... matou Lami, irmão de Golias". Isso é
confirmado no texto paralelo, que se encontra em 1 Crônicas 20:5 e que tem esta importante frase
em sua redação: "Lami, irmão de", mostrando assim que foi o irmão de Golias a pessoa que Elanã
matou, e não Golias, morto por Davi da forma como descrita em 1 Samuel 17.

2 SAMUEL 23:11 - Era um campo de cevada ou de lentilhas?

PROBLEMA: Em 2 Samuel é dito que "havia um pedaço de terra cheio de lentilhas"; mas 1
Crônicas 11:13 diz que "havia um pedaço de terra cheio de cevada".
SOLUÇÃO: Há duas possibilidades. Primeiro, poderiam ser duas ocasiões diferentes em que Deus
libertou o povo de Israel dos filisteus, em meio a um campo. Entretanto, é mais provável que tenha
sido um erro de copista, em vista da semelhança entre as palavras hebraicas que designam
"lentilhas" e "cevada", podendo ser facilmente confundidas, em especial se houver alguma mancha
ou imperfeição na cópia manuscrita. Qualquer uma dessas alternativas dará conta de dificuldade.

2 SAMUEL 24:1 - Como pode esta passagem declarar que Deus moveu Davi a levantar o
censo de Israel, se 1 Crônicas 21:1 declara que isso foi feito por Satanás?

PROBLEMA: Esta passagem relata o pecado de Davi em levantar o censo do povo de Israel e
Judá. O versículo 1 afirma que Deus incitou Davi a fazer isso. Entretanto, de acordo com 1 Crônicas
21:1, foi Satanás quem incitou Davi nesse sentido. Afinal quem foi responsável por instigar Davi a
agir assim?
SOLUÇÃO: As duas afirmações são verdadeiras. Embora tenha sido Satanás que diretamente
incitou Davi, foi Deus que permitiu essa provocação. Embora o propósito de Satanás tenha sido
destruir Davi e o povo de Deus, o objetivo de Deus era o de humilhá-los e ensinar-lhes uma valiosa
lição espiritual. Essa situação é bem semelhante àquela descrita nos primeiros capítulos do livro de
Jó, nos quais tanto Deus como Satanás estiveram envolvidos com o sofrimento de Jó.
Semelhantemente, ambos estiveram envolvidos na Crucificação de Jesus. O propósito de Satanás
era destruir o Filho de Deus (Jo 13:2; 1 Co 2:8). O objetivo de Deus foi redimir a humanidade pela
morte de seu Filho (At 2:14-39).

2 SAMUEL 24:9 - Por que é diferente o número de homens registrado em 2 Samuel 24:9 em
relação a 1 Crônicas 21:5-6?

PROBLEMA: Quando Davi foi incitado a levantar o censo do povo de Israel e Judá, ele designou
Joabe para essa tarefa. De acordo com o relato de 2 Samuel 24:9, o número de homens valorosos
em Israel era 800.000 e em Judá, 500.000. Entretanto, de acordo com 1 Crônicas 21:5-6, o número
de homens que puxavam da espada em Israel era 1.100.000 e em Judá, 470.000. Quais são os
números corretos?
SOLUÇÃO: Esta discrepância decorre do fato de quem se incluía em cada relato. No registro de 2
Samuel, o número de homens valorosos que puxavam da espada era 800.000, mas este número não
incluía o exército permanente de 288.000 descrito em 1 Crônicas 27:1-15, nem os 12.000 que
tinham sido especificamente destacados para Jerusalém, referidos em 2 Crônicas 1:14. Incluindo-se
estas parcelas, chega-se ao total de 1.100.000 homens valorosos, que constituíam o exército total de
homens em Israel.
O número de 470.000 citado em 1 Crônicas 21 não incluía 30.000 homens do exército
permanente de Judá mencionado em 2 Samuel 6:1. Isso é evidente pelo fato de que o autor de
Crônicas menciona que Joabe não tinha completado a contagem dos homens de Judá (1 Cr 21:6).
Assim, todos os números estão corretos, de acordo com os grupos que foram neles incluídos ou
deles excluídos em cada relatório.

2 SAMUEL 24:13 - Por que o número dos anos de fome diverge em relação ao mencionado em
1 Crônicas 21?

PROBLEMA: Deus falou com Gade e o instruiu a oferecer a Davi três opções de castigo pelo seu
pecado. De acordo com 2 Samuel 24:13, a fome seria de sete anos. Mas segundo 1 Crônicas 21:12,
a fome seria de três anos. Qual o número correto?
SOLUÇÃO: Há dois modos pelos quais podem-se conciliar esses dois relatos. Alguns
comentaristas propõem que o profeta Gade realmente confrontou Davi em duas ocasiões diferentes.
Esta proposta baseia-se na diferença que há na linguagem usada para apresentar as opções a Davi.
Na passagem de 2 Samuel, Gade apresenta-as na forma de perguntas: "Queres que sete anos de
fome te venham à tua terra?" (v.13). Em 1 Crônicas, as opções são apresentadas mais na forma de
uma ordem: "Escolhe o que queres: ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido
diante dos teus adversários" (vv. 11-12).
Os que oferecem esta solução presumem que 2 Samuel tenha registrado o primeiro encontro
de ( Gade com Davi, no qual as opções foram apresentadas para a consideração de Davi, e que após
jejum e oração, Gade retornou para saber da decisão de Davi. Nesse ínterim Deus reduziu a duração
do tempo de fome de sete para três anos, em resposta a uma súplica de Davi.
Outro grupo de comentaristas sugere que o registro de 2 Samuel seja um erro de copista. Apontam
para o fato de que há mais manuscritos confiáveis que preservam o número "três" para a duração da
fome. Algumas versões até mesmo corrigiram esse erro, apresentando o número "três" na passagem
de 2 Samuel, entre as quais a TLH, a BJ e a NVI.

2 SAMUEL 24:14 - É horrível cair nas mãos de Deus?

PROBLEMA: Davi nos dá a entender que não é algo horrível cair nas mãos do Deus vivo. De fato,
ele escolheu esta opção em detrimento das demais. Ao mesmo tempo, o escritor de Hebreus declara:
"Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hb 10:31).
SOLUÇAO: Ambas as passagens estão falando de coisas diferentes. No caso de Davi, era uma
questão de escolha de seu próprio castigo pelo pecado por ele mesmo reconhecido. A passagem de
Hebreus fala daqueles que, longe de se arrependerem, pecaram "deliberadamente", depois de terem
"recebido o pleno conhecimento da verdade" (v. 26). Em resumo, se é algo horrível ou não, isso
depende da condição na qual a pessoa cai nas mãos de Deus.
É HORRÍVEL PARA: NÃO É HORRÍVEL PARA:
O pecador - O que não se arrependeu
O infiel - O justo
O que se arrependeu - O fiel

2 SAMUEL 24:24 - Por que esta passagem diz que Davi pagou a Araúna 50 siclos de prata, se
em outra parte é dito que ele pagou 600 siclos de ouro?

PROBLEMA: Quando Davi se ofereceu para comprar os bois e a eira para um sacrifício e para
fazer um altar ao Senhor, 2 Samuel declara que ele pagou 50 siclos de prata. Entretanto, de acordo
com 1 Crônicas 21:25, Davi deu a quantia de 600 siclos de ouro. Qual é o registro correto?
SOLUÇÃO: Os dois registros estão corretos. A passagem de 2 Samuel 24 registra a compra dos
bois e da eira, tendo Davi pago 50 siclos de prata pelos bois. A passagem de 1 Crônicas afirma que
Davi pagou 600 siclos de ouro "por aquele lugar" (v. 25), o que inclui muito mais do que
simplesmente os bois. Araúna deveria possuir uma grande porção de terra no monte Moriá, o que
depois veio a ser de grande valor para Davi.

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