2
SAMUEL
2
SAMUEL 2:10 - Como poderia Is-Bosete reinar apenas dois anos, se 2
Samuel 5:5 diz que
Davi
reinou sete anos e meio?
PROBLEMA:
Depois da morte de
Saul, seu filho Is-Bosete reinou sobre Israel durante dois anos,
de
acordo com 2 Samuel 2:10. Enquanto ele reinava em Israel, Judá ficou
com Davi (2 Sm 2:10).
Depois
de Is-Bosete ter sido morto, o povo de Israel foi a Davi para
coroá-lo rei de todo o Israel.
Entretanto,
de acordo com 2 Samuel 5:5, Davi reinou em Hebrom por sete anos e
meio. Como
poderia
Davi ter reinado sobre Judá sete anos e meio, se Is-Bosete reinou
sobre Israel apenas dois
anos?
SOLUÇÃO:
Embora Is-Bosete
tenha sido por fim coroado rei de Israel, isso não aconteceu senão
cinco
anos depois da morte de Saul. Os filisteus tinham sido um grande
obstáculo na união das dez
tribos
de Israel e no estabelecimento de Israel sob o reinado de Is-Bosete.
Uma vez que os exércitos
de
Israel, sob o comando de Abner, conseguiram de certa forma expulsar
os filisteus, Abner
constituiu
Is-Bosete rei sobre Israel. Durante todo o período em que Abner
esteve em conflito com
os
filisteus e durante os dois anos do reinado de Is-Bosete, Davi reinou
como rei de Judá.
2
SAMUEL 8:4 - Davi capturou 1.700 cavaleiros, ou foram 7.000 como diz
1 Crônicas 18:4?
PROBLEMA:
Depois que Davi
venceu Hadadezer, fez muitos prisioneiros no exército vencido. De
acordo
com 2 Samuel 8:4, Davi capturou "mil e setecentos cavaleiros"
(a palavra "carros", que foi
acrescentada
em algumas traduções, não consta no texto hebraico). Entretanto, a
passagem de 1
Crônicas
18:4 afirma que Davi capturou 7.000 cavaleiros. Qual é o número
correto?
SOLUÇÃO:
Trata se, sem
duvida, de um erro de copista. Provavelmente um dos copistas mais
antigos
tenha inadvertidamente omitido a palavra "carros", que
encontramos em algumas traduções.
Isso,
por sua vez, criou um problema para um copista posterior, que
reconheceu não ser correto no
hebraico
escrever "um mil e sete mil cavaleiros", reduzindo então,
por sua conta o segundo "mil" a
"centenas",
o que resultou em "mil e setecentos", redação que
encontramos em 2 Samuel 8:4.
Provavelmente
a passagem de 1 Crônicas mantém o número correto.
2
SAMUEL 8:18 - Como poderiam os filhos de Davi ser sacerdotes, se eles
não eram levitas?
PROBLEMA:
De acordo com este
versículo, "os filhos de Davi... eram seus ministros".
Contudo,
Números
3:10 proíbe que qualquer um, exceto os filhos de Arão, seja
sacerdote (cf. Nm 16:40).
SOLUÇÃO:
Alguns eruditos
acreditam que o sacerdócio foi ampliado de modo a incluir os filhos
de
Davi, dando-lhes um sacerdócio honorário. Entretanto, como não há
indicação alguma a este
respeito
no texto, não parece ter sido o caso.
Provavelmente
um sentido mais amplo da palavra seja o caso. A palavra hebraica para
"sacerdote"
é "kohen",
que pode significar também "servo", "ministro"
ou "conselheiro". Os filhos
de
Davi não ofereciam sacrifícios (somente os filhos de Arão podiam
fazê-lo), eram apenas
sacerdotes
domésticos ou
conselheiros espirituais.
2
SAMUEL 12:15-23 - Como
poderia um Deus amoroso tomar a vida do filho de Davi, por
causa
do pecado deste?
PROBLEMA:
Em decorrência do
pecado de Davi com Bate-Seba, a vida da criança que ela gerou
de
Davi foi tomada. De acordo com 2 Samuel 12:15, foi o Senhor que a
feriu com uma
enfermidade,
de forma que veio ela a morrer. Como um Deus amoroso poderia então
cometer tal
ato?
SOLUÇÃO:
Tirar a vida daquela
criança não foi um juízo sobre ela, mas sobre Davi. A Palavra de
Deus
assegura-nos que a morte não é o fim, Esta passagem, em particular,
indica que aquele filho
de
Davi foi levado ao céu pela sua morte (veja os comentários de 2
Samuel 12:23), Com isso, a
criança
provavelmente foi poupada de uma vida de tristezas e de problemas,
por ser bastarda,
nascida
de um relacionamento ilícito de Davi com Bale Seba,
A
fé de Davi num Deus todo amoroso e ilustrada claramente nos
versículos 22 e 23.
Enquanto
a criança estava viva, Davi jejuou e chorou na esperança de que
Deus graciosamente
permitisse
que ela vivesse. Entretanto, quando a criança morreu Davi confiou na
bondade de Deus
para
leva-lá com ele ao céu, crendo que um dia ali se reuniriam.
2
SAMUEL 12:21-23 - Devemos orar pelos mortos?
PROBLEMA:
Com base em 2
Macabeus 12:46, os católicos romanos acreditam que orar pelos
mortos
para libertá-los de seus pecados é um cuidado salutar e santo.
Entretanto, Davi recusou-se a
orar
pelo seu filho depois que ele morreu. A Bíblia nos ensina que
devemos orar pelos mortos?
SOLUÇÃO:
Nada há nas
inspiradas Escrituras que dê suporte à doutrina católica de se
orar pelos
mortos,
para ficarem livres de seus pecados. Há forte evidência disso em
muitas passagens.
Primeiro,
o único versículo que dá algum suporte a orações pelos mortos
vem de 2 Macabeus, livro
apócrito
do século II a.C. (veja os comentários de 1 Coríntios 3:13-15),
que a Igreja Católica
Romana
acrescentou à Bíblia no ano 1546 a.D., em resposta à Reforma, que
condenava tais
práticas.
Segundo,
a doutrina de orações pelos mortos está ligada à doutrina
não-bíblica do
purgatório.
As orações têm o propósito de libertar as pessoas mortas desse
local. Porém não há base
alguma
para a crença no purgatório (veja os comentários de 1 Coríntios
3:13-15).
Terceiro,
em parte alguma de todos os livros inspirados da Bíblia pode-se
encontrar um
único
caso de um santo ter orado para que algum morto fosse salvo. E certo
que com toda a paixão
com
que muitos santos desejaram que seus queridos fossem salvos (cf. Rm
9:1-3), seria de se
esperar
que houvesse pelo menos um caso de alguém ter orado pelos mortos e
obtido a aprovação
de
Deus.
Quarto,
a Bíblia deixa bem claro, e de forma categórica, que a morte é o
final e que não há
esperança
depois dela. O livro de Hebreus declara: "aos homens está
ordenado morrerem uma só
vez
e, depois disto, o juízo" (Hb 9:27). Jesus falou, a respeito
dos que o rejeitaram, que morrerão
em
seus pecados (Jo 8:21, 24), o que implica pecado.
Quinto,
Jesus nos deu o exemplo em João 11, ao chorar pelos mortos e orar
pelos vivos.
Aproximando-se
do túmulo do seu amigo Lázaro, Jesus chorou"(v. 35). Depois
ele orou pela
"multidão
presente, para que creiam que tu me enviaste" (v. 42).
Sexto,
os mortos oram pelos vivos (cf. Ap 6:10), mas não há exemplo em
toda a inspirada
Palavra
de Deus de vivos orando por mortos. Os santos martirizados, na
glória, são descritos como
orando
por vingança sobre os ímpios (Ap 6:9) E como há alegria no céu
por uma única alma que é
salva
na terra (Lc 15 10), não há dúvida de que há oração no céu
pelos perdidos. Mas a Bíblia não
deixa
nem mesmo o menor vislumbre de esperança para quem quer que morra em
seus pecados
(veja
os comentários de 2 Ts 1:9).
2
SAMUEL 12:23 - Os que morrem na primeira infância vão para o céu?
PROBLEMA: As
Escrituras
ensinam que todos nasceram em pecado (Sl 51:5) "porque todos
pecaram [em Adão]"
(Rm
5:12). Contudo, Davi deu a entender que seu filho, uma criança
recém-nascida que morreu,
teria
ido para o céu, ao dizer: "Eu irei a ela" (1 Sm 12:23).
SOLUÇÃO:
Há três posições
com relação às crianças que morrem antes da idade da
responsabilidade,
isto é, antes de atingirem maturidade suficiente para responder
moralmente por
seus
próprios atos.
Somente
as crianças eleitas vão para o céu. Alguns
calvinistas extremados acreditam que
apenas
as crianças da primeira infância que são predestinadas é que vão
para o céu (Ef 1:4; Rm
8:29).
As que não são eleitas vão para o inferno. Eles não vêem maiores
problemas com respeito à
predestinação
de crianças como tampouco veêm com a de adultos. Insistem que todos
merecem o
inferno,
e que é apenas pela misericórdia de Deus que alguém é salvo (Tt
3:5-6).
Somente
as crianças que viriam a crer vão para o céu. Outros
declaram que Deus sabe o fim
desde
o princípio (Is 46:10) e sabe também o que é potencial bem como o
que é real. Assim, ele
sabe
quais as crianças que teriam crido em Cristo, caso tivessem vivido.
Argumentam que, em caso
contrário,
haveria pessoas no céu que não teriam crido em Cristo, o que vai de
encontro às
Escrituras
(Jo 3:36). Todas as crianças que Deus sabe que não teriam crido,
caso tivessem tido uma
vida
mais longa, vão para o inferno.
Todas
as crianças vão para o céu. Ainda
outros crêem que todas as crianças que morrem
antes
da idade da responsabilidade vão para o céu. Eles baseiam essa
afirmação nas seguintes
passagens.
Primeiro, Isaías 7:16 refere-se a uma idade após a qual uma criança
torna-se moralmente
responsável:
"antes que este menino saiba desprezar o mal e escolher o
bem...".
Segundo,
Davi acreditava na vida após a morte e na ressurreição (Sl
16:10-11), de forma que
ao
referir-se ao dia em que se encontraria com o seu filho que morrera
após o nascimento (2 Sm
12:23),
deu a entender que aqueles que morrem na primeira infância vão para
o céu, Terceiro, o
Salmo
139 fala de um feto como sendo uma criatura de Deus cujo nome está
escrito no "livro" de
Deus
no céu (vv.14-16).
Quarto,
Jesus disse: "Deixai vir a mim os pequeninos, não os
embaraceis, porque dos tais é o
reino
de Deus" (Me 10:14), indicando assim que até mesmo as
criancinhas estarão no céu. Quinto,
alguns
veêm suporte para a criança em anjos da guarda na afirmação de
Jesus de que os
"pequeninos"
têm "seus anjos no céu" (Mt 18:10). Sexto, o fato de a
morte de Cristo ter sido para
todos
faz com que as criancinhas possam ser salvas, mesmo antes de crerem
(Rm 5:18 l9).
Finalmente,
a afirmação de Jesus quanto àqueles que não sabiam que não eram
moralmente
responsáveis
(Jo 9:41) é usada para dar suporte à crença de que há céu para
aqueles que por ora não
podem
crer, muito embora não haja céu para aqueles que, tendo idade,
recusam-se a crer (Jo 3:36).
2
SAMUEL 12:31 - Como podemos justificar a crueldade de Davi para com
os seus inimigos?
PROBLEMA:
Esta passagem nos
revela que Davi torturou os seus inimigos, já que ele os fez
"passar
a serras, e a picaretas, e a machados de ferro, e em fornos de
tijolos". Mas a tortura não é
um
procedimento correto, e Jesus disse "amai... os vossos inimigos"
(Lc 6:35).
SOLUÇÃO:
Várias coisas têm
de ser observadas com relação a esta crítica. Primeiro, a versão
ARA
dá margem a um erro de interpretação desta passagem. Outras
traduções, como a R-IBB, a EC
e
a TLH, esclarecem perfeitamente esta dificuldade. Por exemplo, a EC
corretamente diz:
"Trazendo
os seus habitantes, colocou-os a trabalhar com serras, picaretas,
machados de ferro, e em
fornos
de tijolos". O texto da R-IBB é quase igual a este, e a TLH
diz: "Davi fez o povo da cidade
trabalhar
com serras, enxadas, e machados e fabricar tijolos".
Segundo,
o escritor está simplesmente relatando esses eventos - ele não está
necessariamente
aprovando-os.
Como observado anteriormente (veja a Introdução), nem tudo o que é
registrado
na
Bíblia
é absolvido
por ela.
Terceiro,
a punição de trabalhos forçados que teria sido dada àqueles
perversos inimigos do
povo
de Deus não é severa demais. Considerando as crueldades que eles
deixaram cair sobre o povo
de
Israel (cf. 1 Sm 11:2; Am 1:13), o tratamento de Davi foi humano.
2
SAMUEL 14:27 - Por que esta passagem diz que Absalão tinha três
filhos, sendo que 2
Samuel
18:18 diz que ele não tinha nenhum?
PROBLEMA:
A passagem de 2
Samuel 14:27 declara que Absalão tinha três filhos e uma filha.
Entretanto,
em 2 Samuel 18:18 é dito que ele levantara uma coluna, dizendo:
"Filho nenhum tenho
para
conservar a memória do meu nome". Qual das passagens é
correta?
SOLUÇÃO:
As duas passagens
são corretas. E significativo que 2 Samuel 14:27 mencione o nome
da
filha de Absalão (Tamar) mas não dê o nome dos três filhos. Pode
ter acontecido que os três
filhos
dele tivessem morrido na infância e seus nomes não foram
registrados porque não deixaram
descendência.
Consequentemente, Absalão ergueu um monumento na vã tentativa de
conservar a
memória
de seu nome porque ele não tinha filhos do sexo masculino que
pudessem perpetuar seu
nome.
2
SAMUEL 18:6 - A terra de Efraim situava-se a oeste ou a leste do rio
Jordão?
PROBLEMA:
De acordo com Josué
17:15-18, os efraimitas estabeleceram-se do lado oeste do
Jordão.
Mas 2 Samuel 18:6 fala do "bosque de Efraim" como estando
do lado leste do Jordão.
SOLUÇÃO:
Alguns acreditam que
a batalha (de 2 Samuel 18) tenha acontecido do lado oeste do
Jordão,
no território de Efraim. Entretanto, isto não é provável por
várias razões. Os dois exércitos
estavam
a leste do Jordão antes da batalha, e não há menção alguma de
eles terem atravessado o rio.
O
exército voltou ao lado do oeste depois da batalha (19:3). Davi teve
de passar pelo Jordão, de
volta
para casa em Jerusalém (v. 15), que ficava do lado oeste.
Outros
estudiosos acreditam que o "bosque de Efraim" não ficava
no território de Efraim,
mas
do lado leste do Jordão. Eles acham que a floresta pode ter recebido
esse nome em razão de
anteriormente
muitos efraimitas terem sido mortos naquela região (cf. Jz 12:1-6),
apesar de ela não
pertencer
a Efraim. Não é nada fora do comum que uma localidade numa
província tenha o nome de
outra
província. Afinal, no Brasil a cidade de nome Paulista fica no
Estado de Pernambuco!
2
SAMUEL 18:17 - Absalão foi enterrado no bosque de Efraim ou no vale
do Rei?
PROBLEMA:
Depois que Absalão
foi morto pelos homens de Joabe, eles tomaram o corpo dele e
o
jogaram numa cova, que foi coberta com um montão de pedras.
Entretanto, de acordo com 2
Samuel
18:18, Absalão tinha erigido para si um memorial no vale do Rei.
Onde realmente foi ele
enterrado?
SOLUÇÃO:
Absalão foi
enterrado numa cova como 2 Samuel 18:17 descreve. O memorial que
Absalão
construíra, que veio a ser conhecido como o "Túmulo de
Absalão", não foi erigido para ser
uma
sepultura, mas apenas um memorial de seu nome. Nada se diz na Bíblia
de ter sido ele
enterrado
ali.
2
SAMUEL 21:19 - Este versículo diz que "Elanã... feriu a
Golias", mas 1 Samuel 17 declara
que
foi Davi quem o feriu.
PROBLEMA:
O livro de 1 Samuel
registra a dramática história de como Davi, filho de Jessé,
matou
o gigante Golias. Entretanto, 2 Samuel 21:19 diz claramente que Elanã
"matou Golias, o
geteu"
(R-IBB). Um dos textos não pode estar correto,
SOLUÇÃO:
No texto de 2 Samuel
provavelmente há um erro introduzido por algum escriba ao
copiar
o manuscrito, e a sua redação deveria ser: "Elanã... matou
Lami, irmão de Golias". Isso é
confirmado
no texto paralelo, que se encontra em 1 Crônicas 20:5 e que tem esta
importante frase
em
sua redação: "Lami, irmão de", mostrando assim que foi o
irmão de Golias a pessoa que Elanã
matou,
e não Golias, morto por Davi da forma como descrita em 1 Samuel 17.
2
SAMUEL 23:11 - Era um campo de cevada ou de lentilhas?
PROBLEMA:
Em 2 Samuel é dito
que "havia um pedaço de terra cheio de lentilhas"; mas 1
Crônicas
11:13 diz que "havia um pedaço de terra cheio de cevada".
SOLUÇÃO:
Há duas
possibilidades. Primeiro, poderiam ser duas ocasiões diferentes em
que Deus
libertou
o povo de Israel dos filisteus, em meio a um campo. Entretanto, é
mais provável que tenha
sido
um erro de copista, em vista da semelhança entre as palavras
hebraicas que designam
"lentilhas"
e "cevada", podendo ser facilmente confundidas, em especial
se houver alguma mancha
ou
imperfeição na cópia manuscrita. Qualquer uma dessas alternativas
dará conta de dificuldade.
2
SAMUEL 24:1 - Como pode esta passagem declarar que Deus moveu Davi a
levantar o
censo
de Israel, se 1 Crônicas 21:1 declara que isso foi feito por
Satanás?
PROBLEMA:
Esta passagem relata
o pecado de Davi em levantar o censo do povo de Israel e
Judá.
O versículo 1 afirma que Deus incitou Davi a fazer isso. Entretanto,
de acordo com 1 Crônicas
21:1,
foi Satanás quem incitou Davi nesse sentido. Afinal quem foi
responsável por instigar Davi a
agir
assim?
SOLUÇÃO:
As duas afirmações
são verdadeiras. Embora tenha sido Satanás que diretamente
incitou
Davi, foi Deus que permitiu essa provocação. Embora o propósito de
Satanás tenha sido
destruir
Davi e o povo de Deus, o objetivo de Deus era o de humilhá-los e
ensinar-lhes uma valiosa
lição
espiritual. Essa situação é bem semelhante àquela descrita nos
primeiros capítulos do livro de
Jó,
nos quais tanto Deus como Satanás estiveram envolvidos com o
sofrimento de Jó.
Semelhantemente,
ambos estiveram envolvidos na Crucificação de Jesus. O propósito
de Satanás
era
destruir o Filho de Deus (Jo 13:2; 1 Co 2:8). O objetivo de Deus foi
redimir a humanidade pela
morte
de seu Filho (At 2:14-39).
2
SAMUEL 24:9 - Por que é diferente o número de homens registrado em
2 Samuel 24:9 em
relação
a 1 Crônicas 21:5-6?
PROBLEMA:
Quando Davi foi
incitado a levantar o censo do povo de Israel e Judá, ele designou
Joabe
para essa tarefa. De acordo com o relato de 2 Samuel 24:9, o número
de homens valorosos
em
Israel era 800.000 e em Judá, 500.000. Entretanto, de acordo com 1
Crônicas 21:5-6, o número
de
homens que puxavam da espada em Israel era 1.100.000 e em Judá,
470.000. Quais são os
números
corretos?
SOLUÇÃO:
Esta discrepância
decorre do fato de quem se incluía em cada relato. No registro de 2
Samuel,
o número de homens valorosos que puxavam da espada era 800.000, mas
este número não
incluía
o exército permanente de 288.000 descrito em 1 Crônicas 27:1-15,
nem os 12.000 que
tinham
sido especificamente destacados para Jerusalém, referidos em 2
Crônicas 1:14. Incluindo-se
estas
parcelas, chega-se ao total de 1.100.000 homens valorosos, que
constituíam o exército total de
homens
em Israel.
O
número de 470.000 citado em 1 Crônicas 21 não incluía 30.000
homens do exército
permanente
de Judá mencionado em 2 Samuel 6:1. Isso é evidente pelo fato de
que o autor de
Crônicas
menciona que Joabe não tinha completado a contagem dos homens de
Judá (1 Cr 21:6).
Assim,
todos os números estão corretos, de acordo com os grupos que foram
neles incluídos ou
deles
excluídos em cada relatório.
2
SAMUEL 24:13 - Por que o número dos anos de fome diverge em relação
ao mencionado em
1
Crônicas 21?
PROBLEMA:
Deus falou com Gade
e o instruiu a oferecer a Davi três opções de castigo pelo seu
pecado.
De acordo com 2 Samuel 24:13, a fome seria de sete anos. Mas segundo
1 Crônicas 21:12,
a
fome seria de três anos. Qual o número correto?
SOLUÇÃO:
Há dois modos pelos
quais podem-se conciliar esses dois relatos. Alguns
comentaristas
propõem que o profeta Gade realmente confrontou Davi em duas
ocasiões diferentes.
Esta
proposta baseia-se na diferença que há na linguagem usada para
apresentar as opções a Davi.
Na
passagem de 2 Samuel, Gade apresenta-as na forma de perguntas:
"Queres que sete anos de
fome
te venham à tua terra?" (v.13). Em 1 Crônicas, as opções são
apresentadas mais na forma de
uma
ordem: "Escolhe o que queres: ou três anos de fome, ou que por
três meses sejas consumido
diante
dos teus adversários" (vv. 11-12).
Os
que oferecem esta solução presumem que 2 Samuel tenha registrado o
primeiro encontro
de
( Gade com Davi, no qual as opções foram apresentadas para a
consideração de Davi, e que após
jejum
e oração, Gade retornou para saber da decisão de Davi. Nesse
ínterim Deus reduziu a duração
do
tempo de fome de sete para três anos, em resposta a uma súplica de
Davi.
Outro
grupo de comentaristas sugere que o registro de 2 Samuel seja um erro
de copista. Apontam
para
o fato de que há mais manuscritos confiáveis que preservam o número
"três" para a duração da
fome.
Algumas versões até mesmo corrigiram esse erro, apresentando o
número "três" na passagem
de
2 Samuel, entre as quais a TLH, a BJ e a NVI.
2
SAMUEL 24:14 - É horrível cair nas mãos de Deus?
PROBLEMA:
Davi nos dá a
entender que não é algo horrível cair nas mãos do Deus vivo. De
fato,
ele
escolheu esta opção em detrimento das demais. Ao mesmo tempo, o
escritor de Hebreus declara:
"Horrível
coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hb 10:31).
SOLUÇAO:
Ambas as passagens
estão falando de coisas diferentes. No caso de Davi, era uma
questão
de escolha de seu próprio castigo pelo pecado por ele mesmo
reconhecido. A passagem de
Hebreus
fala daqueles que, longe de se arrependerem, pecaram
"deliberadamente", depois de terem
"recebido
o pleno conhecimento da verdade" (v. 26). Em resumo, se é algo
horrível ou não, isso
depende
da condição na qual a pessoa cai nas mãos de Deus.
É
HORRÍVEL PARA: NÃO É HORRÍVEL PARA:
O
pecador - O
que não se arrependeu
O
infiel - O
justo
O
que se arrependeu - O
fiel
2
SAMUEL 24:24 - Por que esta passagem diz que Davi pagou a Araúna 50
siclos de prata, se
em
outra parte é dito que ele pagou 600 siclos de ouro?
PROBLEMA:
Quando Davi se
ofereceu para comprar os bois e a eira para um sacrifício e para
fazer
um altar ao Senhor, 2 Samuel declara que ele pagou 50 siclos de
prata. Entretanto, de acordo
com
1 Crônicas 21:25, Davi deu a quantia de 600 siclos de ouro. Qual é
o registro correto?
SOLUÇÃO:
Os dois registros
estão corretos. A passagem de 2 Samuel 24 registra a compra dos
bois
e da eira, tendo Davi pago 50 siclos de prata pelos bois. A passagem
de 1 Crônicas afirma que
Davi
pagou 600 siclos de ouro "por aquele lugar" (v. 25), o que
inclui muito mais do que
simplesmente
os bois. Araúna deveria possuir uma grande porção de terra no
monte Moriá, o que
depois
veio a ser de grande valor para Davi.
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