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CORÍNTIOS
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CORÍNTIOS 3:7,13 - Moisés usava o véu ao falar com o povo, ou não?
PROBLEMA:
Algumas versões da
Bíblia dão a entender, em Êxodo 34:33, que quando Moisés
falava
com o povo de Israel, ele cobria o seu rosto com um véu. Contudo, em
2 Coríntios está claro
que
ele estava sem o véu, pois os filhos de Israel não podiam fitar a
face dele, por causa da glória
do
seu rosto.
SOLUÇÃO:
As traduções de
Almeida não acarretam problema algum nesse ponto: "Tendo Moisés
acabado
de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto" (Êx 34:33). Isso
fica ainda mais claro no
versículo
35: "Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés,
viam que a pele do seu rosto
resplandecia;
porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até entrar a falar
com ele [Deus]".
Então
Moisés voltava, tirava o véu e falava com o povo, a ponto de eles
não poderem suportar a
glória
refletida no seu rosto, por isso ele se cobria de novo e ia estar
diante do Senhor (v. 34).
2CORINTIOS5:21
-Como Jesus foi feito pecado, sendo ele sem pecado?
PROBLEMA:
Paulo afirma, a
respeito de Jesus, que Deus "o fez pecado por
nós".
Entretanto,
muitos
outros textos das Escrituras insistem em que Jesus estava "sem
pecado" (Hb 4:15; cf. 1 Pe
3:18).
Mas como Jesus poderia estar sem pecado, se ele foi feito pecado por
nós?
SOLUÇÃO:
Jesus realmente
sempre esteve sem
pecado, mas foi feito pecado por nós
judicialmente.
Isto é, pela sua
morte na cruz, ele pagou a penalidade por nossos pecados,
cancelando
o débito do pecado que havia contra nós. Assim, mesmo não tendo
Jesus jamais
cometido
um pecado pessoalmente,
ele se fez pecado
por nós como
nosso substituto. A
questão
pôde
ser resumida da seguinte maneira:
CRISTO
ERA SEM PECADO CRISTO FOI FEITO PECADO
Em
si mesmo Por nós
Pessoalmente
Como nosso substituto
Realmente
Judicialmente
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CORÍNTIOS 11:5 - Paulo foi o maior ou o menor dos apóstolos?
PROBLEMA:
Paulo disse a seu
respeito: "Porque penso que em nada fui inferior aos mais
excelentes
apóstolos" (2 Co 11:5, SBTB). Mas em outro versículo ele nos
fez acreditar que ele era
"o
menor dos apóstolos" (1 Co 15:9). Uma dessas duas afirmativas
não pode ser então verdadeira.
SOLUÇÃO:
Paulo está falando
em diferentes contextos. Numa das passagens ele está falando a
respeito
de sua capacidade,
de seu treinamento
e de seu zelo.
Entretanto,
diferentemente dos
demais
apóstolos, Paulo tinha perseguido a Igreja de Cristo antes da sua
conversão e, portanto,
considerava-se
indigno até mesmo de ser um apóstolo (cf. Gl 1:13; At 9:1). Assim,
a respeito de seu
antagonismo
a Cristo anteriormente à conversão, ele
corretamente considerou-se "o menor dos
apóstolos".
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