1 TESSALONICENSES
1 TESSALONICENSES 4:13 - Paulo ensinou a doutrina de que a alma dorme?
PROBLEMA: Diversas vezes a Bíblia refere-se aos mortos como se estivessem dormindo. Isso
quer dizer que a alma não fica consciente entre a morte e a ressurreição?
SOLUÇÃO: As almas tanto dos crentes como dos que morrem como incrédulos ficam conscientes
entre a morte e a ressurreição. Os incrédulos ficam em consciente aflição (veja Lc 16:23; Mc 9:48;
Mt 25:41) e os crentes, numa consciente felicidade. O verbo "dormir" é uma referência ao corpo,
não à alma. E dormir é uma apropriada figura de linguagem paira expressar a morte do corpo, já
que a morte é temporária até a ressurreição, quando o corpo será "despertado" desse sono.
As evidências de que a alma (espírito) fica consciente entre a morte e a ressurreição são
muito fortes:
1. Enoque foi tomado para estar com Deus (Gn 5:24; Hb 11:5).
2. Davi falou da felicidade que há na presença de Deus depois da morte (SI 16:10-11).
3. Elias foi tomado ao céu (2 Rs 2:1).
4. Moisés e Elias estavam conscientes no Monte da Transfiguração (Mt 17:3), muito tempo depois
de quando viveram na terra.
5. Jesus disse que iria ao Pai no dia em que morreu (Lc 23:46).
6. Jesus prometeu ao ladrão que se arrependeu que este estaria consigo no paraíso naquele mesmo
dia em que morreu (Lc 23:43).
7. Paulo disse que era muito melhor morrer e estar com Cristo (Fp l:23).
8. Paulo afirmou que quando deixamos "o corpo", então habitamos "com o Senhor" (2 Co 5:8).
9. O autor de Hebreus refere-se ao céu como sendo um lugar onde os "espíritos dos justos" são
"aperfeiçoados" (Hb 12:23).
10. As "almas" dos mártires que morreram durante a tribulação estavam conscientes no céu,
cantando e orando a Deus (Ap 6:9).
1 TESSALONICENSES 4:15 - Paulo ensinou que ele estaria vivo quando Cristo retornasse?
PROBLEMA: Paulo falou aos cristãos de Tessalônica que "nós, os vivos, os que ficarmos até a
vinda do Senhor...", o que dá a entender que ele estava afirmando que Cristo voltaria antes de sua
morte. Mas Cristo não voltou antes da morte de Paulo (2 Tm 4:6-7). Paulo então cometeu um erro?
SOLUÇÃO: Há dois modos de entendermos esse versículo sem considerar que Paulo tenha
cometido um erro. Em primeiro lugar, o pronome "nós" pode ter sido apenas editorial. Isto é, pode
ser uma expressão literária equivalente a "aqueles" que estiverem vivos. Esse é um modo de
expressão perfeitamente aceitável, que os autores usam com freqüência. Por exemplo, em face da
morte de um amigo, posso dizer: "nunca sabemos quando tal eventualidade pode se dar conosco",
sem estar expressando nenhuma crença ou esperança de que isso venha a ocorrer comigo.
Em segundo lugar, Paulo pode estar apenas expressando sua própria esperança, sem
afirmar propriamente que ele estaria vivo quando Cristo retornasse. Afinal de contas, a volta de
Cristo é a "bendita esperança" (cf. Tt 2:13) de todo crente. Se Paulo quisesse mesmo afirmar que
estaria vivo quando Cristo retornasse, ele teria dito com muita clareza "estarei vivo até a volta do
Senhor". Mas ele não disse isso. O "nós" deve ter sido decorrente da esperança que ele tinha, sem
porém afirmar que ele estaria vivo ou não até o dia do arrebatamento.
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