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CRÔNICAS
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CRÔNICAS 7:8-10 - Por que Salomão não fez jejum, como a lei
determinava?
PROBLEMA:
O texto de Levítico
16:30 estabelece que deveria ser mantido um jejum no que diz
respeito
à celebração do Dia da Expiação. Entretanto, Salomão não
observou essa regra, descrita em
2
Crônicas 7:8-10 (cf. também 1 Rs 8:65-66).
SOLUÇÃO:
Em primeiro lugar,
não se pode depreender dos textos que Salomão tenha deixado de
cumprir
o jejum determinado no livro de Levítico. O texto declara que
Salomão celebrou durante
"catorze"
dias (1 Rs 8:65). É bem possível que no Dia da Expiação, o décimo
dia do sétimo mês, ele
tenha
mantido jejum.
Além
disso, para sermos precisos, o livro de Levítico não usa a palavra
"jejum". Ele diz
simplesmente
que as pessoas deveriam afligir a sua alma (Lv 16:29). Isso poderia
significar
conduzir
a celebração com apropriada solenidade, não sendo o caso de não
se comer nada. A
passagem
proíbe o trabalho (v. 29), mas realmente nada diz quanto a jejum,
embora seja este o
sentido
tradicionalmente dado àquela frase na história dos judeus.
Finalmente,
mesmo que se pudesse demonstrar que Salomão não tenha comprido a
Lei
corretamente,
isso provaria apenas que ele teria cometido um erro por não cumprir
o jejum. Isso não
mostraria
que a Bíblia errou, mas estaria registrando o que Salomão fez na
verdade.
2
CRÔNICAS 7:12ss- Deus habita num determinado templo?
PROBLEMA:
Deus disse a
Salomão: "Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar
para casa
do
sacrifício" (v. 12). Disse também: "para que nela esteja
o meu nome perpetuamente" (v. 16).
Contudo,
o próprio Salomão na dedicação d o templo orou reconhecendo que
Deus não poderia
habitar
no templo "Eís que os céus, e até o céu dos céus não te
podem conter, quanto menos esta
casa
que eu edifiquei" (1Rs 8:27).
Outros
textos de igual forma afirmam que Deus "não habita em
santuários feitos por mãos
humanas"
(At 17:24; cf. Is 66:1).
SOLUÇÃO:
Deve-se observar,
antes de mais nada, que na verdade Deus não prometeu a Salomão
que
"habitaria" naquele templo. Ele disse apenas tê-lo
escolhido como uma "casa de sacrifício" (2
Cr
7:12), onde o seu "nome" estaria perpetuamente (v. 16).
Além
disso, quando a Bíblia fala que Deus está em alguma coisa, isso não
quer dizer que a
sua
natureza infinita possa ser contida
(1 Rs 8:27) por tal
coisa, mas simplesmente que ele se faz
presente
ali de uma maneira especial, para abençoar ou para manifestar-se ao
seu povo. Geralmente
isso
era expresso na forma de uma teofania (Is 6:1), ou como uma nuvem de
glória (Êx 40:34). Mas
de
forma alguma o Deus transcendente das Escrituras pode ser
compreendido pelas paredes de
qualquer
edifício construído pelo homem (cf. Is 40:21-22).
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CRÔNICAS 9:21 - Os navios de Salomão obtinham ouro de Társis ou de
Ofir?
PROBLEMA:
O cronista afirma
que os navios de Salomão "iam a Társis" e traziam de
volta ouro.
Entretanto,
em 1 Reis 9:28, é dito que eles foram a Ofir, de onde tomaram ouro.
SOLUÇÃO:
Salomão teve mais
de uma frota de navios, que foram para mais de um lugar. A cada
três
anos elas iam a Társis (que fica na Espanha) e traziam de volta
"ouro, prata, marfim, bugios e
pavões"
(1 Rs 10:22; cf. 2 Cr 9:21). Isso parece ser totalmente diferente da
missão a Ofir (na
África),
que era relacionada apenas ao "ouro" (1 Rs 9:28). Ofir
tinha renome na antigüidade devido
ao
ouro (cf. Jó 28:16; Sl 45:9; Is 13:12). Quanto ao fato de a viagem a
Ofir ser diferente das que
eram
feitas a Társis, isso fica evidente já que foram trazidas coisas
diferentes, As naus de Hirão, que
de
Ofir transportavam ouro, traziam de lá grande quantidade de madeira
de sândalo e pedras
preciosas"
(1 Rs 10:11), coisas bem diferentes do "ouro, prata, marfim,
bugios e pavões" trazidos de
Társis
(1 Rs 10:22).
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CRÔNICAS 9:25 - Como poderia este versículo declarar que Salomão
tinha 4.000 cavalos
em
estrebarias, se em 1 Reis 4:26 é dito que ele tinha 40.000 cavalos?
(Veja
os comentários de 1 Reis 4:26.)
2
CRÔNICAS 13:4-22- Abias foi um rei mau ou um rei que andou na
retidão?
PROBLEMA:
De acordo com 1 Reis
15:3, Abias
é descrito como um rei mau, que "andou em
todo
os pecados que seu pai h a v i a cometido antes dele".
Entretanto, em 2 Crônicas ele é
apresentado
como aquele que fala contra a idolatria, e que está em defesa dos
sacerdotes designados
por
Deus e do templo de Jerusalém.
SOLUÇÃO:
Abias não foi a
primeira, nem será a última das autoridades que foram citadas
fazendo
ocasionalmente
bons e piedosos discursos, quando estes eram de seu interesse. De
fato, suas obras
não
foram segundo suas palavras. Ou seja, de uma maneira geral, mesmo com
as ocasionais
exceções
que possam ter ocorrido, ele foi um mau rei, tal como 1 Reis 15:3
declara.
2
CRÔNICAS 14:9 - Como entender a referência que este texto faz a
Zerá,
o etíope, se dele não há registro histórico algum?
PROBLEMA:
Quando Asa era rei
em Judá, ele foi confrontado por Zerá, o etíope, que dirigia um
exército
de um milhão de homens. Entretanto, não há registros históricos
de tal pessoa. Não se trata
então
de um erro?
SOLUÇÃO:
Não é um erro. E
verdade que até agora não se dispõe de registros extrabíblicos
acerca
de
Zerá, o etíope. Entretanto, simplesmente por isso não se pode
concluir que o registro bíblico
esteja
incorreto. Pôr em dúvida a precisão histórica da Bíblia com base
no silêncio de fontes
extrabíblicas
é apegar-se a um raciocínio errado. O que tem acontecido é que
críticos têm duvidado
da
existência de muitos personagens da Bíblia, sendo refutados com
novas descobertas
arqueológicas
e históricas (por exemplo, a respeito da existência dos heteus e de
Sodoma e
Gomorra).
2
CRÔNICAS
16:1 - Como poderia este versículo dizer que Baasa, rei de Israel,
edificou
Ramá
no trigésimo sexto ano do reinado de Asa?
PROBLEMA:
Asa começou a
reinar em cerca de 911 a.C. O trigésimo sexto ano de seu reinado
seria
por volta de 876 ou 875 a.C. Entretanto, Baasa começou a reinar em
909 e o seu reinado foi
até
886 a.C, quando Elá, seu filho, se tornou rei (1 Reis 16:8). Como 2
Crônicas 16:1 poderia então
afirmar
que Baasa construiu Ramá no trigésimo sexto ano de Asa, 11 anos
depois da morte de
Baasa?
SOLUÇÃO:
O número "trinta
e seis" sem dúvida é um erro de copista. O Verdadeiro número
provavelmente
seria "dezesseis". Este erro é explicado pelo fato de que
os números eram
provavelmente
escritos em forma numérica. Nesse tipo de escrita, a diferença
entre a letra que
representa
o número dez e a que representa o número trinta era de apenas dois
tracinhos na parte
superior
da letra. É bem possível que um copista tenha se equivocado ao ler
o original e escrito de
forma
errada, talvez por causa de um manuscrito manchado ou danificado.
2
CRÔNICAS 21:12 - Como Elias poderia ter enviado uma carta muito
depois de sua partida
para
o céu?
PROBLEMA:
Quando Jeorão se
tornou rei em Judá, ele "fez altos nos montes de Judá, e
seduziu
os
habitantes de Jerusalém à idolatria, e fez desgarrar a Judá"
(2 Cr 21:11). O versículo seguinte diz
que,
em resposta aos pecados de Jeorão, Elias enviou-lhe uma carta.
Entretanto, se Elias tinha sido
trasladado
antes do reinado de Jeorão, filho de Josafá, então como poderia
ter ele enviado essa carta
a
Jeorão?
SOLUÇÃO:
Elias foi trasladado
num certo dia durante o reinado de Jorão, filho de Acabe, que
reinou
em Israel de cerca de 852 a 841 a.C.. Jeorão, filho de Josafá,
reinou em Judá de 848 a 841.
Portanto,
como Elias somente foi trasladado num certo dia durante o reinado de
Jorão de Israel, é
perfeitamente
razoável que ele tenha enviado aquela carta a Jeorão de Judá.
2
CRÔNICAS 22:1 - Os filhos de Jeorão foram levados cativos, ou foram
mortos?
PROBLEMA:
De acordo com 2
Crônicas 21:16-17, os filhos de Jeorão foram apenas levados
cativos
pelos filisteus e pelos arábios. Em contraste, 2 Crônicas 22:1 diz
que fizeram do filho mais
moço
de Jeorão rei, porque "a tropa que viera com os arábios ao
arraial tinha matado todos os mais
velhos".
SOLUÇÃO:
Não há contradição
neste caso por duas razões. Primeiro, apenas os filhos "mais
velhos"
foram mortos, não todos eles. Os outros podem ter sido levados
cativos. Segundo, eles
podem
ter sido levados cativos e em seguida ter sido mortos.
2
CRÔNICAS 22:8 - Foram os irmãos ou os sobrinhos de Acazias que
foram mortos?
PROBLEMA:
Este texto relata
que "os filhos dos irmãos de Acazias" foram mortos. Mas 2
Reis
10:13-14
diz que foram os "irmãos de Acazias" (SBTB, R-IBB, EC) que
foram mortos.
SOLUÇÃO:
A palavra hebraica
para "irmão" pode ter também o sentido de "parente
próximo". Por
exemplo,
Ló, sobrinho de Abraão, era chamado de seu "irmão" (Gn
14:12,16, SBTB, R-IBB).
Como
Acazias, o filho mais novo, nasceu quando seu pai tinha apenas 18
anos, ele pode ter tido
muitos
sobrinhos e primos ou "irmãos" nesse sentido. Como a
passagem de 2 Crônicas refere se aos
filhos
dos irmãos de Acazias, a palavra "irmão" aqui pode ser
entendida no seu sentido restrito.
Contudo,
há possibilidade ainda de que as duas colocações estejam corretas.
Como Jeú
recebeu
ordens do Senhor para exterminar a casa de Acabe, e como Acazias
"andou nos caminhos
da
casa de Acabe" (22:3), pode-se admitir que Jeú tenha decidido
destruir a casa de Acazias também,
inclusive
seus irmãos e os filhos de seus irmãos. Com efeito, na passagem de
2 Reis, o relato
da
morte dos irmãos de Acazias (2 Rs 10:13-14) acontece depois do
relato da morte de Acazias (2
Rs
9:27), ao passo que a passagem de 2 Crônicas relata a morte dos
filhos dos irmãos de Acazias
antes
da morte de Acazias (2 Cr 22:8-9).
2
CRÔNICAS 28:24 - Acaz favoreceu o culto no templo de Jerusalém ou a
ele se opôs?
PROBLEMA:
De acordo com 2 Reis
16:15, Acaz favoreceu o culto do Senhor no templo. Mas 2
Crônicas
28:24 diz que ele "fechou as portas da Casa do Senhor; e fez
para si altares em todos os
cantos
de Jerusalém".
SOLUÇÃO:
Antes de mais nada,
durante o início do seu reinado, Acaz foi considerado um rei mau,
que
"não fez o que era reto perante o Senhor seu Deus" (2 Rs
16:2). Ele até mesmo tomou "a prata e
o
ouro que se acharam na Casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei,
e mandou de presente ao rei
da
Assíria" (v. 8). Durante esse período, ele permitiu apenas uma
forma corrompida de culto no
depredado
templo de Jerusalém (v. 15).
Ainda,
as passagens de 2 Crônicas referem-se a uma fase posterior do seu
reinado, que foi
ainda
bem mais corrompida. Durante esse
período
de apostasia, ele fechou completamente a casa do Senhor e estabeleceu
seus próprios
centros
de adoração.
2
CRÔNICAS 33:10-17- Por que o arrependimento de Manasses é
registrado aqui, mas
nenhuma
menção disso é feita no livro de 2 Reis?
PROBLEMA:
Segundo este texto,
um pouco antes do seu retorno, Manassés arrependeu-se do seu
pecado
e reinstituiu o culto ao Senhor, em Judá. Entretanto, o relato da
carreira de Manassés tal
como
é encontrado em 2 Reis 21 nada menciona acerca desse seu glorioso
arrependimento. Porquê?
SOLUÇÃO:
Aparentemente o
autor de 2 Reis não registrou o arrependimento de Manasses pelo
fato
de isso ter tido pouca influência no constante declínio da nação.
O livro de 2 Reis concentra-se
primariamente
nas ações do povo da aliança de Deus como um todo. O
arrependimento e as
reformas
de Manassés pouco contribuíram para que a nação deixasse o seu
caminho em direção ao
juízo,
ao passo que a sua liderança pecaminosa no princípio do seu reinado
causou muito mais
danos
à nação. Até mesmo na passagem de 2 Crônicas encontramos esta
afirmativa: "Contudo o
povo
ainda sacrificava nos altos, mas somente ao Senhor seu Deus" (2
Cr 33:17).
Embora
o povo dedicasse os seus sacrifícios ao Senhor, eles ainda estavam
cometendo pecado,
porque
os sacrifícios deveriam ser feitos no templo, não nos lugares
altos, que anteriormente
haviam
sido altares a falsos deuses. A despeito dos esforços de Manassés,
o povo não se dedicava
totalmente
ao Senhor.
2
CRÔNICAS 34:3-5 - Como entender que Josias acabou com a idolatria,
se foi dito
anteriormente
que Manasses a eliminara?
PROBLEMA:
Somos informados de
que Josias destruiu os altares e os ídolos. Mas, de acordo com
2
Crônicas 33:15, Manasses é quem acabou com a idolatria.
SOLUÇÃO:
Nenhum rei humano
pode eliminar por completo o desejo humano pervertido quanto à
idolatria.
Portanto, Josias teve de fazer novamente o mesmo trabalho que o seu
antecessor havia
feito.
Um bom rei humano pode destruir ídolos, mas não o amor aos ídolos.
E, enquanto dura esse
amor,
a idolatria vive e levanta a sua vil cabeça sucessivamente.
2
CRÔNICAS 36:6 - Jeoaquim foi levado à Babilônia ou morreu ele em
Jerusalém?
PROBLEMA:
O cronista declara
que Nabucodonosor subiu contra Jeoaquim, e o amarrou com
duas
cadeias de bronze, para o levar à Babilônia". Mas outra
passagem diz: "Descansou Jeoaquim
com
seus pais" (2 Rs 24:6); e em Jeremias 22:19 (cf. Jr 36:30)
lemos: "Como se sepulta um
jumento,
assim o sepultarão; arrastá-lo-ão e o lançarão para bem longe,
para fora das portas de
Jerusalém".
SOLUÇÃO:
Aparentemente
Jeoaquim foi amarrado e acorrentado por quem tinha a intenção de "o
levar
à Babilônia" (2 Cr 36:6). O texto de Jeremias 22:19, que diz
que seu corpo foi afrontosamente
tratado
e lançado "fora das portas de Jerusalém", e a frase
"descansou... com seus pais" (2 Rs 24:6)
referem-se
à sua morte, não necessariamente a um funeral no mesmo lugar do de
seus pais. De
todos
os reis de Judá, Jeoaquim é o único de cujo funeral nada se
menciona.
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