1 CORINTIOS 4
1
CORÍNTIOS 15:44 - O
corpo ressurreto é material ou não material?
PROBLEMA:
Paulo declara que o
corpo ressurreto é um "corpo espiritual" (1 Co 15:44) mas
um
corpo
espiritual não é material. Entretanto, outra parte da Bíblia
declara que o corpo ressurreto de
Jesus
era feito de "carne e ossos"(Lc 24:39).
SOLUÇÃO:
Um corpo
"espiritual" é um corpo imortal, não um corpo imaterial.
Um corpo
"espiritual"
é aquele que é dominado pelo espírito, não um corpo desprovido de
matéria. A palavra
grega
pneumatikos
(nessa passagem
traduzida como "espiritual") significa um corpo dirigido
pelo
espírito,
em oposição ao que está sob o domínio da carne. Ele não é
governado pela carne que
perece,
mas pelo espírito que permanece (1 Co 15:50-58). Assim, "corpo
espiritual" não significa
corpo
imaterial e invisível, mas imortal e imperecível. Isso é claro em
vista dos seguintes fatos:
Primeiro,
observe o paralelismo mencionado por Paulo:
CORPO
ANTERIOR CORPO
POSTERIOR
À
RESSURREIÇÃO À
RESSURREIÇÃO
Terrestre
(v. 40)
Corruptível
(v. 42)
Fraco
(v. 43)
Mortal
(v. 53)
Natural
(v. 44)
Celestial
Incorruptível
Poderoso
Imortal
[Sobrenatural]
Todo
o contexto indica que "espiritual" (pneumatikos)
poderia ser
traduzido por
"sobrenatural"
em contraste com "natural". Isto fica claro pelos paralelos
de "corruptível" e
"incorruptível",
"mortal" e "imortal". Com efeito, esta mesma
palavra grega (pneumatikos)
é
traduzida
como "sobrenatural" em 1 Coríntios 10:4, que fala de uma
rocha sobrenatural
"que os
seguia"
no deserto.
Segundo,
a palavra "espiritual"(pneumotikos)
em 1 Coríntios
refere-se a objetos materiais.
Paulo
falou da "rocha espiritual" que seguia Israel no deserto e
eles "beberam da... fonte espiritual"
(1
Co 10:4). A história no AT (Êx 17; Nm 20) revela que foi uma rocha
física, produzida de modo
sobrenatural,
da qual eles literalmente obtiveram água para beber.
Jesus,
em João 6, multiplica, de maneira sobrenatural, a quantidade de pães
de modo a
alimentar
cinco mil pessoas. Embora se trata-se de pão literalmente material,
poderia ter sido
chamado
de "pão espiritual", devido a sua origem sobrenatural. Com
esse mesmo sentido, o maná
oferecido
a Israel pôde ser chamado de "manjar espiritual" (1 Co
10:3).
Além
disso, quando Paulo falou sobre um "homem espiritual" (1 Co
2:15), obviamente não
estava
se referindo a alguém que fosse visível, imaterial, que não
tivesse um corpo físico, mas sim a
um
homem de carne e osso cuja vida era vivida pelo poder sobrenatural e
Deus e dirigida pelo
Espírito.
O homem espiritual é aquele que é ensinado pelo Espírito e que
recebe as coisas que
provêm
do Espírito de Deus (1 Co 2:13-14).
O
corpo ressurreto pode ser chamado de "corpo espiritual", no
mesmo sentido em que
chamamos
a Bíblia de "livro espiritual". A despeito de sua origem e
poder espirituais, tanto o corpo
ressurreto
como a Bíblia são feitos de matéria.
1
CORINTIOS 15:45 - Cristo, depois de sua ressurreição, passou a ser
um espírito vivificante,
ou
obteve ele um corpo físico?
PROBLEMA:
Paulo afirma aqui
que Cristo foi feito "espírito vivificante" depois da sua
ressurreição.
Alguns têm até mesmo usando esta passagem para provar que o corpo
ressurreto de
Jesus
não era físico.
SOLUÇÃO:
Não é este o caso,
por várias razoes.
Primeira,
"espírito vivificante" não fala da natureza
do corpo ressurreto,
mas da origem
divina
da ressurreição. O corpo físico de Jesus veio de volta à vida
somente pelo poder de Deus (cf.
Rm
1:4). Assim, Paulo está falando de uma
origem espiritual,
não de sua
substância física
como
corpo
material (veja também os comentários de 1 Co 15:44).
Segunda,
se "espírito" descrevesse a natureza do corpo ressurreto
de Cristo, então Adão
(com
quem ele é contrastado) não teria uma alma, ja que ele é descrito
como "formado da terra,
terreno"
(v. 47). A Bíblia, porém, diz com clareza que Adão era "uma
alma vivente" (Gn2:7).
A
terceira razão é que o corpo ressuscitado de Jesus é chamado de
"corpo espiritual"(v. 44),
sendo
que esta palavra "espiritual", conforme discutido em 1
Coríntios 15:44, é a mesma palavra
empregada
por Paulo para descrever alimentos materiais e uma rocha física (1
Co 10:4).
Quarta,
o corpo ressurreto, referido como "corpo" (Sõma), e
relativo a um ser humano em
particular,
sempre indica tratar-se de um corpo físico.
Em
resumo, o corpo ressurreto é chamado de "espiritual" e
"espírito vivificante" porque
provém
do mundo espiritual, não porque sua substância é imaterial. O
corpo ressurreto sobrenatural
de
Cristo "é
do céu", assim
como o corpo natural de Adão era "da terra" (v. 47). Mas
da mesma
forma
como aquele que era "da terra" tem uma alma imaterial,
também aquele "do céu" tem um
corpo
material.
1
CORÍNTIOS 15:50 - Se a carne e o sangue não podem entrar no céu,
então como pode
haver
uma ressurreição física?
PROBLEMA:
A Bíblia fala da
ressurreição do corpo físico do túmulo (Jo 5:28-29), o qual é
composto
de "carne e ossos" (Lc 24:39), e que deixa um túmulo vazio
com a ressurreição (Mt
28:6).
Entretanto, de acordo com este versículo, "a carne e o sangue
não podem herdar o reino de
Deus".
SOLUÇÃO:
Concluir, a partir
desta frase, que o corpo ressurreto não será um corpo físico, de
carne,
não tem base bíblica. Em primeiro lugar, a frase seguinte, omitida
na citação acima, indica
claramente
que Paulo está falando não da carne no corpo ressurreto, mas da
carne que é
corruptível:
"nem a
corrupção herdar a incorrupção" (v. 50). Paulo, portanto,
não está afirmando
que
o corpo ressurreto não será de carne, mas que ele não será de
carne corruptível.
Segundo,
para convencer os discípulos, que estavam cheios de temor, de que
cie não era um
espírito
imaterial (Lc 24:37), Jesus enfaticamente lhes disse: "Vede as
minhas mãos e os meus pés,
que
sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem
carne nem ossos, como
vedes
que eu tenho" (Lc 24:39). Pedro declarou que o corpo ressurreto
era o mesmo corpo de carne
que
foi ao túmulo e que nunca viu a corrupção (At 2:31), o que também
foi reafirmado por Paulo
(At
13:35). João dá a entender, portanto, que seria ir contra Cristo
negar que ele permanece "na
carne"
mesmo depois da sua ressurreição.
Terceiro,
esta conclusão não pode ser invalidada por se declarar que o corpo
ressurreto de
Jesus
era de carne e ossos, e não de carne e sangue, pois, se era de carne
e ossos, tratava-se
literalmente
de um corpo material, tivesse ou não sangue. "Carne e ossos"
acentua mais a solidez do
corpo
ressurreto de Jesus; são sinais mais claros de sua tangibilidade do
que o sangue, que não pode
ser
tão facilmente visto ou tocado.
Quarto,
a frase "carne e sangue" neste contexto aparentemente
significa carne e sangue
mortais,
ou seja, um mero ser
humano. Isto tem o suporte de empregos semelhantes dessa
expressão
no NT. Quando Jesus disse a Pedro: "Não foi carne e sangue que
to revelaram" (Mt
16:17),
ele não estava se referindo a tais substâncias existentes no corpo,
o que obviamente não
poderiam
lhe ter revelado ser ele o Filho de Deus. Não, a interpretação
mais natural de 1 Coríntios
15:50
parece ser que os seres hi
manos, como agora são: terrenos e corruptíveis, não
podem herdar
o
reino glorioso e celestial de Deus.
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