ROMANOS 2
ROMANOS
5:19 - Se todos são feitos justos por Cristo, por que não são
todos salvos?
PROBLEMA:
Os eruditos
concordam que, pelo contraste feito por Paulo entre "um só"
e "muitos"
nesse
versículo, estes "muitos" deve significar "todos".
Porque diz também que "muitos" se
"tornaram
pecadores" pelo pecado de "um só" (de Adão), e Paulo
já tinha concluído que "todos
pecaram"
[em Adão], uns poucos versículos antes (Rm 5:12). Mas já que todos
"se tornaram
pecadores"
significa que todos de fato pecaram, então por que nesse mesmo
versículo todos "se
tornarão
justos" não significa que todos serão salvos?
SOLUÇÃO:
Há duas respostas
que sintetizam essa questão: o universalismo e o particularismo.
Isto
é, aqueles que alegam que esse versículo é uma prova de que todas
as pessoas acabarão sendo
salvas
e aqueles que crêem que apenas alguns serão salvos. Como a Bíblia
claramente rejeita o
universalismo
(veja os comentários de Colossenses 1:20), vamos ater-nos aqui às
duas colocações
feitas
pelos particularistas.
A
posição potencial: Alguns
eruditos acreditam que Paulo está se referindo simplesmente a
que
"muitos se tornarão justos", pela morte de Cristo, num
sentido potencial.
Isso significa que,
pela
cruz, todas as pessoas se tornam passíveis
da salvação, mas
que nem todas se salvarão. Os que
defendem
essa posição apontam para o fato de que o paralelo não é
perfeito, pois nos "tornamos
pecadores"
em Adão sem a nossa livre escolha pessoal. Não obstante, não
podemos nos tornar
justos
em Cristo se não aceitarmos, por nossa livre escolha, esse "dom"
de Deus (5:16-17).
A
posição judicial: De
acordo com essa posição, todos os homens "se tornaram
pecadores"
no
mesmo sentido de que "se tornarão justos", ou seja,
judicialmente.
Isto é, tanto
Cristo como
Adão
foram nossos representantes legais.
E como em Adão toda
a humanidade que dele proveio
tornou-se
oficialmente
pecadora perante
Deus, não obstante, em Cristo todos se tornam
oficialmente
justos, embora não pessoalmente numa condição de fato. E assim
como toda pessoa
que
atinge a idade da responsabilidade (veja os comentários de 2 Samuel
12:23 e Romanos 5:14)
tem
de pecar ela mesmo para tornar-se culpada, cada um precisa aceitar
individualmente a Cristo
para
ser pessoalmente salvo.
Cristo
removeu a culpa oficial e judicial que estava imposta à humanidade
por causa do
pecado
de Adão. Isso não significa que todos estão de
fato salvos, mas
somente que não mais se
acham
legalmente
condenados.
ROMANOS
8:3 -Jesus veio realmente num corpo humano de carne, ou apenas em sua
semelhança?
PROBLEMA:
Paulo afirma que
Jesus veio "em
semelhança de carne
pecaminosa", mas não
declara
que ele é feito de carne humana, ainda que a Bíblia cite
repetidamente o fato de Jesus ter
sido
encarnado em carne humana, ou seja, de ser verdadeiramente humano,
não apenas semelhante
a
um humano.
SOLUÇÃO:
Jesus não foi
apenas semelhante aos homens - ele foi um homem. Ele não veio só em
semelhança
à carne humana, mas
veio com um corpo de carne realmente humana. Nesse ponto as
Escrituras
são claras. João declarou: "E o Verbo [Cristo] se fez carne e
habitou entre nós" (Jo 1:14).
Posteriormente
ele advertiu que todo aquele que não confessa "que Jesus Cristo
veio em carne" não
é
de Deus (1 Jo 4:2-3; cí 2 Jo 7). De igual forma, Paulo insistiu que
"Deus se manifestou em carne"
(1
Tm 3:16, SBTB).
Noutra
parte, nesse mesmo livro, Paulo usa a expressão "semelhança"
no sentido de "ser
realmente
como", não como apenas tendo a "aparência de ser como"
(Rm 1:23; 5:14; 6:5). Assim,
bem
pode ser que Paulo não estivesse fazendo diferenciação entre
"semelhança" e "tal como". Ou,
quando
Paulo afirmou (em Romanos 8:3) que Jesus veio "em semelhança de
carne", talvez ele não
estivesse
se referindo à carne humana como tal, mas à "carne humana
pecaminosa". Jesus tinha
verdadeiramente
carne humana, mas sua carne era apenas semelhante à carne humana
pecaminosa,
porque
ele não tinha pecado (Hb 4:15; 1 Pe 3:18; 1 Jo 3:3).
De
qualquer modo, em Filipenses 2, Paulo fala de Cristo ter-se tornado
"em semelhança de
homens",
com o sentido de que ele era um ser humano (v. 7). Assim, mesmo sem o
adjetivo
"pecaminosa"
(colocado após "carne" em 8:3), Paulo fala da "semelhança"
aos homens como sendo
o
mesmo que "ser humano".
ROMANOS
8:26 - O nosso mediador é Cristo ou o Espírito Santo?
PROBLEMA:
Em 1 Timóteo 2:5
vemos que "há... um só mediador entre Deus e os homens, Cristo
Jesus,
homem". Mas Romanos 8:26 nos informa de que o Espírito Santo
intercede por nós a Deus
"com
gemidos inexprimíveis". Como pode então ser Cristo o único
mediador, se o Espírito Santo
também
se interpõe entre nós e Deus?
SOLUÇÃO:
Cristo é o único
mediador; o
Espírito Santo é apenas um intercessor.
Foi Cristo, e
somente
ele, que morreu por nossos pecados (Hb 1 :l-2), tornando possível a
nossa reconciliação
com
Deus (2 Co 5:19). O Espírito Santo não morreu por nossos pecados;
ele ora ao Pai em nosso
favor,
com base na obra redentora de Cristo. Além disso, a intercessão do
Espírito Santo não é
feita
no
céu, como a obra de
Cristo é (1 Jo 2:1-2), mas é feita em nos. O Espírito que em nós
habita
intercede
por nós ao Pai baseado na obra mediadora do Filho.
ROMANOS
8:30 - Todos
os que foram chamados são salvos, ou apenas parte deles?
PROBLEMA:
Paulo mostra que
todos a quem Deus "chamou" também "justificou" e
"glorificou"
(Rm
8:30). Mas Jesus disse que "muitos são chamados, mas poucos
escolhidos" (Mt 20:16).
SOLUÇÃO:
A palavra "chamou"
está sendo usada em sentidos diferentes. Isso não é algo
incomum
nas diversas línguas humanas. Considere, por exemplo, a seguinte
sentença: "O suco da
manga
que ele saboreava
caiu e manchou a manga
da sua camisa".
Obviamente a palavra "manga"
está
sendo usada em dois sentidos diferentes. Da mesma maneira, Paulo e
Jesus estão empregando o
verbo
"chamar" com sentidos diferentes, o que pode ser
evidenciado da seguinte maneira:
CHAMADA
GERAL
CHAMADA ESPECIFICA
Chamada
para a salvação
Chamada de salvação
Para
todos os homens
Somente para crentes
Não
efetiva
Efetiva para a salvação
Em
resumo, quando Jesus referiu-se a que muitos são "chamados",
ele estava falando de um
convite
geral para que todos viessem a crer. Paulo, entretanto, refere-se
àqueles que receberam uma
chamada
específica de Deus, pela qual Deus leva os crentes à salvação. O
primeiro caso é a
chamada
a todos para a salvação; o segundo é a chamada de salvação a
alguns.
ROMANOS
9:13 - Como Deus poderia odiar Esaú, sendo ele um Deus de amor?
(Veja
os comentários de Malaquias 1:3.)
ROMANOS
9:17 - Como
poderia Faraó estar livre, se Deus endureceu o
coração dele?
PROBLEMA:
Deus disse a Faraó:
"Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e
para
que o meu nome seja anunciado por toda a terra" (Rm 9:17). Em
cumprimento disso, está
escrito
que Deus endureceu o coração de Faraó (Êx 4:21; cf. Êx 7:3). Mas
se Deus levantou Faraó e
ainda
endureceu o coração dele para realizar os seus propósitos divinos,
então Faraó não está isento
de
responsabilidade em relação às ações que praticou?
SOLUÇÃO:
Primeiro, Deus em
sua onisciência sabia de antemão exatamente como o Faraó iria
agir,
e ele usou isso para realizar os seus propósitos. Deus prescreveu os
meios da ação livre, porém
teimosa,
de Faraó, bem como o fim da libertação de Israel. Em Êxodo 3:19,
Deus disse a Moisés:
"Eu
sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for
obrigado por mão forte". Faraó
rejeitou
o pedido de Moisés e somente depois de dez pragas foi que finalmente
ele deixou o povo ir.
Segundo,
é importante notar que Faraó primeiramente endureceu o seu próprio
coração. No
início,
quando Moisés aproximou-se de Faraó com vistas à libertação dos
israelitas (Êx 5:1), Faraó
respondeu:
"Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a
Israel? Não conheço o Senhor,
nem
tampouco deixarei ir a Israel" (Êx 5:2).
A
passagem que Paulo cita (em Romanos 9:17) é Êxodo 9:16, a qual, no
contexto, refere-se
à
praga das úlceras, a sexta praga. Mas Faraó endurecera o seu
coração antes de Deus afirmar o que
afirmou.
Somente porque Deus levantou Faraó, isso não quer dizer que Faraó
não seja responsável
por
suas ações.
Terceiro,
Deus usa a injustiça dos homens para mostrar a sua glória. Deus
ainda considera
Faraó
responsável, mas no processo do endurecimento do seu coração o
Senhor usou Faraó para
manifestar
a sua grandeza e glória.
Deus
às vezes faz uso de atos maus para obter bons resultados. A história
de José é um bom
exemplo
disso. José foi vendido por seus irmãos, e mais tarde tornou-se o
governante do Egito. Lá
ele
salvou muitas vidas durante o tempo de fome. Quando mais tarde ele se
revelou aos seus irmãos
e
os perdoou, ele disse: "Vós, na verdade, intentastes o mal
contra mim; porém Deus o tornou em
bem,
para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida "
(Gn 50:20). Deus pode
usar
atos perversos para manifestar a sua glória (veja também o que é
exposto sobre Êxodo 4:21).
ROMANOS
10:5 - Cumprir a lei traz vida?
PROBLEMA:
Paulo parece dizer
que cumprir a lei traz vida, quando ele cita Levítico (18:5): "o
homem
que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela" (Rm
10:5). Mas em outra passagem o
próprio
Paulo a c lama de "lei do pecado e da morte" (Rm 8:2). Ele
afirma categoricamente: "o
mandamento
que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para
morte" (Rm
7:10).
SOLUÇÃO:
Cumprir a lei não
traz a vida da salvação a ninguém. Nisso a Bíblia é clara como
um
cristal.
Paulo disse aos gálatas: "se fosse promulgada uma lei que
pudesse dar vida, a justiça, na
verdade,
seria procedente de lei" (Gl 3:21). Ele acrescentou: "ninguém
será justificado diante dele
por
obras da lei" (Rm 3:20). Pois "pela lei, ninguém é
justificado diante de Deus, porque o justo
vivera'
pela fé" (Gl 3:11).
Como
entender então aquelas passagens que parecem dizer que a lei trará
vida? Elas têm de ser
entendidas
sob o enfoque de uma condição hipotética, não como uma realidade.
Teoricamente,
aquele
que cumprisse a lei de forma perfeita seria perfeito, mas na
realidade ninguém consegue
fazer
isso. Pois "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm
3:23). E "qualquer que guarda
toda
a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos"
(Tg 2:10). Para resumir: cumprir
a
lei traz vida?
SIM
NÃO
Hipoteticamente
Teoricamente
Se
for cumprida
Na realidade
Na prática
Mas não há quem
a cumpra
ROMANOS
11:26-27 - Como
pode haver um futuro para a nação de Israel, já que eles
rejeitaram
o Messias?
PROBLEMA:
A nação de Israel
evidentemente rejeitou Cristo como seu Messias (Rm 9-10; cf. Jo
1:10-11),
e a Bíblia diz que as promessas de Abraão vão para a sua
descendência espiritual, não
para
os seus descendentes segundo a carne (Rm 4; Gl 3). Por que então
Romanos 11 fala de um
futuro
para a nação de Israel?
SOLUÇÃO:
Abraão tem tanto
uma descendência espiritual como uma literal. Todo aquele que crê
em
Cristo pode tornar-se um herdeiro espiritual
da promessa de
justificação (Rm 4; cf. Gn 15),
porque
Cristo veio da semente de Abraão (Gl 3:16).
Entretanto,
há promessas também para os que são literalmente
descendentes de
Abraão, os
judeus,
as quais ainda não foram cumpridas por completo. Por exemplo, Deus
prometeu
incondicionalmente
que os descendentes (na carne) de Abraão herdariam a terra da
Palestina para
sempre
(Gn 12:1-3; 13:15-17; 15:7-21; 17:8). Apenas por um curto tempo na
história de Israel eles
herdaram
essa terra (Js 11:23), mas Deus a deu a eles por um juramento
incondicional (cf. Gn 15:7-
21),
"para sempre"(Gn 13:15) e em "possessão perpétua"
(17:8). Como Deus não pode quebrar uma
promessa
incondicional (Hb 6:17-18; 2 Tm 2:13), essa promessa ainda está por
ser cumprida para a
nação
de Israel.
Em
Romanos 9-11, Paulo está falando dos que são literalmente
descendentes de Abraão, os
israelitas.
Ele os chama de "meus parentes segundo a carne; que são
israelitas" (Rm 9:3-4, SBTB) e
de
"Israel" (Rm 10:1, SBTB, R-IBB, EC). Esse mesmo grupo
nacional (Israel), que foi
temporariamente
excluído, será de novo enxertado na árvore, e todo o Israel será
salvo" (Rm
11:26).
Jesus
falou acerca desse tempo em Atos 1, quando os discípulos lhe
perguntaram: "Senhor,
será
este o tempo em que restaures o reino a Israel?" (At 1:6). Sua
resposta não foi uma repreensão
severa
por não compreenderem as Escrituras, mas uma palavra firme de que
apenas o Pai sabe os
"tempos
ou épocas" em que tais coisas ocorrerão (v. 7).
Anteriormente
Jesus havia falado da regeneração, dizendo que, quando "o
Filho do Homem
se
assentar no trono da sua glória, também [vós, os que me
seguistes,] vos assentareis em doze
tronos
para julgar as doze tribos de Israel" (Mt 19:28). De fato, no
último livro da Bíblia, o apóstolo
João
falou de Deus resgatando da tribulação "cento e quarenta e
quatro mil, de todas as tribos dos
filhos
de Israel" (Ap 7:4).
Assim,
tudo corrobora para que creiamos que Deus honrará o seu pacto
incondicional com
Israel,
de dar-lhe a terra da Palestina para sempre.
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