quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Atos


ATOS


ATOS 1:18 - Como foi que Judas morreu?
(Veja os comentários de Mateus 27:5.)

ATOS 2:16-21 - Pedro errou ao citar Joel?

PROBLEMA: Em Atos 2, chega o Pentecostes, e os discípulos são cheios do Espírito Santo. Em
resposta às críticas, Pedro diz que o que eles ouvem e vêem o que foi dito por intermédio do
profeta Joel" (cf. Jl 2:28-32). Contudo, na passagem que Pedro cita, há eventos que não
aconteceram no dia de Pentecostes, como a conversão da lua em sangue. Será que Pedro errou
nessa ocasião?
SOLUÇÃO: Primeiro, Pedro estava simplesmente mostrando que o Pentecostes envolvia um
cumprimento parcial ou inicial de Joel 2:28-32. Esse cumprimento parcial refere-se à habitação
interior do Espírito Santo nos crentes. E foi precisamente isso que aconteceu no dia de Pentecostes.
Em Joel, Deus diz: "derramarei o meu Espírito sobre toda a carne... derramarei o meu Espírito
naqueles dias" (Jl 2:28-29). E de fato Deus derramou o seu Espírito naquele dia de Pentecostes.
Segundo, a referência de Pedro foi para indicar que os últimos dias tinham começado (cf.
Hb 1:1-2; 2:4). As maravilhas lá no céu e os sinais em baixo na terra (At 19-21) deverão acontecer
mais tarde na história deste mundo, no tempo da segunda vinda de Cristo. Observe que tais coisas
acontecerão "antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor" (v. 20), o que ainda está no futuro
(cf. Mt 24:lss).

ATOS 2:34 - Davi está no céu, ou não?

PROBLEMA : Pedro parece querer dizer que Davi não estava no céu. Ele disse: "Davi não subiu
aos céus". Contudo, a Bíblia indica que Davi foi um servo escolhido por Deus (At 13:22), que
obviamente foi estar com 0 seu Senhor quando morreu (cf. Mt 22:42-46).
SOLUÇÃO: Pedro não está falando da alma de Davi, mas do seu corpo. A alma de Davi está no
céu junto com todos os outros crentes, mas o seu corpo está ainda na sepultura (At 2:29). Como o
corpo de Davi ainda não ressuscitou, é claro que ele ainda não "ascendeu" corporalmente ao céu. É
por essa mesma razão que Jesus disse a Maria: "Ainda não subi para meu Pai" (Jo 20:17).
No dia em que Jesus morreu, o seu espírito foi estar com o Pai (veja Lc 23:43, 46). Assim, o
seu espírito estava com o Pai, mas o seu corpo não tinha ainda ascendido ao céu quando Ele falou
com Maria. A ascensão corporal aconteceu algumas semanas depois (cf. At 1:3; 9-10). (Veja ainda
os comentários de Efésios 4:9.)

ATOS 2:38 - Pedro declarou que o batismo é necessário para a 
salvação? 

PROBLEMA: Pedro
parece estar dizendo que aqueles que responderam à sua palavra teriam de arrepender-se e ser
batizados antes de receberem o Espírito Santo. Mas isso é contrário ao ensino de Paulo, de que o
batismo não é parte do Evangelho (1 Co 1:17) e que somos salvos pela fé somente (Rm 4:4; Ef 2:8-
9).
SOLUÇÃO: Isso se resolve quando consideramos o possível significado de ser batizado "para" a
remissão dos pecados, à luz do seu uso, de todo o contexto e do resto das Escrituras. Considere o
seguinte:
Primeiro, a palavra "para" (eis) pode significar "com vistas a" ou até mesmo "por causa de".
Nesse caso, o batismo na água seria por causa de eles terem sido salvos, não para que fossem
salvos.
Segundo, as pessoas são salvas por receberem a palavra de Deus, e os que ouviram a Pedro
"aceitaram a palavra com prazer" antes de serem batizados (At 2:41).
Terceiro, o versículo 44 fala de "todos os que creram" como constituintes da igreja primitiva, e
não fala de todos os que foram batizados.
Quarto, mais tarde, pessoas que creram na mensagem de Pedro claramente receberam o Espírito
Santo antes de terem sido batizadas. Pedro disse: "Porventura, pode alguém recusar a água, para
que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?" (At 10:47).
Quinto, Paulo separa o batismo do Evangelho, dizendo: “Porque não me enviou Cristo para
batizar, mas para pregar o Evangelho (1 Co 1:17), pois é o Evangelho que nos salva (Rm 1:16)”.
Portanto, o batismo não faz parte do que nos salva.
Sexto, Jesus referiu-se ao batismo como uma obra de justiça (Mt 3:l5).-Mas a Bíblia com clareza
declara que não é "por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos
salvou"(Tt 3:5)
Sétimo, nem uma só vez em todo o Evangelho de João, escrito explicitamente para que as
pessoas pudessem crer e ser salvas (Jo 20:31), ele menciona o batismo como necessário para a
salvação. Ele simplesmente diz vez após vez que as pessoas têm de "crer" para serem salvas
(cf.Jo3:16,18,36).
Em vista de todos esses fatores é melhor entendermos as palavras de Pedro da seguinte forma:
"Arrependei-vos e sede batizados considerando o perdão dos pecados". Fica claro - pelo contexto e
pelo restante das Escrituras - que esta "consideração" é retrospectiva, ou seja, feita à luz dos
pecados, já perdoados após a salvação. Crer (ou arrepender-se) e ser batizado são colocados juntos,
já que o batismo deve vir depois da crença. Mas em parte alguma está escrito: "aquele que não é
batizado será condenado"(cf. Mc 16:16). Contudo, Jesus disse enfaticamente que "o que não crê já
está julgado" (Jo 3:18). Portanto, nem Pedro nem o restante das Escrituras fazem do batismo uma
condição para a salvação.

ATOS 2:44-45 - Os cristãos primitivos praticaram o comunismo?

PROBLEMA: Alguns concluíram que os cristãos primitivos estavam praticando uma forma de
comunismo, porque eles "vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos"
e "tinham tudo em comum". Entretanto, até mesmo os Dez Mandamentos pressupõem o direito à
propriedade privada, proibindo o "roubo" e até mesmo a "cobiça" do que pertence a outra pessoa
(Êx 20:15,17).
SOLUÇÃO: Há várias razões para se acreditar que essa passagem não está ensinando uma
permanente forma de comunismo ou socialismo cristão. Primeiro, essa passagem não é prescritiva,
ela é simplesmente descritiva. Em parte alguma ela estabelece essas coisas como sendo normativas.
Ela tão-somente descreve o que os crentes estavam fazendo.
Segundo, até onde o texto indica, aquele procedimento era apenas temporário, e não permanente.
Aparentemente eles estavam juntos em Jerusalém, já que foi lá que o Espírito Santo desceu e a
primeira grande conversão a Cristo ocorreu. A necessidade de viverem juntos longe de casa
ocasionam tais medidas na comunidade.
Terceiro, as medidas para a comunidade eram voluntárias. Não há indicação no texto de que
seriam compulsórias. Aparentemente era apenas uma conveniência temporária e voluntária para o
progresso do Evangelho naqueles primeiros e cruciais dias da Igreja cristã.
Quarto, a venda de propriedades e a entrega do dinheiro era apenas parcial. No texto está
implícito que eram vendidas apenas as terras e outras propriedades excedentes, e não suas próprias
residências. Por fim, todos eles acabaram deixando Jerusalém, para onde tinham ido por causa da
festa de Pentecostes (At 2:1), e voltaram para suas casas, que se espalhavam por todo o mundo (cf.
At 2:5-13).

ATOS 3:21 - Todas as coisas serão restauradas a Deus, ou apenas algumas coisas?

PROBLEMA: Por um lado, esse versículo fala da "restauração de todas as cousas", o que parece
demonstrar que finalmente todos serão salvos. Por outro lado, as Escrituras declaram que muitos se
perderão (Mt 25:41; Ap 19:20-20:15). Será que todos serão realmente salvos?
SOLUÇÃO: Deus deseja que todos se salvem (1 Tm 2:4; 2 Pe 3:9). Entretanto, alguns
simplesmente não estão querendo aceitar a graça de Deus (cf. Mt 23:37). Como Deus é amor (1 Jo
4:16) e os seres humanos são livres, Deus não pode forçá-los a amá-lo espontaneamente. Liberdade
forçada é uma contradição em si. Portanto, Deus permitirá àquele que não se arrependeu que siga o
seu caminho. Aqueles que não dizem a Deus: "faça-se a tua vontade", um dia ouvirão Deus lhes
declarar: "seja feita a vontade de vocês". Tal é a natureza do inferno.
Em parte alguma da Bíblia há qualquer base para sustentar esperança por aqueles que se
recusam a aceitar o amor de Deus. Um Deus de amor não pode forçar ninguém a amá-lo. Amor
forçado também é uma contradição em si. O amor sempre atua de forma persuasiva, mas nunca
coercivãmente (veja também os comentários de Colossenses 1:20).
O que então significa essa "restauração de todas as cousas"? Nesse versículo, ao falar da
"restauração de todas as cousas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a
antigüidade"(At 3:21), Pedro está-se referindo à "aliança que Deus estabeleceu com vossos pais
[judeus], dizendo a Abraão: 'Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra' " (At
3:25). Essa aliança com Abraão era incondicional e incluía a promessa da posse da terra da
Palestina "para sempre" (Gn 13:15).
É, portanto, ao cumprimento futuro dessa aliança com Abraão que Pedro se refere, bem
como à restauração de todas as coisas a Israel, e não à salvação de todas as pessoas (veja também
os comentários de Rm 11:26-27).

ATOS 4:12 - Cristo é o único caminho para a salvação?

PROBLEMA: Pedro declara que "não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não
existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Mas não
é isso um exclusivismo estreito? O que dizer quanto aos pagãos sinceros ou aos budistas? Deus vai
mandá-los para o inferno?
SOLUÇÃO: Várias observações são relevantes nessa questão. Primeiramente, a sinceridade não é
um bom teste da verdade. Muita gente pode e tem estado sinceramente errada em muitas coisas (Pv
14:12).
Segundo, toda verdade é exclusiva. A verdade que "dois mais três são cinco" é muito
exclusiva também. Ela não permite nenhuma outra conclusão. O mesmo é verdade a respeito de
afirmativas de valor, tais como "racismo é errado" e "não se deve ser cruel". Tais afirmações não
aceitam nenhuma alternativa.
Terceiro, toda declaração de uma verdade é exclusiva. Por exemplo, se o humanismo é
verdadeiro, então todo não-humanismo é falso. Se o ateísmo é verdadeiro, então todos os que
acreditam em Deus estão errados. Toda afirmativa de uma verdade exclui a que lhe é oposta.
Portanto se Jesus é o único caminho para Deus, então não há outros caminhos. Isso não é mais
exclusivo do que nenhuma outra afirmativa. A questão é se tal declaração é verdadeira.
Quarto, Jesus e o NT com toda clareza e repetidamente enfatizam Jesus é o único caminho
para a salvação. (1) Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai
senão por mim" (Jo 14:6).
Jesus declarou também ser a porta (Jo 10:9), insistindo que "o que não entra pela porta no aprisco
das ovelhas... esse é ladrão e salteador" (vj 1) (3) O apóstolo Pedro acrescentou: "E não há salvação
em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens,
pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4:12). (4) Paulo, ainda, argumentou que "há um só Deus
e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (l Tm 2:5).

ATOS 4:34-35 - Os cristãos primitivos praticaram o comunismo?
(Veja os comentários de Atos 2:44-45.)

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