ATOS
ATOS
1:18 - Como foi que Judas morreu?
(Veja
os comentários de Mateus 27:5.)
ATOS
2:16-21 - Pedro errou ao citar Joel?
PROBLEMA:
Em Atos 2, chega o
Pentecostes, e os discípulos são cheios do Espírito Santo. Em
resposta
às críticas, Pedro diz que o que eles ouvem e vêem "é
o que foi dito por
intermédio do
profeta
Joel" (cf. Jl 2:28-32). Contudo, na passagem que Pedro cita, há
eventos que não
aconteceram
no dia de Pentecostes, como a conversão da lua em sangue. Será que
Pedro errou
nessa
ocasião?
SOLUÇÃO:
Primeiro, Pedro
estava simplesmente mostrando que o Pentecostes envolvia um
cumprimento
parcial ou inicial de Joel 2:28-32. Esse cumprimento parcial
refere-se à habitação
interior
do Espírito Santo nos crentes. E foi precisamente isso que aconteceu
no dia de Pentecostes.
Em
Joel, Deus diz: "derramarei o meu Espírito sobre toda a
carne... derramarei o meu Espírito
naqueles
dias" (Jl 2:28-29). E de fato Deus derramou o seu Espírito
naquele dia de Pentecostes.
Segundo,
a referência de Pedro foi para indicar que os últimos dias tinham
começado (cf.
Hb
1:1-2; 2:4). As maravilhas lá no céu e os sinais em baixo na terra
(At 19-21) deverão acontecer
mais
tarde na história deste mundo, no tempo da segunda vinda de Cristo.
Observe que tais coisas
acontecerão
"antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor" (v.
20), o que ainda está no futuro
(cf.
Mt 24:lss).
ATOS
2:34 - Davi
está no céu, ou não?
PROBLEMA
: Pedro parece
querer dizer que Davi não estava no céu. Ele disse: "Davi não
subiu
aos
céus". Contudo, a Bíblia indica que Davi foi um servo
escolhido por Deus (At 13:22), que
obviamente
foi estar com 0 seu Senhor
quando morreu (cf. Mt 22:42-46).
SOLUÇÃO:
Pedro não está
falando da alma
de Davi, mas do seu
corpo. A
alma de Davi está no
céu
junto com todos os outros crentes, mas o seu corpo está ainda na
sepultura (At 2:29). Como o
corpo
de Davi ainda não ressuscitou, é claro que ele ainda não
"ascendeu" corporalmente ao céu. É
por
essa mesma razão que Jesus disse a Maria: "Ainda não subi para
meu Pai" (Jo 20:17).
No
dia em que Jesus morreu, o seu espírito foi estar com o Pai (veja Lc
23:43, 46). Assim, o
seu
espírito estava com o Pai, mas o seu corpo não tinha ainda
ascendido ao céu quando Ele falou
com
Maria. A ascensão corporal aconteceu algumas semanas depois (cf. At
1:3; 9-10). (Veja ainda
os
comentários de Efésios 4:9.)
ATOS
2:38 - Pedro declarou que o batismo é necessário para a
salvação?
PROBLEMA: Pedro
parece
estar dizendo que aqueles que responderam à sua palavra teriam de
arrepender-se e ser
batizados
antes de receberem o Espírito Santo. Mas isso é contrário ao
ensino de Paulo, de que o
batismo
não é parte do Evangelho (1 Co 1:17) e que somos salvos pela fé
somente (Rm 4:4; Ef 2:8-
9).
SOLUÇÃO:
Isso se resolve
quando consideramos o possível significado de ser batizado "para"
a
remissão
dos pecados, à luz do seu uso, de todo o contexto e do resto das
Escrituras. Considere o
seguinte:
Primeiro,
a palavra "para" (eis)
pode significar "com
vistas a" ou até mesmo "por causa de".
Nesse
caso, o batismo na água seria por causa de eles terem sido salvos,
não para
que fossem
salvos.
Segundo,
as pessoas são salvas por receberem a palavra de Deus, e os que
ouviram a Pedro
"aceitaram
a palavra com prazer" antes de serem batizados (At 2:41).
Terceiro,
o versículo 44 fala de "todos os que creram" como
constituintes da igreja primitiva, e
não
fala de todos os que foram batizados.
Quarto,
mais tarde, pessoas que creram na mensagem de Pedro claramente
receberam o Espírito
Santo
antes de
terem sido batizadas. Pedro disse: "Porventura, pode alguém
recusar a água, para
que
não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito
Santo?" (At 10:47).
Quinto,
Paulo separa o batismo do Evangelho, dizendo: “Porque não me
enviou Cristo para
batizar,
mas para pregar o Evangelho (1 Co 1:17), pois é o Evangelho que nos
salva (Rm 1:16)”.
Portanto,
o batismo não faz parte do que nos salva.
Sexto,
Jesus referiu-se ao batismo como uma obra de justiça (Mt 3:l5).-Mas
a Bíblia com clareza
declara
que não é "por obras de justiça praticadas por nós, mas
segundo a sua misericórdia, ele nos
salvou"(Tt
3:5)
Sétimo,
nem uma só vez em todo o Evangelho de João, escrito explicitamente
para que as
pessoas
pudessem crer e ser salvas (Jo 20:31), ele menciona o batismo como
necessário para a
salvação.
Ele simplesmente diz vez após vez que as pessoas têm de "crer"
para serem salvas
(cf.Jo3:16,18,36).
Em
vista de todos esses fatores é melhor entendermos as palavras de
Pedro da seguinte forma:
"Arrependei-vos
e sede batizados considerando o perdão dos pecados". Fica claro
- pelo contexto e
pelo
restante das Escrituras - que esta "consideração" é
retrospectiva, ou seja, feita à luz dos
pecados,
já perdoados após a salvação. Crer (ou arrepender-se) e ser
batizado são colocados juntos,
já
que o batismo deve vir depois da crença. Mas em parte alguma está
escrito: "aquele que não é
batizado
será condenado"(cf.
Mc 16:16). Contudo, Jesus disse enfaticamente que "o que não
crê já
está
julgado" (Jo 3:18). Portanto, nem Pedro nem o restante das
Escrituras fazem do batismo uma
condição
para a salvação.
ATOS
2:44-45 - Os
cristãos primitivos praticaram o comunismo?
PROBLEMA:
Alguns concluíram
que os cristãos primitivos estavam praticando uma forma de
comunismo,
porque eles "vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o
produto entre todos"
e
"tinham tudo em comum". Entretanto, até mesmo os Dez
Mandamentos pressupõem o direito à
propriedade
privada, proibindo o "roubo" e até mesmo a "cobiça"
do que pertence a outra pessoa
(Êx
20:15,17).
SOLUÇÃO:
Há várias razões
para se acreditar que essa passagem não está ensinando uma
permanente
forma de comunismo ou socialismo cristão. Primeiro, essa passagem
não é
prescritiva,
ela
é simplesmente descritiva.
Em parte alguma ela
estabelece essas coisas como sendo normativas.
Ela
tão-somente descreve o que os crentes estavam fazendo.
Segundo,
até onde o texto indica, aquele procedimento era apenas temporário,
e não permanente.
Aparentemente
eles estavam juntos em Jerusalém, já que foi lá que o Espírito
Santo desceu e a
primeira
grande conversão a Cristo ocorreu. A necessidade de viverem juntos
longe de casa
ocasionam
tais medidas na comunidade.
Terceiro,
as medidas para a comunidade eram
voluntárias. Não
há indicação no texto de que
seriam
compulsórias. Aparentemente era apenas uma conveniência temporária
e voluntária para o
progresso
do Evangelho naqueles primeiros e cruciais dias da Igreja cristã.
Quarto,
a venda de propriedades e a entrega do dinheiro era apenas parcial.
No texto está
implícito
que eram vendidas apenas as terras e outras propriedades excedentes,
e não suas próprias
residências.
Por fim, todos eles acabaram deixando Jerusalém, para onde tinham
ido por causa da
festa
de Pentecostes (At 2:1), e voltaram para suas casas, que se
espalhavam por todo o mundo (cf.
At
2:5-13).
ATOS
3:21 - Todas as
coisas serão
restauradas a Deus, ou apenas algumas coisas?
PROBLEMA:
Por um lado, esse
versículo fala da "restauração de todas as cousas", o
que parece
demonstrar
que finalmente todos serão salvos. Por outro lado, as Escrituras
declaram que muitos se
perderão
(Mt 25:41; Ap 19:20-20:15). Será que todos serão realmente salvos?
SOLUÇÃO:
Deus deseja que
todos se salvem (1 Tm 2:4; 2 Pe 3:9). Entretanto, alguns
simplesmente
não estão querendo aceitar a graça de Deus (cf. Mt 23:37). Como
Deus é amor (1 Jo
4:16)
e os seres humanos são livres, Deus não pode forçá-los a amá-lo
espontaneamente. Liberdade
forçada
é uma contradição em si. Portanto, Deus permitirá àquele que não
se arrependeu que siga o
seu
caminho. Aqueles que não dizem a Deus: "faça-se a tua
vontade", um dia ouvirão Deus lhes
declarar:
"seja feita a vontade de vocês". Tal é a natureza do
inferno.
Em
parte alguma da Bíblia há qualquer base para sustentar esperança
por aqueles que se
recusam
a aceitar o amor de Deus. Um Deus de amor não pode forçar ninguém
a amá-lo. Amor
forçado
também é uma contradição em si. O amor sempre atua de forma
persuasiva, mas nunca
coercivãmente
(veja também os comentários de Colossenses 1:20).
O
que então significa essa "restauração de todas as cousas"?
Nesse versículo, ao falar da
"restauração
de todas as cousas, de que Deus falou por boca dos seus santos
profetas desde a
antigüidade"(At
3:21), Pedro está-se referindo à "aliança que Deus
estabeleceu com vossos pais
[judeus],
dizendo a Abraão: 'Na tua descendência, serão abençoadas todas as
nações da terra' " (At
3:25).
Essa aliança com Abraão era incondicional e incluía a promessa da
posse da terra da
Palestina
"para sempre" (Gn 13:15).
É,
portanto, ao cumprimento futuro dessa aliança com Abraão que Pedro
se refere, bem
como
à restauração de todas as coisas
a Israel, e não à
salvação de todas as pessoas (veja também
os
comentários de Rm 11:26-27).
ATOS
4:12 - Cristo é o único caminho para a salvação?
PROBLEMA:
Pedro declara que
"não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não
existe
nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que
sejamos salvos". Mas não
é
isso um exclusivismo estreito? O que dizer quanto aos pagãos
sinceros ou aos budistas? Deus vai
mandá-los
para o inferno?
SOLUÇÃO:
Várias observações
são relevantes nessa questão. Primeiramente, a sinceridade não é
um
bom teste da verdade. Muita gente pode e tem estado sinceramente
errada em muitas coisas (Pv
14:12).
Segundo,
toda verdade é exclusiva. A verdade que "dois mais três são
cinco" é muito
exclusiva
também. Ela não permite nenhuma outra conclusão. O mesmo é
verdade a respeito de
afirmativas
de valor, tais como "racismo é errado" e "não se
deve ser cruel". Tais afirmações não
aceitam
nenhuma alternativa.
Terceiro,
toda declaração
de uma verdade é
exclusiva. Por exemplo, se o humanismo é
verdadeiro,
então todo não-humanismo é falso. Se o ateísmo é verdadeiro,
então todos os que
acreditam
em Deus estão errados. Toda afirmativa de uma verdade exclui a que
lhe é oposta.
Portanto
se Jesus é o único caminho para Deus, então não há outros
caminhos. Isso não é mais
exclusivo
do que nenhuma outra afirmativa. A questão é se tal declaração é
verdadeira.
Quarto,
Jesus e o NT com toda clareza e repetidamente enfatizam Jesus é o
único caminho
para
a salvação. (1) Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e
a vida; ninguém vem ao Pai
senão
por mim" (Jo 14:6).
Jesus
declarou também ser a porta (Jo 10:9), insistindo que "o que
não entra pela porta no aprisco
das
ovelhas... esse é ladrão e salteador" (vj 1) (3) O apóstolo
Pedro acrescentou: "E não há salvação
em
nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome,
dado entre os homens,
pelo
qual importa que sejamos salvos" (At 4:12). (4) Paulo, ainda,
argumentou que "há um só Deus
e
um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (l
Tm 2:5).
ATOS
4:34-35 - Os cristãos primitivos praticaram o comunismo?
(Veja
os comentários de Atos 2:44-45.)
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