quarta-feira, 6 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- Salmos 1


SALMOS

SALMO 1:2 - Os cristãos devem meditar, ou esta é uma prática budista?

PROBLEMA: Davi declarou que o justo "medita de dia e de noite" (Sl 1:2). Entretanto, a
meditação acha-se associada às religiões orientais, tais como o budismo e o hinduísmo, que são
contrários ao cristianismo. Os cristãos devem então praticar + a meditação?
SOLUÇÃO: Há uma diferença bastante significativa entre a meditação cristã e a meditação mística
encontrada em muitas das religiões orientais, popularmente conhecidas no Ocidente como religiões
da "Nova Era". As diferenças ficam evidenciadas no seguinte contraste:
NO CRISTIANISMO - NAS RELIGIÕES OCIDENTAIS
Objeto Alguma coisa (Deus) - Nada (esvaziamento)
Propósito Cultuar a Deus - Unir-se a Deus
Meio Revelação divina - Intuição humana
Esfera Por meio da razão - Além da razão
Poder Pela graça de Deus - Pelo esforço humano
Experiência Realidade objetiva - Puramente subjetiva
Estado imediato Concentração - Relaxamento
(Veja Geisler e Amano, The Infiltration of the New Age [A Infiltração da Nova Era], Tyndale, 1989,
p. 135.)
Há uma grande diferença entre esvaziar a mente para meditar em nada e preenchê-la com a
Palavra de Deus para meditar no Deus vivo. Davi disse que meditava na "lei" de Deus-na Palavra,
não num vazio, O seu propósito era ter uma comunhão espiritual com Yahveh, não uma união
mística com Brahma ou com Tao, das religiões orientais. As duas formas de meditação são
completamente diferentes.

SALMO 3:1 - Como pode ter Davi escrito este salmo, se os críticos insistem em dizer que a
maioria dos salmos apareceu bem mais tarde?

PROBLEMA: A inscrição feita neste salmo, como em muitos outros, diz: "Salmo de Davi".
Entretanto, os críticos da Bíblia argumentam que a forma e o estilo deste salmo refletem um período
bem posterior ao tempo de Davi.
SOLUÇÃO: A maioria dos eruditos crê que inscrições como esta não fazem parte do texto
inspirado, mas que foram inseridas posteriormente. Entretanto, há uma forte evidência de que foi
Davi quem realmente escreveu este salmo, bem como os cerca de 70 outros que lhe são atribuídos.
Considere o seguinte:
Primeiro, essas inscrições são muito antigas, e refletem a evidência documentária mais
antiga a respeito dos autores destes salmos.
Segundo, Davi, sendo um verdadeiro poeta (cf. 2 Sm 1:17-27), certamente era capaz de
escrever estes salmos.
Terceiro, há evidência de que Davi era possuidor da rica imaginação necessária para escrever
poesia hebraica (cf. 2 Sm 1:19-27).
Quarto, Davi era também um bom músico (cf. 1 Sm 16:18-23), o que lhe facilitaria muito a
composição destes salmos, que eram o hinário primitivo do judaísmo.
Quinto, Davi provavelmente compôs a música usada no templo de Salomão (1 Cr 6:31-32)
onde estes salmos foram mais tarde cantados.
Sexto, a Bíblia declara que Davi tinha o Espírito de Deus (1 Sm 16:13), capacitando-o assim
a escrever estes inspirados poemas.
Sétimo, Davi era profundamente espiritual, tanto em carácter como em seu coração (cf. 2 Sm
7), características óbvias do autor dos salmos a ele atribuídos.
Oitavo, o Salmo 18, por exemplo, está registrado também em 2 Samuel 22, onde é
explicitamente atribuído ao rei Davi.
Nono, Davi declarou, no seu leito de morte, que Deus falou por meio da sua boca como
"mavioso salmista" de Israel (2 Sm 23:1).
Finalmente, tanto o nosso Senhor como escritores do NT certificaram nominalmente que
foi Davi quem escreveu determinados salmos cuja autoria lhe é atribuída por essas inscrições no AT.
Por exemplo:
O Salmo 2 é citado em Atos 4:25-26 como sendo de Davi.
O Salmo 32 é citado em Romanos 4:7-8 como sendo de Davi.
O Salmo 95 é citado em Hebreus 4:7 como sendo de Davi.
O Salmo 110 é citado em Mateus 22:44 como sendo de Davi.
Em resumo, há um ensino antigo que permanece intacto até o dia de hoje, praticado pelo
Senhor e pelos apóstolos, de que foi Davi realmente o autor dos salmos que lhe são atribuídos.
Ninguém apresentou nenhuma evidência em contrário; o que há são meras especulações quanto à
forma literária, que geralmente não abordam a questão em si, ou que se baseiam no falacioso
argumento da ignorância.

SALMO 5:5 - Como Deus pode odiar os maus, conforme este verso declara, se João 3:16 diz
que ele ama o mundo?

PROBLEMA: O salmo 5:5 declara, a respeito de Deus: "odeias a todos os que praticam a
maldade" (SBTB). Entretanto, João 3:16 diz que Deus ama o mundo. Estes versículos não se
contradizem?
SOLUÇÃO: Não há contradição alguma entre estas duas declarações. A dificuldade surge quando
erroneamente presumimos que Deus odeia da mesma maneira que os homens. O ódio nos seres
humanos em geral se dá em termos de um desgosto ou de uma repugnância enorme e emocional
com relação a alguém ou a alguma coisa. Entretanto, em
Deus o ódio é um ato de juízo, por parte do reto Juiz que separa o pecador de si mesmo. Isso não é
contraditório ao amor de Deus, pois em seu amor por todos os pecadores, o Senhor permitiu que o
pecado fosse perdoado, de forma que todos pudessem se reconciliar com ele.
Por fim o pecador vai colher a ceifa do ódio de Deus, expresso em sua eterna separação do Senhor,
ou a ceifa do amor de Deus, ficando com ele por toda a eternidade. Deus não quer "que nenhum
pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pe 3:9), porém sua justiça exige que o
pecador seja punido. O amor de Deus, então, fez com que tal punição fosse levada na pessoa do seu
Filho, no lugar de todos os homens (2 Co 5:21).

SALMO 10:1 - Podemos nos aproximar de Deus, ou não?

PROBLEMA: Em toda a Bíblia, Deus é descrito como sendo uma pessoa da qual nos podemos
aproximar, pois "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações" (Sl 46:1;
cf. 73:28; Tg 4:8). Por outro lado, neste salmo Deus é caracterizado como inacessível: "Por que,
Senhor, te conservas longe? e te escondes nas horas de tribulação?"(Sl 10:1; cf. Is 14:15; Ez 20:3).
SOLUÇÃO: O salmista esta talando figuradamente neste versículo. Assim como quando Tiago diz:
"chegai-vos a Deus" (4:8), ele está usando Uma linguagem figurada, não literal, da mesma forma
também Deus não se esconde literalmente de nós. Pode nos parecer que ele age assim simplesmente
porque não responde tão depressa ou da maneira como gostaríamos. Não obstante, as Escrituras nos
asseguram de que Deus está sempre nos ouvindo e agindo para o nosso bem (cf. Hb 4:14-16;
12:11). Não há texto das Escrituras que diga que Deus não responde às orações sinceras e contritas
dos que crêem (veja os comentários de João 9:31).

SALMO 11:5 - Como este verso pode dizer que Deus abomina certas pessoas, se João 3:16 diz
que ele ama a todos?
(Veja o que foi comentado no Salmo 5:5.)

SALMO 24:2 - A terra é fundada sobre os mares, ou sobre o nada?

PROBLEMA: O salmista declara que a terra foi fundada "sobre os mares". Mas Jó disse: "Ele...
faz pairar a terra sobre o nada" (Jó 26:7).
SOLUÇÃO: O primeiro texto fala do fato óbvio de que a terra situa-se acima dos mares, de forma
que eles não a invadam nem a destruam. O versículo de Jó pode referir-se ao fato científico de que a
terra está suspensa no espaço, o que poderia ter sido inferido por meio da observação de outros
corpos celestes visíveis a olho nu, bem como por deduções a partir dos eclipses. Foi assim que
Aristóteles (século IV a.C.) concluiu que a terra é redonda.

SALMO 30 - Por que o subtítulo do Salmo 30 faz referência à dedicação da casa de Davi, se o
salmo nada diz a esse respeito?

PROBLEMA: O subtítulo do Salmo 30 é: "Cântico da dedicação da casa" (de Davi). Entretanto, o
salmo em si não faz referência alguma à casa de Davi, e o seu conteúdo diz respeito a uma
experiência pessoal da graça de Deus em tempo de tribulação. Este subtítulo não estaria errado?
SOLUÇÃO: Os títulos e subtítulos que aparecem em nossas Bíblias não constavam dos salmos
originais, inspirados. Eles foram acrescentados num tempo posterior, da mesma forma como Bíblias
de estudo hoje nos dão títulos e subtítulos a várias seções de um determinado livro. Em muitos
casos eles nos trazem informações importantes sobre os salmos a que dizem respeito.
Entretanto, alguns eruditos acreditam que algumas das sentenças que têm sido consideradas
como título de um salmo passaram a ser vistas como sendo um "post-scriptum" do salmo anterior.
Pode ser que este seja o caso do tí tulo do Salmo 30. Alguns acham que o Salmo 29 é bem mais
parecido com um salmo de dedicação, e que talvez, o que se considerava ser o subtítulo do Salmo
30 na verdade seja o "post-scriptum" do Salmo 29.

SALMO 34 - Por que no subtítulo deste Salmo consta o nome de Abimeleque, quando deveria
constar Aquis?

PROBLEMA: O subtítulo do Salmo 34 é: "Salmo de Davi, quando se fingiu amalucado na
presença de Abimeleque, e, por este expulso, ele se foi". Entretanto, o ato de maluquice de Davi,
registrado em 1 Samuel 21:13, foi diante de Aquis, e não de Abimeleque. Não se trata então de um
erro?
SOLUÇÃO: Temos de lembrar que os títulos e subtítulos não faziam parte do texto original,
inspirado, dos salmos. Portanto, é possível que quem tenha acrescentado esses títulos tenha
cometido um erro neste caso.
Mas há também quem tenha proposto que talvez Abimeleque seja outro nome da mesma
pessoa, Aquis. Não era incomum nos tempos antigos uma pessoa ter dois nomes. Gideão se
chamava também Jerubaal (Jz 6:32; 7:1), e Salomão tinha também o nome Jedidias (2 Sm 12:25). E
possível que Abimeleque tenha sido um segundo nome numa certa dinastia dos filisteus.

SALMO 37:9,34-Quando os ímpios forem exterminados, eles serão aniquilados?

PROBLEMA: O salmista afirma que "os malfeitores serão exterminados". Em outros textos (Sl
73:27; Pv 21:28) é dito que eles perecerão (veja os comentários de 2 Tessalonicenses 1:9). Mas esse
extermínio, para sempre, significa que eles serão aniquilados?
SOLUÇÃO: Ser "exterminado" não significa ser aniquilado. Se assim fosse, então o Messias teria
sido aniquilado quando morreu, já que a mesma palavra (karath) é empregada no caso da morte
dele (Dn 9:26). Mas sabemos que Cristo não foi aniquilado, e que ele vive para todo o sempre,
depois de sua morte (cf. Ap 1:18; veja também os comentários de 2 Tessalonicenses 1:9).

SALMO 37:25 - Há justos que mendigam o pão?

PROBLEMA: Davi declara: "...jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar
o pão" (Sl 37:25). Mas obviamente isso não é sempre verdade. Muitos dos milhares que passam
fome no mundo hoje são cristãos. Até mesmo a Bíblia falou de "um certo mendigo, chamado
Lázaro" que estava no céu (Lc 16:20). A afirmação de Davi parece ser claramente falsa.
SOLUÇÃO: Várias coisas devemos ter em conta com relação à afirmação de Davi. Antes de mais
nada, a r ig or esta não é uma declaração universal - é simplesmente o que Davi disse sobre sua
própria experiência. Ele começa dizendo "fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi..." (v.
25),
Segundo, ele não diz que o justo nunca passa fome, mas simplesmente que ele, Davi, jamais
viu o justo "mendigar o pão". Há uma diferença.
Terceiro, o contexto de sua afirmação era a economia judaica no AT, em que ninguém
precisaria passar fome, uma vez que a lei permitia que o necessitado rebuscasse nos campos (cf. Lv
19:10; Dt 24:21). Com esse sistema, geralmente não havia necessidade de se "mendigar o pão" -ele
podia ser respigado de graça nos campos.
Finalmente, como ocorre no livro de Provérbios, esta afirmação não é para ser tomada de
forma universal, mas apenas como uma regra geral numa sociedade organizada de acordo com a lei
de Deus, segundo a qual aqueles que vivem retamente em geral não terão necessidade de mendigar
o pão.

SALMO 44:23 - Deus dorme?

PROBLEMA: De acordo com o Salmo 121:4, Deus "não dormita, nem
dorme". Contudo, neste versículo o salmista clama a Deus: "Desperta!
Por que dormes, Senhor? Desperta!" (Sl 44:23).
SOLUÇÃO: O salmista usa o verbo dormir como uma figura de linguagem, que se referia ao fato
de que Deus vinha atrasando o seu juízo, não mostrando até aquele momento sinal algum de
atividade (cf,
Sl 44:9-10).

SALMO 45:3-5 - É esta uma profecia a respeito de Maomé?

PROBLEMA: Como este texto fala de alguém vindo com a "espada" para subjugar seus inimigos,
os muçulmanos às vezes citam-no como sendo uma profecia de seu profeta Maomé, que foi
conhecido como "o profeta da espada". Insistem em dizer que o texto não pode referir-se a Jesus,
uma vez que Ele nunca veio com uma espada (Mt 26:52).
SOLUÇÃO: Esta pretensão, entretanto, falha por diversas razões. Primeiro, logo no versículo
seguinte (v. 6) a pessoa de quem o texto está falando é identificada como sendo "Deus", quem Jesus
disse ser (Jo 8:58; 10:30). Mas Maomé negou ser Deus; disse ser apenas um profeta humano.
Segundo, o NT afirma que esta passagem refere-se a Cristo (Hb 1:8). Terceiro, embora da primeira
vez Jesus não tenha vindo com a espada, isso acontecerá na sua segunda vinda (cf. Ap 19:11-16).

 
SALMO 51:16 - Davi desabona o sistema sacrificial de Moisés?
(Veja os comentários de Oséias 6:6).

SALMO 53:5 - Este verso não contradiz a si mesmo?


PROBLEMA: O salmista disse: "Tomam-se de grande pavor, onde não há a quem temer". Como
poderiam temer com grande pavor, se não havia a quem temer?
SOLUÇÃO: Os críticos falham aqui em dois pontos muito sérios - total presunção de que o escritor
bíblico seja estúpido a ponto de contra-dizer-se numa mesma sentença e completa ignorância do
fato de que a mesma palavra com freqüência é empregada com diferentes sentidos, ainda que na
mesma oração. Por exemplo: "Você sabe perfeitamente bem que não se sabe coisa alguma com
perfeição". (Veja também os comentários de Provérbios 26:4-5 e Filipenses 3:15). O sentido deste
salmo está mais claro na TLH: "Mas eles vão tremer de medo mesmo quando não houver motivo
para isso".

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