SALMOS
SALMO
1:2 - Os
cristãos devem meditar, ou esta é uma prática budista?
PROBLEMA:
Davi declarou que o
justo "medita de dia e de noite" (Sl 1:2). Entretanto, a
meditação
acha-se associada às religiões orientais, tais como o budismo e o
hinduísmo, que são
contrários
ao cristianismo. Os cristãos devem então praticar + a meditação?
SOLUÇÃO:
Há uma diferença
bastante significativa entre a meditação cristã e a meditação
mística
encontrada
em muitas das religiões orientais, popularmente conhecidas no
Ocidente como religiões
da
"Nova Era". As diferenças ficam evidenciadas no seguinte
contraste:
NO
CRISTIANISMO - NAS RELIGIÕES OCIDENTAIS
Objeto
Alguma
coisa (Deus) - Nada (esvaziamento)
Propósito
Cultuar
a Deus - Unir-se a Deus
Meio
Revelação
divina - Intuição humana
Esfera
Por
meio da razão - Além da razão
Poder
Pela
graça de Deus - Pelo esforço humano
Experiência
Realidade
objetiva - Puramente subjetiva
Estado
imediato Concentração
- Relaxamento
(Veja
Geisler e Amano, The
Infiltration of the New Age [A
Infiltração da Nova Era], Tyndale, 1989,
p.
135.)
Há
uma grande diferença entre esvaziar a mente para meditar em nada e
preenchê-la com a
Palavra
de Deus para meditar no Deus vivo. Davi disse que meditava na "lei"
de Deus-na Palavra,
não
num vazio, O seu propósito era ter uma comunhão espiritual com
Yahveh, não uma união
mística
com Brahma ou com Tao, das religiões orientais. As duas formas de
meditação são
completamente
diferentes.
SALMO
3:1 - Como pode ter Davi escrito este salmo, se os críticos insistem
em dizer que a
maioria
dos salmos apareceu bem mais tarde?
PROBLEMA:
A inscrição feita
neste salmo, como em muitos outros, diz: "Salmo de Davi".
Entretanto,
os críticos da Bíblia argumentam que a forma e o estilo deste salmo
refletem um período
bem
posterior ao tempo de Davi.
SOLUÇÃO:
A maioria dos
eruditos crê que inscrições como esta não fazem parte do texto
inspirado,
mas que foram inseridas posteriormente. Entretanto, há uma forte
evidência de que foi
Davi
quem realmente escreveu este salmo, bem como os cerca de 70 outros
que lhe são atribuídos.
Considere
o seguinte:
Primeiro,
essas inscrições são muito antigas, e refletem a evidência
documentária mais
antiga
a respeito dos autores destes salmos.
Segundo,
Davi, sendo um verdadeiro poeta (cf. 2 Sm 1:17-27), certamente era
capaz de
escrever
estes salmos.
Terceiro,
há evidência de que Davi era possuidor da rica imaginação
necessária para escrever
poesia
hebraica (cf. 2 Sm 1:19-27).
Quarto,
Davi era também um bom músico (cf. 1 Sm 16:18-23), o que lhe
facilitaria muito a
composição
destes salmos, que eram o hinário primitivo do judaísmo.
Quinto,
Davi provavelmente compôs a música usada no templo de Salomão (1
Cr 6:31-32)
onde
estes salmos foram mais tarde cantados.
Sexto,
a Bíblia declara que Davi tinha o Espírito de Deus (1 Sm 16:13),
capacitando-o assim
a
escrever estes inspirados poemas.
Sétimo,
Davi era profundamente espiritual, tanto em carácter como em seu
coração (cf. 2 Sm
7),
características óbvias do autor dos salmos a ele atribuídos.
Oitavo,
o Salmo 18, por exemplo, está registrado também em 2 Samuel 22,
onde é
explicitamente
atribuído ao rei Davi.
Nono,
Davi declarou, no seu leito de morte, que Deus falou por meio da sua
boca como
"mavioso
salmista" de Israel (2 Sm 23:1).
Finalmente,
tanto o nosso Senhor como escritores do NT certificaram nominalmente
que
foi
Davi quem escreveu determinados salmos cuja autoria lhe é atribuída
por essas inscrições no AT.
Por
exemplo:
O
Salmo 2 é citado em Atos 4:25-26 como sendo de Davi.
O
Salmo 32 é citado em Romanos 4:7-8 como sendo de Davi.
O
Salmo 95 é citado em Hebreus 4:7 como sendo de Davi.
O
Salmo 110 é citado em Mateus 22:44 como sendo de Davi.
Em
resumo, há um ensino antigo que permanece intacto até o dia de
hoje, praticado pelo
Senhor
e pelos apóstolos, de que foi Davi realmente o autor dos salmos que
lhe são atribuídos.
Ninguém
apresentou nenhuma evidência em contrário; o que há são meras
especulações quanto à
forma
literária, que geralmente não abordam a questão em si, ou que se
baseiam no falacioso
argumento
da ignorância.
SALMO
5:5 - Como Deus pode odiar os maus, conforme este verso declara, se
João 3:16 diz
que
ele ama o mundo?
PROBLEMA:
O salmo 5:5 declara,
a respeito de Deus: "odeias a todos os que praticam a
maldade"
(SBTB). Entretanto, João 3:16 diz que Deus ama o mundo. Estes
versículos não se
contradizem?
SOLUÇÃO:
Não há contradição
alguma entre estas duas declarações. A dificuldade surge quando
erroneamente
presumimos que Deus odeia da mesma maneira que os homens. O ódio nos
seres
humanos
em geral se dá em termos de um desgosto ou de uma repugnância
enorme e emocional
com
relação a alguém ou a alguma coisa. Entretanto, em
Deus
o ódio é um ato de juízo, por parte do reto Juiz que separa o
pecador de si mesmo. Isso não é
contraditório
ao amor de Deus, pois em seu amor por todos os pecadores, o Senhor
permitiu que o
pecado
fosse perdoado, de forma que todos pudessem se reconciliar com ele.
Por
fim o pecador vai colher a ceifa do ódio de Deus, expresso em sua
eterna separação do Senhor,
ou
a ceifa do amor de Deus, ficando com ele por toda a eternidade. Deus
não quer "que nenhum
pereça,
senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pe 3:9), porém
sua justiça exige que o
pecador
seja punido. O amor de Deus, então, fez com que tal punição fosse
levada na pessoa do seu
Filho,
no lugar de todos os homens (2 Co 5:21).
SALMO
10:1 - Podemos nos aproximar de Deus, ou não?
PROBLEMA:
Em toda a Bíblia,
Deus é descrito como sendo uma pessoa da qual nos podemos
aproximar,
pois "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente
nas tribulações" (Sl 46:1;
cf.
73:28; Tg 4:8). Por outro lado, neste salmo Deus é caracterizado
como inacessível: "Por que,
Senhor,
te conservas longe? e te escondes nas horas de tribulação?"(Sl
10:1; cf. Is 14:15; Ez 20:3).
SOLUÇÃO:
O salmista esta
talando figuradamente neste versículo. Assim como quando Tiago diz:
"chegai-vos
a Deus" (4:8), ele está usando Uma linguagem figurada, não
literal, da mesma forma
também
Deus não se esconde literalmente de nós. Pode nos parecer que ele
age assim simplesmente
porque
não responde tão depressa ou da maneira como gostaríamos. Não
obstante, as Escrituras nos
asseguram
de que Deus está sempre nos ouvindo e agindo para o nosso bem (cf.
Hb 4:14-16;
12:11).
Não há texto das Escrituras que diga que Deus não responde às
orações sinceras e contritas
dos
que crêem (veja os comentários de João 9:31).
SALMO
11:5 - Como este verso pode dizer que Deus abomina certas pessoas, se
João 3:16 diz
que
ele ama a todos?
(Veja
o que foi comentado no Salmo 5:5.)
SALMO
24:2 - A terra é fundada sobre os mares, ou sobre o nada?
PROBLEMA:
O salmista declara
que a terra foi fundada "sobre os mares". Mas Jó disse:
"Ele...
faz
pairar a terra sobre o nada" (Jó 26:7).
SOLUÇÃO:
O primeiro texto
fala do fato óbvio de que a terra situa-se acima
dos mares, de forma
que
eles não a invadam nem a destruam. O versículo de Jó pode
referir-se ao fato científico de que a
terra
está suspensa no espaço, o que poderia ter sido inferido por meio
da observação de outros
corpos
celestes visíveis a olho nu, bem como por deduções a partir dos
eclipses. Foi assim que
Aristóteles
(século IV a.C.) concluiu que a terra é redonda.
SALMO
30 - Por que o subtítulo do Salmo 30 faz referência à dedicação
da casa de Davi, se o
salmo
nada diz a esse respeito?
PROBLEMA:
O subtítulo do
Salmo 30 é: "Cântico da dedicação da casa" (de Davi).
Entretanto, o
salmo
em si não faz referência alguma à casa de Davi, e o seu conteúdo
diz respeito a uma
experiência
pessoal da graça de Deus em tempo de tribulação. Este subtítulo
não estaria errado?
SOLUÇÃO:
Os títulos e
subtítulos que aparecem em nossas Bíblias não constavam dos salmos
originais,
inspirados. Eles foram acrescentados num tempo posterior, da mesma
forma como Bíblias
de
estudo hoje nos dão títulos e subtítulos a várias seções de um
determinado livro. Em muitos
casos
eles nos trazem informações importantes sobre os salmos a que dizem
respeito.
Entretanto,
alguns eruditos acreditam que algumas das sentenças que têm sido
consideradas
como
título de um salmo passaram a ser vistas como sendo um
"post-scriptum" do salmo anterior.
Pode
ser que este seja o caso do tí tulo do Salmo 30. Alguns acham que o
Salmo 29 é bem mais
parecido
com um salmo de dedicação, e que talvez, o que se considerava ser o
subtítulo do Salmo
30
na verdade seja o "post-scriptum" do Salmo 29.
SALMO
34 - Por que no subtítulo deste Salmo consta o nome de Abimeleque,
quando deveria
constar
Aquis?
PROBLEMA:
O subtítulo do
Salmo 34 é: "Salmo de Davi, quando se fingiu amalucado na
presença
de Abimeleque, e, por este expulso, ele se foi". Entretanto, o
ato de maluquice de Davi,
registrado
em 1 Samuel 21:13, foi diante de Aquis, e não de Abimeleque. Não se
trata então de um
erro?
SOLUÇÃO:
Temos de lembrar que
os títulos e subtítulos não faziam parte do texto original,
inspirado,
dos salmos. Portanto, é possível que quem tenha acrescentado esses
títulos tenha
cometido
um erro neste caso.
Mas
há também quem tenha proposto que talvez Abimeleque seja outro nome
da mesma
pessoa,
Aquis. Não era incomum nos tempos antigos uma pessoa ter dois nomes.
Gideão se
chamava
também Jerubaal (Jz 6:32; 7:1), e Salomão tinha também o nome
Jedidias (2 Sm 12:25). E
possível
que Abimeleque tenha sido um segundo nome numa certa dinastia dos
filisteus.
SALMO
37:9,34-Quando os ímpios forem exterminados, eles serão
aniquilados?
PROBLEMA:
O salmista afirma
que "os malfeitores serão exterminados". Em outros textos
(Sl
73:27;
Pv 21:28) é dito que eles perecerão (veja os comentários de 2
Tessalonicenses 1:9). Mas esse
extermínio,
para sempre, significa que eles serão aniquilados?
SOLUÇÃO:
Ser "exterminado"
não significa ser aniquilado. Se assim fosse, então o Messias teria
sido
aniquilado quando morreu, já que a mesma palavra (karath)
é empregada no caso
da morte
dele
(Dn 9:26). Mas sabemos que Cristo não foi aniquilado, e que ele vive
para todo o sempre,
depois
de sua morte (cf. Ap 1:18; veja também os comentários de 2
Tessalonicenses 1:9).
SALMO
37:25 - Há justos que mendigam o pão?
PROBLEMA:
Davi declara:
"...jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a
mendigar
o
pão" (Sl 37:25). Mas obviamente isso não é sempre verdade.
Muitos dos milhares que passam
fome
no mundo hoje são cristãos. Até mesmo a Bíblia falou de "um
certo mendigo, chamado
Lázaro"
que estava no céu (Lc 16:20). A afirmação de Davi parece ser
claramente falsa.
SOLUÇÃO:
Várias coisas
devemos ter em conta com relação à afirmação de Davi. Antes de
mais
nada,
a r ig or esta não é uma declaração universal - é simplesmente o
que Davi disse sobre sua
própria
experiência. Ele começa dizendo "fui moço e já, agora, sou
velho, porém
jamais vi..."
(v.
25),
Segundo,
ele não diz que o justo nunca passa fome, mas simplesmente que ele,
Davi, jamais
viu
o justo "mendigar o pão". Há uma diferença.
Terceiro,
o contexto de sua afirmação era a economia judaica no AT, em que
ninguém
precisaria
passar fome, uma vez que a lei permitia que o necessitado rebuscasse
nos campos (cf. Lv
19:10;
Dt 24:21). Com esse sistema, geralmente não havia necessidade de se
"mendigar o pão" -ele
podia
ser respigado de graça nos campos.
Finalmente,
como ocorre no livro de Provérbios, esta afirmação não é para
ser tomada de
forma
universal, mas apenas como uma regra geral numa sociedade organizada
de acordo com a lei
de
Deus, segundo a qual aqueles que vivem retamente em geral não terão
necessidade de mendigar
o
pão.
SALMO
44:23 - Deus dorme?
PROBLEMA:
De acordo com o
Salmo 121:4, Deus "não dormita, nem
dorme".
Contudo, neste versículo o salmista clama a Deus: "Desperta!
Por
que dormes, Senhor? Desperta!" (Sl 44:23).
SOLUÇÃO:
O salmista usa o
verbo dormir
como uma figura de
linguagem, que se referia ao fato
de
que Deus vinha atrasando o seu juízo, não mostrando até aquele
momento sinal algum de
atividade
(cf,
Sl
44:9-10).
SALMO
45:3-5 - É
esta uma profecia a respeito de Maomé?
PROBLEMA:
Como este texto fala
de alguém vindo com a "espada" para subjugar seus
inimigos,
os
muçulmanos às vezes citam-no como sendo uma profecia de seu profeta
Maomé, que foi
conhecido
como "o profeta da espada". Insistem em dizer que o texto
não pode referir-se a Jesus,
uma
vez que Ele nunca veio com uma espada (Mt 26:52).
SOLUÇÃO:
Esta pretensão,
entretanto, falha por diversas razões. Primeiro, logo no versículo
seguinte
(v. 6) a pessoa de quem o texto está falando é identificada como
sendo "Deus", quem Jesus
disse
ser (Jo 8:58; 10:30). Mas Maomé negou ser Deus; disse ser apenas um
profeta humano.
Segundo,
o NT afirma que esta passagem refere-se a Cristo (Hb 1:8). Terceiro,
embora da primeira
vez
Jesus não tenha vindo com a espada, isso acontecerá na sua segunda
vinda (cf. Ap 19:11-16).
SALMO
51:16 - Davi desabona o sistema sacrificial de Moisés?
(Veja
os comentários de Oséias 6:6).
SALMO
53:5 - Este verso não contradiz a si mesmo?
PROBLEMA:
O salmista disse:
"Tomam-se de grande pavor, onde não há a quem temer".
Como
poderiam
temer com grande pavor, se não havia a quem temer?
SOLUÇÃO:
Os críticos falham
aqui em dois pontos muito sérios - total presunção de que o
escritor
bíblico
seja estúpido a ponto de contra-dizer-se numa mesma sentença e
completa ignorância do
fato
de que a mesma palavra com freqüência é empregada com diferentes
sentidos, ainda que na
mesma
oração. Por exemplo: "Você sabe
perfeitamente bem
que não se sabe coisa alguma com
perfeição".
(Veja também os
comentários de Provérbios 26:4-5 e Filipenses 3:15). O sentido
deste
salmo
está mais claro na TLH: "Mas eles vão tremer de medo mesmo
quando não houver motivo
para
isso".
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