NEEMIAS
NEEMIAS
2:19 - Por que neste versículo o adversário de Neemias é chamado
de "Gesém" e
em
Neemias 6:6 (algumas versões), de "Gasmu"?
PROBLEMA:
Assim que Neemias
deu início à obra de reconstrução dos muros de Jerusalém, o
inimigo
à sua volta montou uma oposição. Um dos que se opuseram à obra
foi identificado como
"Gesém",
o arábio. Entretanto, em Neemias 6:6 algumas versões referem-se a
essa pessoa como
"Gasmu"
(como consta, por exemplo, na BJ). Qual é o nome correto?
SOLUÇÃO:
Os dois nomes estão
corretos. A diferença está no modo de o hebraico e o árabe
tratarem
o mesmo nome próprio. A pronúncia árabe é preservada na forma
"Gasmu", com o som
"u",
que é usual nessa língua; e a pronúncia hebraica acha-se na forma
"Gesém", com a eliminação
daquele
"u" e com vogais mais curtas*.
NEEMIAS
7:1ss-Por que muitos dos números da lista de Neemias, referentes aos
que
retornaram
a Jerusalém, diferem dos que são apresentados em Esdras 2:lss?
(Veja
os comentários de Esdras 2:lss).
NEEMIAS
7:32 - Se Ai tinha sido anteriormente destruída, como é que ela
ainda poderia ter
habitantes,
segundo este versículo?
PROBLEMA:
Depois de uma
constrangedora derrota por causa da desobediência a Deus, as forças
de
Josué destruíram completamente a cidade de Ai (Js 8:28). Mas, como
relata Neemias 7:32, ela
ainda
permaneceu muitos anos depois. Como se explica isso?
SOLUÇÃO:
O fato de a cidade
ter muitos habitantes data de um tempo bem depois da destruição, e
ela
foi reconstruída por sobreviventes ou por outros. Frases como "até
haver destruído totalmente"
(Js
8:26) referem-se a todos os que foram pegos. Não é dito que ninguém
escapou. Nem ainda é
eliminada
a possibilidade de que outros tenham se mudado para o local,
ocupando-o.
Esta
mesma explicação aplica-se ao caso dos amalequitas, que foram
completamente
destruídos
(1 Sm 15:7-8), contudo sobreviveram, de forma a serem derrotados numa
época posterior
(1
Sm 30:1,17). De igual modo, Betel e Gezer foram conquistadas por
Josué (Js 12:12,16) e mais
tarde
também por juízes (Jz 1:22-29).
NEEMIAS
8:17 - Esta
festa não vinha sendo celebrada desde o tempo de Josué, ou foi ela
celebrada
mais tarde por Zorobabel?
PROBLEMA:
De acordo com esta
passagem, a Festa dos Tabernáculos não vinha sendo celebrada
"desde
os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia". Entretanto,
Esdras 3:4 declara que Zorobabel
e
os israelitas "celebraram a Festa dos Tabernáculos" depois
de terem retornado do cativeiro na
Babilônia.
SOLUÇÃO:
A passagem de
Neemias quer dizer que não tinha havido nada
comparável à
celebração
daquele dia, desde
os dias de Josué. Não significa que a festa não tenha sido
celebrada
por
ninguém, desde os dias de Josué. A celebração descrita em Neemias
foi excepcional sob muitos
aspectos.
Primeiro, foi comemorada por "toda a congregação" (Ne
8:17). Segundo, foi celebrada
com
"mui grande alegria" (v. 17), Terceiro, foi celebrada com
uma leitura ininterrupta das Escrituras
durante
uma semana (v.18). Quarto, eles a celebraram exatamente como Moisés
havia prescrito,
*
Nas versões Almeida este problema não ocorre,
já que elas apresentam "Gesém" nas duas passagens. (N. do
T.)
com
o sacerdócio restaurado e com o templo (8:18; cf. 12:1ss). Nada
igual acontecera, desde os dias
de
Josué.
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