HEBREUS 3
HEBREUS 9:4 -Havia três coisas na arca, ou apenas as tábuas de pedra?
PROBLEMA: Essa passagem declara que a arca da aliança tinha a urna de ouro contendo o maná,
a vara de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança. Mas em outra parte é dito que apenas as tábuas
de pedra lá estavam (Êx 40:20; Dt 10:5; 1 Rs 8:9). O que é certo?
SOLUÇÃO: As duas "tábuas de pedra"(i.e., os Dez Mandamentos) não são "o livro da lei". Este
não foi posto na arca, mas ao lado dela (Dt 31:26). Originalmente, todos os três itens (as tábuas de
pedra, a urna do maná e a vara de Arão) estavam na arca (como Hebreus 9:4 diz). Posteriormente,
essas duas últimas coisas foram removidas (Êx 40:20).
HEBREUS 10:5-7 - Como podemos explicar a citação do Salmo 40, feita de forma distorcida?
PROBLEMA: O Salmo 40:6 cita o Messias dizendo: "abriste os meus ouvidos", mas o escritor de
Hebreus cita-o como: "um corpo me formaste" (Hb 10:5). Não há semelhança alguma entre essas
citações. O NT parece distorcer completamente a passagem do AT.
SOLUÇÃO: Essa dificuldade surge do fato de que o autor de Hebreus cita uma versão grega do AT
(a Septuaginta), ao passo que o Salmo 40 originalmente foi escrito em hebraico. Entretanto, isso
não resolve a dificuldade para todo aquele que crê na inspiração da Bíblia, já que uma vez que uma
passagem é citada no NT, tem-se a garantia de sua veracidade. Como, então, esse aparente erro de
citação pode ser explicado?
A solução pode recair no fato de que Hebreus é uma versão livre, e o Salmo é uma tradução
mais literal da mesma idéia, a saber: "Tu me tens preparado para um serviço obediente". A frase do
Salmo - "abriste os meus ouvidos" - pode ser uma figura de linguagem que se refere ao ato de furar
a orelha de um escravo como sinal de submissão ao seu senhor. Nesse caso, Hebreus na verdade
torna mais claro o sentido dessa obscura figura de linguagem, com sua versão mais "livre".
Outros declaram que isso é uma sinédoque, na qual uma parte está pelo todo. Isso quer
dizer, se Deus está para "abrir as orelhas" (de forma que o Messias obedeça a Deus e se torne um
sacrifício pelo pecado), então ele tem de "preparar um corpo" para si, no qual possa entrar no
mundo e realizar a sua divina missão (cf. Hb 10:5). De qualquer modo, tem-se uma solução
satisfatória para essa dificuldade, atendendo também ao princípio de que as citações do NT não
precisam ser referências exatas, contanto que sejam fiéis à verdade contida no texto do AT.
HEBREUS 10:11 - Os sacrifícios do AT fizeram expiação pelos pecados?
PROBLEMA: Levítico 17:11 afirma que Deus estabeleceu sacrifícios de sangue "para fazer
expiação" pelas nossas almas. Mas Hebreus parece contradizer isso, afirmando que o sacerdote da
linhagem de Arão "sera apresenta dia após dia a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas v izes
os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados"(Hb 10:11). SOLUÇÃO: Os
sacrifícios no AT não tinham o propósito de remover o pecado, mas de apenas cobri-lo até a vinda
de Cristo, o qual, este sim, pôde n mover o pecado. Cada sacrifício de sangue antes de Cristo
apontava pára ele. O cordeiro pascal era um tipo que prenunciava o comprimento e n "Cristo, nosso
Cordeiro pascal, [que] foi imolado" (1 Co 5:7).
Os sacrifícios do AT apenas proporcionaram uma cobertura temporária dos pecados, até que
Cristo propiciasse a solução definitiva ao problema do pecado. Cada oferenda do AT tinha como
que uma "nota d e débito", que permaneceu aguardando até que fosse pago pelo "Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo!" (Jo 1:29).
HEBREUS 11:8 - Abraão sabia para onde ia, quando deixou a sua terra natal em obediência a
Deus?
PROBLEMA: O autor de Hebreus nos informa de que Abraão "partiu sem saber aonde ia".
Contudo, Gênesis 12:5 afirma que Abraão e sua família "partiram para a terra de Canaã".
SOLUÇÃO: Quando Abraão foi chamado por Deus, ele não sabia para onde acabaria indo. Deus
lhe dissera simplesmente: "vai para a terra que te mostrarei" (Gn 12:1); ou, segundo a versão de
Hebreus, "para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia" (Hb 11:8). A
afirmação (Gn 12:5) de que ele partiu "para a terra de Canaã é o que o autor de Gênesis registrou
em retrospectiva; não era algo que Abraão soubesse quando partiu.”
HEBREUS 11:21 (cf. Gn 47:31) - Há uma divergência a respeito da morte de Jacó?
PROBLEMA: Hebreus menciona que Jacó morreu em uma postura de adoração, "apoiado sobre a
extremidade do seu bordão" (11:21). Contudo, Gênesis 47:31 diz que Jacó "se inclinou sobre a
cabeceira da cama". Como conciliar essa visível contradição?
SOLUÇÃO: As palavras que em hebraico correspondem a "bordão" e a cama" são escritas com as
mesmas consoantes. Como as vogais não eram escritas no texto original, mas foram acrescentadas
por volta do ano 700 a.D., as palavras acima eram escritas da mesma forma, somente com as
consoantes. A Septuaginta traduz essa passagem de Gênesis com a palavra "bordão", ao passo que
textos judaicos posteriores da Massorá traduzem por "cama" em vez de "bordão". A luz disso,
'extremidade do seu bordão" (Hb 11:21) torna-se a tradução provável desses dois versículos,
enquanto a versão que usa a palavra "cama" (de Gn 47:31) seria um erro no que diz respeito às
vogais subentendidas.
HEBREUS 11:32 - Será que todos os nomes apresentados nessa "galeria dos homens de fé"
deveriam mesmo fazer parte dela?
PROBLEMA: Por que Baraque, Sansão e Jefté são apresentados como grandes homens de fé, ao
lado de Abraão, Moisés e José? Afinal de contas, eles erraram de muitas maneiras.
SOLUÇÃO: É verdade que Baraque não quis ir à guerra sem Débora, e demonstrou falta de
liderança. Sansão tinha uma queda por mulheres e Jefté negociou com os amonitas, o que ele não
deveria ter feito. Contudo, nenhum desses atos obrigaria necessariamente a exclusão de tais homens
dessa lista de heróis da fé, pois, como o NT diz, "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm
3:23).
Isso é uma verdade até mesmo a respeito de outros mencionados nessa grande lista de
homens de fé. Abraão mentiu a respeito de Sara, sua mulher, e Moisés matou um homem. Davi será
sempre lembrado por seu adultério com Bate-Seba, mas mesmo assim Deus disse ser ele alguém
"que andou após mim de todo o seu coração" (1 Rs 14:8).
O que destaca esses homens dos demais é a fé que tinham, e não os pecados que cometeram.
A fé heróica desses homens propiciou sua inclusão nessa "galeria dos homens de fé". Por exemplo,
mesmo depois de seu declínio, Sansão realizou poderosos atos de fé e conseguiu grandes coisas
para Deus, destruindo mais inimigos de Deus na sua morte do que o fez em toda a sua vida (Jz
16:30).
HEBREUS 12:17 - Por que não pôde Esaú arrepender-se, se ele buscou isso com lágrimas?
PROBLEMA: A Bíblia nos informa de que Esaú "foi rejeitado, pois não achou lugar de
arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado". Mas por que Deus não aceitaria seu
arrependimento sincero, já que ordena a todos os homens em toda parte que se arrependam (At
17:30), ficando pacientemente à espera de que as pessoas assim procedam (2 Pe 3:9)?
SOLUÇÃO: Há duas coisas importantes a observar com relação a essa passagem. Primeiro, a
expressão "não achou lugar de arrependimento" pode referir-se à não-disposição de seu pai de
mudar de idéia quanto a dar a herança a Jacó, e não ao arrependimento de Esaú. De qualquer modo,
as circunstâncias não permitiram que Esaú tivesse a oportunidade de reverter a situação, obtendo a
bênção.
Segundo, lágrimas não constituem um sinal seguro de que alguém tenha se arrependido de
verdade. Pode-se ter até mesmo lágrimas de pesar e de remorso, que não alcançam o verdadeiro
arrependimento nem a mudança de pensamento (cf. Judas, em Mateus 27:3).
Finalmente, esse texto não fala da bênção espiritual (salvação), mas da bênção terrena
(herança). Deus sempre honra o arrependimento sincero de pecadores e lhes propicia a salvação (At
10:35; Hb 11:6).
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