quinta-feira, 7 de março de 2013

Manual de dificuldades bíblicas- 2 Pedro

2 PEDRO

2 PEDRO 1:1 - Essa carta foi realmente escrita pelo apóstolo Pedro?

PROBLEMA: O estilo de redação de 1 Pedro é diferente do de 2 Pedro. Também o tom usado na
primeira epístola é diferente do que é empregado na segunda. Como os evangélicos podem
assegurar que foi Pedro quem escreveu essa epístola?

SOLUÇÃO: Primeiro, na carta anterior Pedro teve Silvano como secretário (1 Pe 5:12), mas na
segunda epístola parece ter sido o próprio Pedro quem escreveu. Isso pode explicar a diferença de
uniformidade e de estilo entre as duas cartas.
Segundo, diferenças de estilo e de tom seriam de se esperar em duas cartas escritas com dois
diferentes propósitos, em duas épocas distintas. A carta de 1 Pedro foi escrita para encorajar os
crentes em sofrimento, ao passo que 2 Pedro contém advertências quanto a falsos mestres. Assim,
parte da diferença de estilo e de tom pode ser devida à diferença d ; circunstâncias. Afinal, ninguém
escreveria à sua namorada do mesmo jeito que escreveria uma carta a um deputado federal.
Terceiro, há uma boa evidência interna de que a carta seja de Pedro. O versículo 1 afirma ser
ela escrita pelo apóstolo Pedro, que rememora a ; palavras de Jesus concernentes à sua morte, como
registradas em João 21:18-19 (cf. 2 Pe 1:14). O autor dessa carta foi uma testemunha ocular do que
aconteceu no Monte da Transfiguração, que é registrado e n Mateus 17:1-8 (cf. 1:16-18). Pedro até
mesmo refere-se a esta como sendo sua "segunda carta" (3:1), o que pressupõe uma primeira. Ele
está consciente dos escritos do apóstolo Paulo e o chama de "o nosso amado irmão Paulo" (3:15-
16).
Quarto, não há apenas algumas diferenças entre as epístolas, há também algumas
semelhanças. Ambas põem ênfase em Cristo: 1 Pedro i o seu sofrimento e 2 Pedro na sua glória.
Em ambas as cartas Pedro 1 refere-se a Noé e o dilúvio (1 Pe 3:20; 2 Pe 2:5; 3:5-6).
Quinto, há uma boa evidência externa de que essa carta tenha sido escrita no primeiro
século por alguém como Pedro, que viveu na época dos eventos. O conhecido arqueólogo William
F. Albright datou 2 Pedro de um tempo anterior ao ano 80 a.D. A descoberta do papiro de Bodmer
(P72, ca. 250 a.D.) revela que ela era muito respeitada no Egito num tempo bem primitivo. O livro
foi citado como autêntico por numerosos pais da igreja, inclusive por Orígenes, Eusébio, Jerônimo
e Agostinho.
Finalmente, se não fosse escrita por Pedro, então seria uma mentira bíblica, porque a carta
diz ser escrita por ele. Se não fosse ele o seu autor, ela estaria nos enganando e não poderia ser
confiável no que se propõe a nós dizer (i.e., o seu testemunho de ter sido escrita por uma pessoa
presente na Transfiguração).
Tendo-se em vista, portanto, todos os fatores acima, é forte a evidência de que o apóstolo
Pedro foi o autor dessa epístola, e não outra pessoa. Assim, não temos razão alguma para
desconfiarmos do que ela contém.

2 PEDRO 2:4 - Os anjos caídos estão amarrados ou acham-se livres para tentar os homens?
PROBLEMA: Pedro afirma nessa passagem que Deus, havendo lançado os anjos caídos "no
inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo" (SBTB; cf. Jd 6).
Entretanto, é evidente pelo NT que os demônios vagueiam em liberdade por toda a terra, oprimindo
e até mesmo manifestando-se em pessoas (cf. Mt 12:22; 17:14-17; At 16:16-18; Ap 16:14).

SOLUÇÃO: Há duas explicações básicas para essa aparente contradição. Primeiro, é possível que
Pedro esteja falando do destino oficial e derradeiro dos anjos caídos (dos demônios), não de sua
situação real e atual. Isto é, embora eles já estejam sentenciados por Deus a uma condenação
eterna, ainda não começaram realmente a cumprir a sua pena. Não obstante, eles sabem que o seu
dia está chegando (Mt 8:29; Ap 12:12).
Segundo, essas passagens podem estar falando de duas classes diferentes de anjos caídos,
alguns já em cadeias (2 Pe 2:4) e os demais ainda livres. Alguns crêem que Pedro esteja se referindo
aos "filhos de Deus" (anjos) mencionados em Gênesis 6, que provocaram o casamento com
mulheres um pouco antes do dilúvio, uma vez que logo no versículo seguinte há uma referência a
Noé (v. 5). Nesse caso, isso pode explicar por que esses anjos em particular estão já em cadeias
(para não repetirem o que fizeram), em situação oposta à dos outros demônios que estão em
liberdade.

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